Views
2 years ago

edição de 21 de novembro de 2016

  • Text
  • Marketing
  • Brasil
  • Novembro
  • Jornal
  • Marca
  • Propmark
  • Anos
  • Campanha
  • Mercado
  • Diretor

MErcado Fotos: Alê

MErcado Fotos: Alê Oliveira Exposição reúne no Centro Cultural Fiesp um acervo com mais de 200 peças, que pertencem ao fotógrafo italiano Giacomo Favretto e ao publicitário Evandro Piccino ESPM promove exposição com personagens icônicos da publicidade Mostra é realizada pelo Instituto Cultural ESPM em parceria com o Centro Cultural Fiesp e patrocínio do Bradesco; acervo tem mais de 200 peças bárbara barbosa Assim como nas novelas alguns personagens marcam época, a publicidade também tem seus ícones. A Galinha Azul, que divulgava o caldo de galinha Maggi, por exemplo, era mais que uma propaganda: ela fazia parte da vida do consumidor. Tanto que chegou a ser “clicada” para a revista Playboy e até a dançar no palco do programa do Gugu. Para relembrar este e outros personagens publicitários que fizeram história, no Brasil e no mundo, o Instituto Cultural ESPM, por meio da Lei Rouanet e com patrocínio do Bradesco, promove a exposição Ícones que Marcam, que reúne acervo repleto de figuras marcantes de propriedade do fotógrafo italiano Giacomo Favretto e do publicitário Evandro Piccino. A mostra é realizada em parceria com o Centro Cultural Fiesp, onde fica em cartaz, com entrada gratuita, até o dia 11 de dezembro. Além da exposição, o projeto inclui o livro Ícones que Marcam, que teve sua produção e impressão realizada pela Referência Gráfica, que também é responsável pelo PROPMARK. Na obra, estão reunidas fotos dos ícones expostos na Fiesp, “ainda tem muita coisa para ser mostrada nessa área, sobre quem criou, quando criou, com mais referência” 18 21 de novembro de 2016 - jornal propmark

de autoria de Favretto e textos de Piccino. “A literatura sobre esse tema é muito escassa, no Brasil e no mundo. Há poucos textos acadêmicos sobre o tema, que ainda é pouco estudado. Ainda tem muita coisa para ser mostrada nessa área, sobre quem criou, quando criou, com mais referência. No livro, a gente tenta justamente classificar e levantar histórias sobre esses ícones”, comenta Piccino. O projeto contempla ainda versões digitais da exposição e do livro. Segundo Geraldo Allonso Filho, diretor do Instituto Cultural ESPM, Ícones que Marcam é resultado de dois anos de um trabalho “insano”. “Tudo isso é história”, fala. acErvo Mais de 200 peças compõem o acervo da exposição. Os ícones, em sua maioria, são da coleção de Favretto, que comenta ter adquirido alguns com bastante esforço – o Tucano da Varig que está exposto, por exemplo, veio do Japão. Quem visitar a mostra encontrará três seções: ícones atuais, com personagens que ainda hoje fazem parte do dia a dia do público; ícones clássicos, que atravessaram gerações; e ícones internacionais, representados por personagens que nunca chegaram a circular no Brasil, mas, em função de sua importância, acabaram tornando-se conhecidos. O acervo foi aberto para visitação na última semana, com um coquetel para o mercado. Entre os convidados, Armando Ferrentini, diretor- -presidente da Editora Referência; José Roberto Whitaker Penteado, atual presidente da ESPM; Dalton Pastore, que assume a presidência da ESPM em 2017; Ênio Vergeiro, presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda); Décio Clemente, que faz parte do conselho da ESPM; José Francisco Queiroz, vice-presidente de marketing e comunicação da ESPM; o publicitário Oscar Colucci; o diretor de arte Fefeu; Renata Brasil, superintendente de marketing do Bradesco; Geraldo Alonso Filho, diretor do Instituto Cultural ESPM; Emmanuel Publio Dias, VP corporativo da ESPM; Antonio Rosa Neto, superintendente comercial da RedeTV!; e Edney Narchi, VP executivo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Evandro Piccino, Geraldo Alonso, Giacomo Favretto e Nelson Gomes durante a abertura da exposição Personagens que são ícones do Bradesco, patrocinador oficial da exposição Mostra reúne seções com ícones clássicos, como a Galinha Azul, da Maggi jornal propmark - 21 de novembro de 2016 19

edições anteriores

© Copyright 2000-2019 propmark o jornal do mercado da comunicação. Todos os direitos reservados.