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edição de 22 de outubro de 2018

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mídiA ESPN celebra

mídiA ESPN celebra balanço positivo orientado por NBA, NFL e Premier Liga americana de basquete, de futebol americano e campeonato inglês de futebol contribuíram para canal pago crescer pouco mais de 10% Divulgação Divulgação/ Keith Alisson/Flickr Palomino, Davini e Marcelo Zeni: executivos fazem balanço positivo de ano comercial Canal do grupo Disney tem direitos de transmissão dos jogos da NBA no Brasil Danúbia Paraizo No país do futebol, os esportes americanos são os principais impulsionadores de audiência da ESPN. Detentor dos direitos de transmissão da liga norte americana de basquete (NBA) e da liga norte-americana de futebol americano (NFL), o canal de TV paga registrou a maior audiência da história da NBA no Brasil nesta temporada, mesmo com menor quantidade de jogos. A NFL segue o mesmo ritmo. O torneio tem audiência 51% superior na temporada atual em relação ao ano anterior. Após encerrar seu ano comercial em setembro com crescimento de pouco mais de 10%, a ESPN reuniu o mercado publicitário na semana passada, em São Paulo, para apresentar suas propriedades e projetos para o ano que vem. No ESPN Experience, os convidados puderam visitar estações de experiências que representam as maiores apostas do canal para 2019. E engana-se quem imagina que apenas o futebol recebeu os holofotes. De fato, o campeonato inglês gerou impacto relevante para o canal. A Premier League re- gistrou crescimento de 48% no comparativo da atual temporada com o ano passado, considerando o público-alvo dos canais esportivos na TV paga, segundo o Kantar Ibope Media. Mas 2018 foi um ano atípico para o segmento de esporte, com a Copa do Mundo na Rússia. O canal, que não obteve os direitos para as transmissões dos jogos, precisou recalcular a rota, com projetos de conteúdo focados nas análises e debates do pós-jogo. “A nossa meta comercial foi cumprida com louvor. Nós pudemos desenvolver produtos de conteúdo paralelos à Copa, que falassem sobre a temática e pudessem significar uma entrega importante para os anunciantes. Tivemos, por exemplo, o documentário Campo de Batalha, que foi exibido em quatro episódios, contando o contexto das Copas do Mundo e da Guerra Fria. O projeto foi muito bem aceito”, destaca João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção da ESPN. ForçA do BASquEtE Detentora dos direitos da NBA no Brasil há mais de 20 anos, a ESPN concentra patrocínios consistentes para o “O basquete naciOnal ficOu durante muitO tempO fOra dOs nOssOs canais, e a vOlta agOra celebra a espn cOmO a grande casa da mOdalidade” esporte. Motorola, Bradesco, Budweiser e TIM são algumas das marcas que estão não apenas com a NBA, mas também na NFL. Já Ipiranga, Ford e Heineken patrocinam a Premier League. Agora, a expectativa é transmitir a mesma popularidade e desempenho para o basquete nacional, com o retorno das transmissões do Novo Basquete Brasil (NBB), desde a semana passada. “O basquete nacional ficou durante muito tempo fora dos nossos canais, e a volta agora celebra a ESPN como a grande casa da modalidade. Há uma associação direta das marcas NBA e ESPN no Brasil. E a gente sabe que pode intensificar ainda mais essa associação”, ressalta Palomino. “Agora na NBB, a gente entra como um dos sócios da competição. Trabalharemos em parceria com o torneio. A gente tem certeza que vai conseguir impulsionar a NBB. A Caixa, que é dona da propriedade, nos procurou e tem muita expectativa de que, da mesma maneira que a gente fez com NBA e NFL, também ajude a NBB a crescer”, finaliza Rafael Davini, vice-presidente de ad sales da empresa do grupo Disney. 46 22 de outubro de 2018 - jornal propmark

mídia Webedia lança marca exclusiva para oferecer produção de conteúdo Grupo apresentou ao mercado a Fluent, cuja identidade foi criada pela Geometry; branded content já representa 30% do faturamento deles Divulgação KELLY DORES Webedia lançou a Fluent, marca que A vai funcionar como uma produtora exclusiva dentro do grupo de mídia. A aposta em branded content é alta. Apesar de não ser o principal negócio da Webedia, que é dona de sites como TudoGostoso, Adoro- Cinema e IGN, a área de produção de conteúdo, antes parte da Webedia Brand Publishing (que deixa de existir para dar lugar à Fluent), é uma das que mais crescem em receitas para o grupo e já representa 30% do faturamento da Webedia no Brasil. “O objetivo dessa nova marca é deixar claro para o mercado o que podemos fazer para eles em produção de conteúdo. A gente desenvolve todo conteúdo para a marca, sempre com o olhar para resultado também. A gente consegue prever e até prometer para o cliente um resultado x”, disse Luther Peczan, vice-presidente da Webedia no Brasil. A Webedia já atende marcas como Leroy Merlin e L’Oréal, para qual produz uma média de 1.500 conteúdos por mês. De acordo com o executivo, a intenção é trazer clareza para o mercado. “Antes precisávamos de vários slides para mostrar que também fazíamos conteúdo para as marcas. A Webedia continua como marca mãe. O nome Webedia Brand Publishing causava certa confusão. Queremos simplificar”. Peczan destaca que trabalha com todo tipo de entidade que quer produzir conteúdo. “Poucas pessoas sabem, mas fomos nós, por exemplo, que construímos o canal Luana sem Freio, o canal da Luana Piovani. Em poucos meses, conseguimos que ela se tornasse a celebridade mais falada no Brasil, apesar de ela não estar em nenhuma novela, produção muito importante”. A identidade visual da Fluent foi criada pela Geometry, do Grupo WPP. A aposta é em uma imagem moderna. A empresa já nasce com uma estrutura de 250 profissionais - a Webedia tem, no total, cerca de 500 funcionários no país - e portfólio de 28 clientes, entre eles, Uber, Aché, P&G e J&J. Leticia Arslanian, da Geometry; Luther Peczan, VP da Webedia; Thais Pinheiro, da Fluent; e Ricardo Leme, da Geometry jornal propmark - 22 de outubro de 2018 47

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