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edição de 22 de abril de 2019

prêmios Divulgação

prêmios Divulgação “Animação é uma arte que transcende a questão técnica” Com formação em design, o brasileiro Ralph Karam, sócio do estúdio de animação Le Cube, com escritórios em Buenos Aires e São Paulo, integra o júri de Animation do D&AD 2019. O festival será realizado em Londres, entre 21 e 23 de maio. Com negócios em um mercado caracterizado por muita sofisticação tecnológica e refinamento artístico, Ralph tem maior afinidade com a técnica 2D e com a escola francesa de animação. Por e-mail, ele compartilhou impressões e opiniões sobre o trabalho dentro de um segmento marcado por narrativas totalmente estruturadas na habilidade técnica de criar e movimentar imagens. Leia abaixo os principais trechos da entrevista. Ralph Karam, um dos representantes do Brasil no júri do D&AD 2019 marcelo queiroz Especial para o PROPMARK HARD WORK Para acompanhar a sofisticação tecnológica e o refinamento artístico dos trabalhos de animação, o dia a dia é marcado por hard work, por uma busca permanente de referências, uma busca implacável pelo novo e, sem dúvida, pelo bom gosto. 2D X 3D Nunca gostei de definir os projetos por técnica. A verdade é que usamos bastante 3D como suporte para o 2D e vice versa. Acho que o potencial de ambos é o mesmo e serve mais para contar sentimentos sobre uma história do que uma história em si. Tenho afinidade com o processo 2D, que tende a ser menos burocrático do que em 3D. Eu gosto de testar enquanto faço, não sou dos diretores da escola Kubrick, que planejam cada frame com antecedência. Acho que é durante a execução que encontro os melhores insights. Como o 2D é mais flexível, com maiores possibilidades de alterações durante o processo, acabei indo um pouco mais por esse lado. Também tem o meu gosto pessoal. Nunca fui muito atraído pelo 3D como estética. Geralmente acho um pouco frio, principalmente quando tende ao realismo. Sempre gostei de animações mais elegantes, como as das escolas francesas, ou mais edge, como a animação japonesa. De alguma maneira, acho que o 3D, como linguagem, tem mais fácil assimilação pelo público provavelmente por mérito ou culpa (risos) dos filmes da Pixar. Acho importante entender que animação não é um gênero em si e transcende a técnica. TRABALHOS INTERNACIONAIS Isle of Dogs é um bom exemplo do que acho sobre animação não ser um gênero em si e transcender a técnica. É visualmente impecável e extremamente craft. Só deu azar de concorrer no mesmo Oscar que o Spider- -verse, um filme realmente sólido do começo ao fim, perfeita combinação de técnica e estética. Gostaria de citar trabalhos de publicidade, mas confesso que não consegui me lembrar de nada que tenha “blow my mind” este ano. Vi varias peças bem executadas, mas nenhuma realmente memorável. MELHORES MERCADOS Londres ainda é considerada meca para animação comercial, talvez com um pouco menos de “A FONTE DE ONDE TODOS OS SEGMENTOS DO MERCADO BEBEM É A DAS ARTES GRÁFICAS” força do que antes, mas ainda assim é o lar da Passion Pictures, Nexus e Golden Wolf, entre tantos outros, mas eu sempre bebi mais de fontes um pouco diferentes. Para mim o epicentro da animação é a França, especialmente por uma escola chamada Gobelins. Todos os anos trago alguns estagiários de lá. Também não posso deixar de falar de Buenos Aires. Sinto que nossos hermanos estão a alguns anos luz de nós na cena de animação e motion graphics, apesar de talento no Brasil não faltar. CINEMA X PUBLICIDADE Eu acho que as indústrias de cinema e de publicidade funcionam de forma bem diferente, tanto em perfis de artistas quanto em demandas. Além do que, falando especificamente de potência técnica, eu sinto que demora anos até o que se faz na indústria cinematográfica chegar à animação comercial publicitária. Eu acho que, no final, a fonte de onde todos os segmentos do mercado bebem é a das artes gráficas, para trabalhos animados ou não. FERRAMENTA DIGITAL Plataformas digitais como ferramentas para nós são incríveis. Hoje trabalhamos com freelancers do mundo todo graças a isso. Plataformas digitais como mídia para animação eu acho um pouco menos legal. Eu sinto que ainda existe um mindset no mercado de que mídias digitais são mais baratas, e outro de que animação é mais barato que live-action. Muitos clientes e agências associam essas duas coisas. Por um lado é bom termos mais espaço e produção, mas por outro colocar animação como uma opção barata de live-action acaba impedindo o desenvolvimento do mercado. PROBLEMAS Acho que o principal problema é quando recebemos briefings que eram feitos para serem filmados, mas por budget decidem fazer em animação. Se a agência nos dá espaço para mudar tudo, fica legal, mas se não, geralmente o resultado fica pobre. 48 22 de abril de 2019 - jornal propmark

PRÊMIOS SBT revela finalistas da 4ª edição de O Melhor Comercial Regional 2019 Vencedores serão premiados com viagem para o Festival de Cannes; cincos filmes concorrem 4ª edição do prêmio O Melhor Comercial Regional do Brasil, promovido pelo A SBT, já tem seus filmes finalistas. Ao todo, cinco comerciais – um de cada região do país – foram selecionados pela comissão interna, composta por jornalistas e executivos da área de marketing e comercial da emissora, e passaram pela votação dos jurados, escolhidos entre os profissionais do mercado publicitário. Todas as criações que estão concorrendo ao prêmio foram veiculadas nos intervalos das emissoras participantes da rede de 114 filiadas e afiliadas do SBT, em 2018. Já a votação final será realizada em um almoço no fim deste mês, em São Paulo, e reunirá os publicitários que compõem o júri, executivos da emissora e jornalistas. Na ocasião, também será conhecido o vencedor da versão nacional do prêmio. A agência e anunciante das duas categorias (nacional e regional) serão premiadas com uma viagem para o Festival de Criatividade de Cannes, que será realizado em junho. A Acesso Comunicação criou o filme Bailarina, para a Unimed Fortaleza. A Artplan assina Coração pede socorro, para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Já a Propeg desenvolveu Maio Amarelo, para a CET Rio de Janeiro. A SPR Comunicação concorre com O Sesc tem muitos jeitos para você ser feliz, para o Sesc RS; e a Phocus Propaganda tenta garantir a ida a Cannes com Itacaiunas, para a Vale. Todos os vídeos podem ser conferidos no site do PROPMARK. As duas últimas edições de O Melhor Comercial Regional do Brasil reconheceram criações da agência cearense Delantero. No ano passado, o filme vencedor foi Não vai ter frango, para o Fortaleza Sport Clube. Já em 2017, o comercial Matrícula, para o Colégio Master (Região Nordeste), levou o prêmio. Logomarca da premiação do SBT Divulgação Estadão entrega trofeús aos vencedores do 5º Desafio Cannes Em concurso paralelo, WMcCann e AlmapBBDO dividiram o primeiro lugar com brasões e escudos que representam as agências MARINA OLIVEIRA Estadão promoveu na última semana um almoço O para a entrega dos troféus às agências vencedoras do 5º Desafio Estadão Cannes. Os profissionais garantiram passagem, hospedagem e passaporte ao festival. Na ocasião, também foram anunciados os ganhadores do concurso paralelo de escudos realizado pelo jornal. As peças da WMcCann e da AlmapBBDO dividiram o primeiro lugar, em um empate técnico. A Artplan garantiu a segunda colocação. Na categoria Branded Content o case vencedor foi Manifesto da cachaça, da Evento reuniu profissionais das agências vencedoras do 5º Prêmio Desafio Estadão Diageo; a Skol, com projeto da F/Nazca Saatchi & Saatchi, ganhou na área de Criação com Marcas aliadas LGBTQ+; Alê Oliveira em Vídeo, que teve patrocínio da plataforma Teads, o trabalho eleito pelo júri foi Whooper em branco, da David para o Burger King; o Brief Criativo, cujo tema foi Conscientização sobre a aceitação de refugiados, teve como vencedora a Almap- BBDO com o case Charges para o futuro; já na categoria Mídia do Ano, Francisco Custódio, diretor-geral de mídia da Africa, foi o laureado. “Nós queremos estimular o mercado para que cada vez mais as agências participem, mostrem a sua enorme criatividade. Mais uma vez esperamos que o Brasil seja reconhecido como uma grande potência criativa”, disse Paulo Pessoa, diretor-executivo comercial do Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil. jornal propmark - 22 de abril de 2019 49

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