ConsuMo Talent Marcel cria projeto para gerar insights sobre consumidor Jovem é o primeiro tema do projeto Mind the Gap, que virou documentário e reúne pesquisas com público e entrevistas com especialistas Suzi Cavalari Para ajudar os clientes a ter uma compreensão melhor do público jovem, grupo aspiracional de toda marca, o planejamento da Talent Marcel apresenta o Mind the Gap, um projeto de investigação e insights que se transformou em um documentário com a participação de 21 especialistas e parceria do canal Multishow. O documentário, segundo Camila Massari, diretora de planejamento da agência, não nasceu de uma demanda específica. “Mas como trabalhamos por times de contas, não temos a oportunidade de reunir o time inteiro. Então, de tempos em tempos, a Talent traz um trabalho coletivo de amplitude maior, para mostrar a atuação do planejamento, com um tema de interesse abrangente”, afirma a executiva. Do ponto de vista mercadológico, os jovens são objeto de estudo e de interesse de diversas empresas, argumento que justificou a escolha acertada do tema. Segundo Camila, o time de dez planejadores envolvidos com o projeto se deparou com uma série de estudos geracionais, com cortes por faixas etárias. “Não era nada disso que queríamos, buscávamos um olhar novo, relevante para ajudar os executivos na hora de fazer as campanhas. Queríamos ajudar na compreensão deste público, investigar e ter um olhar diferente”, afirma. Organizados os grupos de pesquisas qualitativas (com 90 jovens, segmentados por classe social, idade etc.) e quantitativas (a nível nacional com 500 jovens), além de 54 horas de conversação com 21 especialistas, eis que o material estava pronto, comprimido em uma apresentação a ser exibida para o time interno da Talent Marcel e os clientes. José Eustachio, Didi Wagner, Camila Massari e João Livi participaram do evento de lançamento de Mind the Gap “Mas as descobertas foram tão legais que nós acabamos optando por explorar o material”, afirma a executiva. Com isso, foram dois anos de trabalho. O direito de imagem era um dos entraves para viabilizar o documentário. Neste momento é que a parceria com o Multishow foi crucial para a realização do projeto, inclusive com a locução da apresentadora do canal Didi Wagner. A pré-estreia do documentário foi realizada no MIS (Museu da Imagem e Som), em São Paulo, e contou com um debate sobre o tema. A mediadora foi Didi Wagner. O primeiro tema abrigado na plataforma de investigação e insights teve o jovem como foco central, mas já estão no radar da Talent Marcel novos temas e novas abordagens. De acordo com a executiva, outros assuntos virão para dar suporte ao trabalho dos departamentos “buscávamos um olhar novo, relevante para ajudar os executivos na hora de fazer as campanhas. Queríamos ajudar na compreensão deste público” Divulgação da agência. A primeira edição traz um documentário de 28 minutos. O estudo buscou entender a real dimensão das mudanças das gerações ao longo dos tempos, refletida no comportamento dos jovens em relação ao mundo em que vivem. O projeto levantou a existência de quatro verdades contemporâneas. Primeiro, diz-se que os jovens de hoje já nasceram com um chip diferente. Em segundo lugar, o estudo percebeu que eles buscam felicidade a qualquer preço. Outra verificação é que eles têm a vida mais fácil com muitas possibilidades. Além disso, eles não respeitam autoridade. Segundo Camila, a conclusão do projeto é que o jovem é a inovação e acaba sendo bode expiatório das mudanças. “Mas as mudanças são para todos. A tecnologia mudou a vida de pessoas de todas as idades, deu mais possibilidades, mais referências. Não é tarde para ninguém. Em vez de olhar para eles como o que ainda está por vir, sugerimos que passemos a olhar o jovem como retrato do que estamos vivendo agora. E aproveitarmos as oportunidades que esse novo olhar nos oferece”, conta. 32 22 de maio de 2017 - jornal propmark
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