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edição de 21 de novembro de 2016

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Consumo 81% dos

Consumo 81% dos brasileiros estão otimistas sobre a situação econômica em 2017 Pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação de Lojistas também mostra que 53% pretendem usar o 13º para compras de Natal Cristiane Marsola Os brasileiros estão esperando melhora quanto à própria situação financeira para o próximo ano. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 81% estão otimistas com relação às finanças para 2017 por acreditarem, principalmente, que a economia do país vai melhorar. O índice é 18 pontos percentuais acima do ano passado, quando os otimistas eram 63%. Entre os mais otimistas estão as mulheres (85% delas, frente 78% deles), os mais jovens (86% dos entrevistados entre 18 e 34, frente 76% dos maiores de 50 anos) e das classes mais baixas (83% da C/D/E, ante 75% da A/B). Os 17% de pessimistas se dividem entre os que têm a sensação que as coisas na economia vão piorar mais (8%), têm receio de não conseguir manter o padrão de vida atual (4%), têm medo de não conseguir quitar as dívidas (3%) e têm medo de perder o emprego (2%). No ano passado, 36% estavam pessimistas quanto às expectativas para 2016. A situação financeira atual em comparação a 2015, segundo o estudo, divide as opiniões: 36% acreditam que a situação piorou; 34% acham que a situação melhorou e 29% dizem que não viram mudança. Csondy/iStock EntrE os mais otimistas Estão as mulhErEs (85%), os mais jovEns (86% dos EntrEvistados EntrE 18 E 34) E das classEs mais baixas (83% da c/d/E) memorações e 3% tudo em compras. 20% ainda não decidiram como gastar o dinheiro. 27% não vão usar nada do 13º para este fim. Daqueles que não vão usar tudo com o fim do ano, a prioridade é economizar/poupar/investir, para 27%. Em 2015, eram 31%. Quitar dívida para organizar a vida financeira será o destino do dinheiro extra para 26% dos entrevistados. No ano passado, o índice foi de 24%. Para aumentar a renda no fim do ano, 41% pretendem fazer algum bico. O objetivo é incrementar a renda para comprar mais ou melhores Mais da metade dos brasileiros vão usar parte ou todo o 13º para fazer compras de Natal, incluindo presentes e comemorações Compras A pesquisa também mostrou que 53% dos entrevistados que recebem 13º salário pretendem usá-lo para compras de Natal, sendo que 42% vão gastar apenas parte do valor com as festas, 8% vão usar tudo em presentes e copresentes. No ano passado, este índice era de 38%. A pesquisa foi realizada em 27 capitais brasileiras com maiores de 18 anos, de ambos os sexos e todas classes sociais. A amostra foi de 1.632 para identificar o percentual de pessoas que pretendem ir às compras no Natal. 600 casos foram usados para verificar o comportamento do consumo. As entrevistas foram realizadas via web, entre 3 e 6 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de, no máximo, 2,4 e 4 pontos percentuais, respectivamente. A margem de confiança é de 95%. 50 21 de novembro de 2016 - jornal propmark

agêncIas Isobar amplia área de inteligência para aprofundar leitura dos dados Empresa criou o núcleo de Data Insights, ligado à vice-presidência de Connections Strategy, e contratou Danilo Futema para liderar a equipe KELLY DORES Você já parou para pensar que um simples comentário seu no Facebook representa um dado que pode ser utilizado em uma campanha publicitária? “Hoje tudo é dado. Quando você faz um comentário no Facebook, olha no celular ou assiste à TV a cabo. E essas informações mudam todos os dias. Na verdade, são pedaços de vida das pessoas à espera de serem interpretados. O problema é que esses dados, muitas vezes, são desperdiçados. Vamos pegar tudo isso e transformar em inteligência”, diz Aloisio Pinto, vice-presidente de Connections Strategy da Isobar Brasil, agência digital da Dentsu Aegis Network. A declaração do executivo exemplifica parte do trabalho do novo núcleo de inteligência da agência, o Data Insights, que está ligado à área de Connections Strategy. Segundo Pinto, obviamente que a agência – considerada uma das mais inovadoras do mercado brasileiro – já realizava esse trabalho de curadoria de informações, mas agora essa tarefa será ampliada. Nesta empreitada de transformar dados em insights para os clientes, todas as fontes de informação serão investigadas. “Desde os dados de uma DMP, o movimento de navegação do consumidor, seu comportamento em um site de compra, seus sites de interesse, enfim fontes básicas que serão reunidas e analisadas para chegarmos a uma proposta, a uma conclusão. São dados muito dinâmicos, que estão todos os dias na internet”, afirma o VP. Outro desafio foi encontrar um profissional à altura para comandar o novo núcleo. Ele precisaria ter um perfil matemático e ao mesmo tempo humanista, como explica Aloisio Pinto. “Geralmente, esses profissionais são mais matemáticos, isso é importante, mas além dessa paixão por números, investigar dados, ele precisava ter um olhar para os dados com uma visão mais humanista para interpretar, por exemplo, quais comportamentos que esses dados estão refletindo, para onde as pessoas estão caminhando. Encontrar uma pessoa que reunia essas duas visões foi uma tarefa difícil, pois, em geral, um profissional com visão mais humanista odeia números. Estamos muito felizes em ter encontrado o Danilo Futema”. Danilo Futema assume como diretor de Data Insights da Isobar Brasil com o desafio de construir uma visão mais prática de como interpretar dados para se chegar à big idea. Futema já passou por agências como a CuboCC e a J. Walter Thompson. Danilo Futema é o novo diretor de Data Insights da Isobar: desafio é construir uma visão mais prática de como interpretar dados para se chegar à big idea THE WORLD BRANDING PLACE Divulgação jornal propmark - 21 de novembro de 2016 51

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