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edição de 22 de janeiro de 2018

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marcas DPZ&T explora a liberdade para apresentar o Kaiak Aero da Natura Agência conduziu pesquisa junto aos consumidores que resultou no conceito da campanha, que mistura cenas do mar ao vento forte mar e o vento forte são os O ingredientes da campanha de lançamento de Kaiak Aero, da Natura. Com acordes tônicos, simbolizados na força do vento, essa é a primeira vez que a fragrância é comunicada dentro do novo posicionamento da Natura no segmento. O filme começou a ser veiculado semana passada. Criado pela DPZ&T, o conceito da ação surgiu a partir de uma pesquisa conduzida pela agência, na qual os entrevistados indicaram que o vento arrepia, porque faz com que as pessoas se sintam vivas. Seguindo o atributo de liberdade da marca, a Natura foi até os Lençóis Maranhenses e inspirou no kitesurf, esporte que só ocorre no encontro do vento forte com a água. “Com a campanha de lançamento de Kaiak Aero, damos continuidade à construção da Heineken quer incentivar jovens a descobrirem segredos da cidade Publicis assina criação de The Canvas, que faz parte da plataforma global Cities, que vai transformar espaço centenário de São Paulo Heineken apresenta The Canvas, filme que tem o objetivo A de inspirar os consumidores a explorarem os segredos de suas cidades e será veiculado na TV aberta, a cabo e nas plataformas digitais da marca. Criado pela Publicis, o comercial apresenta três amigos que, a partir da descoberta de um imã superpotente, transformam uma velha garagem abandonada em um bar, o que acaba por ressignificar a rua toda, transformando-a em uma nova atração da cidade. “O filme é um convite a desvendar todo o potencial da cidade, olhando com criatividade para cada canto dela. A Heineken inspira seus consumidores a vi- Cena da campanha de Kaiak Aero, que remete ao conceito de liberdade, trazida pelo mar e pelo vento Casa de Perfumaria do Brasil, explorando, como nas campanhas anteriores, a exuberância da nossa natureza e da nossa cultura, mostrando o Brasil que arrepia. E nada mais ‘Brasil que arrepia’ do que o remix de uma venciar a cidade gerando grandes mudanças por meio de pequenos atos, sempre respeitando sua história e cultura”, comenta Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken. canção do Dorival Caymmi - O Vento. A alquimia entre os elementos clássicos e modernos da música é a perfeita analogia ao que a Natura faz em sua perfumaria. Mais uma vez, uma honra homenagear um gigante Divulgação Três amigos transformam uma velha garagem em um bar, no filmes The Canvas Divulgação da nossa música na comunicação da marca”, comenta Denise Gallo, diretora de criação da DPZ&T. A campanha contará ainda com conteúdo digital, mobiliário urbano e spots de rádio. No Brasil, como parte da plataforma global Cities, a Heineken transformará um espaço centenário de São Paulo, abrindo-o ao público pela primeira vez com uma festa que será realizada ao longo de quatro fins de semana, a partir de fevereiro. Além disso, uma campanha de mídia exterior em grandes capitais quer reforçar a mensagem da campanha. 38 22 de janeiro de 2018 - jornal propmark

eyond the line Kasto80/iStock Eventos 2018 Ficar mergulhado nos negócios do dia a dia pode ter um efeito colateral perverso Alexis Thuller Pagliarini ão tenho tempo para eventos!”. É “No que ouvimos de muitos publicitários, quando perguntamos sobre sua participação em eventos. De fato, com o enxugamento de estrutura promovido horizontalmente no nosso mercado, está todo mundo muito atarefado. Mas será que os eventos são uma perda de tempo ou menos importantes que demais atividades ou ainda dispensáveis? Na minha opinião, os bons eventos são oportunidades insubstituíveis de se vivenciar nossa atividade. De absorver conteúdo, de trocar ideias com pares, de aumentar networking, de conhecer novas tendências ou ferramentas... Alguém poderá dizer que consegue tudo isso, sem necessariamente estar lá, ao vivo. Afinal, o que não falta hoje é acesso a conteúdo, mesmo aquele gerado nos eventos. É verdade. Mas você consegue ter foco para acessar e absorver esse conteúdo online? Duvido! O bom dos eventos é que, estando lá, a gente se obriga a focar nas apresentações. O distanciamento do dia a dia corrido, apesar da sensação de estar ausente do trabalho, é superproveitoso. É nessas ocasiões que pintam os insights, que se fazem benchmarks e se ampliam os horizontes. Ficar mergulhado nos negócios do dia a dia pode ter um efeito colateral perverso de se distanciar das tendências, da inovação... É claro que há eventos e eventos. É necessária uma criteriosa seleção antes de se optar pelos eventos que pretendemos participar. Mas o que não dá é ficar ausente. Não vale aquele “Tenho mais o que fazer...”. Trago esse tema para este artigo porque estou exatamente no meio da seleção de eventos de 2018 para confeccionar o Datas & Eventos 2018, calendário que a Fenapro prepara anualmente, apresentando os principais eventos do ano para quem atua no setor de marketing e comunicação. No campo internacional, temos o Cannes Lions renovado. Independentemente da sua renovação, diminuindo dois dias de festival, o evento francês é o principal do nosso setor. É lá que vemos mais de 90 países exporem seus melhores trabalhos publicitários, além de um conteúdo que abrange os temas mais importantes do mundo da criatividade. Os mais críticos preferem eventos mais disruptivos ou aqueles com uma pegada mais tecnológica. Nada contra. Acho que os publicitários devem, mesmo, beber em outras fontes. É inegável o avanço tecnológico no campo da comunicação e do marketing e devemos todos ficar up to date sobre. Mas o sessentão Cannes Lions cumpre também esse papel de apresentar a inovação. Não à toa, vem crescendo ano a ano sua dedicação a mostras paralelas de trabalhos e conteúdo de Innovation e Entertainment, por exemplo. Bem, correndo em paralelo está o SXSW, que caiu no gosto dos brasileiros, que já são em maior número do que aqueles que foram a Cannes no ano passado. A variedade de temas do evento em Austin é atraente, mas confusa. O grande risco de quem participa do evento é se perder no meio de uma programação que vai desde shows em cada esquina até mostras de pôster, passando por feira, congresso e premiações de todo o tipo. É um evento mais barato do que Cannes, tanto na inscrição como nos demais custos de deslocamento e hospedagem, mas não acho que seja um substituto natural. O ideal é estar nos dois. Este ano, estarei presente em um evento menos conhecido, mas de um conteúdo riquíssimo no campo da criatividade: o Adobe Max, que ocorre nos EUA. Fora estes, mais famosos, há outra opções interessantes aqui por perto, como o El Ojo, por exemplo. Já o campo da tecnologia e do universo online, oferece múltiplas possibilidades. Mas há muita coisa boa por aqui mesmo. É só ficarmos atentos aos bons eventos do IAB, da Digitalks e de outras plataformas bastante atuantes no nosso mercado. O que não dá para fazer é desdenhar de todas essas inúmeras oportunidades de atualização e conhecimento, sem falar no networking. O Datas & Eventos, elaborado pela Fenapro, trará um calendário recheado de opções. Planeje-se e participe! Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) alexis@fenapro.org.br jornal propmark - 22 de janeiro de 2018 39

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