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Edição de 23 de dezembro de 2019

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marcas Espírito natalino atinge marketing e empresas rivais trocam elogios Itaú fez thread no Twitter e celebrou comunicação do Bradesco. Coca-Cola da Espanha desejou Feliz Natal em outdoor e citou a Pepsi leonardo araujo fim do ano chegou e com O ele o que muitos chamam de espírito natalino invade o coração das pessoas. É nesta época que muitos esquecem as diferenças e celebram a união. As marcas resolveram fazer o mesmo. No Brasil, o Itaú, que já havia emocionado o público com sua campanha de fim de ano assinada pela Africa, resolveu elogiar o rival Bradesco no Twitter. Em ação feita em parceria com a agência Mutato, a marca fez uma thread na rede social elogiando campanhas de fim de ano das marcas e incluiu o concorrente. Além da campanha criada pela Publicis Brasil, o banco também enalteceu a comunicação de outras empresas, como Coca-Cola, O Boticário, Bauducco e Sadia. “Assim que lançamos nossa campanha, percebemos uma conversa nas redes sociais de pessoas que se emocionaram não só com o nosso filme, mas também de outras marcas, e começaram a compará-los como se houvesse uma necessidade de eleger qual emocionou mais”, explica Juliana Cury, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. A executiva explica ainda que há times sempre atentos ao que está acontecendo nas redes sociais. “Resolvemos entrar na conversa mostrando que nesse momento não faz sentido competir: quanto mais histórias inspiradoras que façam as pessoas pararem e refletirem sobre o que é melhor para elas e para o mundo, melhor. Como marca, ficamos muito felizes de ver que outras empresas também estão levantando pontos importantes para a sociedade.” Outras marcas, sugeridas pelo próprio público, também entraram na conversa do Itaú, Campanha do Bradesco, assinada pela Publicis Brasil, foi elogiada pelo Itaú. Tudo fez parte de uma ação feita em parceria com a Mutato que também elogiou campanhas de Coca-Cola, O Boticário, Bauducco e Sadia “nesse momento não faz sentido competir” caso de Mercado Livre e Casas Bahia. Navidad Fora do Brasil também houve amor entre as marcas. A Coca-Cola da Espanha veiculou painéis com felicitações de Natal. Até aí, nada diferente, certo? Sim, à primeira vista, os outdoors eram como qualquer outro. Porém, um olhar mais atento percebia um acróstico (quando as primeiras letras de cada verso formam, em sentido vertical, um ou mais nomes) no texto da peça que escondia o nome da principal rival da marca: a Pepsi. O objetivo da Coca-Cola foi convidar o público a celebrar tudo aquilo que une o ser humano, a valorizar a parte boa dos outros e enaltecer o que há em comum entre os indivíduos. “Embora sejamos todos diferentes, neste Natal, na Coca- -Cola, queremos compartilhar momentos e desfrutar juntos, escolhendo ver o bem das pessoas, porque é mais forte o que nos une do que o que nos separa. E isso vale para todos”, afirmou Esther Morillas, diretora de marketing da Coca-Cola Fotos: Divulgação Iberia, ao periódico espanhol El Publicista. Os painéis, instalados em Madrid, Málaga, Valencia e Bilbao, têm assinatura da agência Pingüino Torreblanca. A postura da marca parece refletir o espírito natalino em sua essência, já que, geralmente, não vemos os líderes de mercado citando os rivais provocadores. É comum que Burger King mencione o McDonald’s, por exemplo, ou que a própria Pepsi cutuque a rival. Neste caso, houve uma inversão de papéis que representa - e muito - o espírito do período natalino. 30 23 de dezembro de 2019 - jornal propmark

MARCAS Ação da AMA propõe mudança para ajudar quem não tem água potável CP+B cria 20 vídeos, de 20 segundos, mostrando que o consumidor do produto da Ambev também pode saciar a sede do próximo primeira campanha de AMA, A marca de água mineral da Ambev que tem 100% do lucro de sua venda destinado a levar água potável para quem não tem, é focada no digital. Criada pela CP+B Brasil, a comunicação mostra que ajudar outra pessoa é tão simples quanto mudar sua marca de água. Os videopílulas, de 20 segundos cada, reforçam que quando alguém compra AMA, ela não sacia apenas a sua sede, mas também a de outras pessoas que vivem sem acesso à água potável. Alexandre Costa, diretor de marketing institucional da cervejaria Ambev, comenta que a ideia é reforçar justamente o aspecto essencial da marca: uma escolha simples de mudar sua marca de água faz diferen- Campanha é focada em tornar o produto mais conhecido pela sua causa: narrativa busca comunicar com simplicidade Lupolinos cantam música de Natal Vídeo e ações digitais foram criados pela WMcCann para Lupo No vídeo, a família canta a clássica canção natalina We Wish You a Merry Christmas Lupolinos, coral de meias ferentes plataformas, como filtro O da Lupo, está de volta para de Natal, stickers, stories personalizados o Natal 2019. Com ações digitais e ações de branded criadas pela WMcCann, a comunicação content com influenciadores. tem um novo clipe Os personagens podem ser e a família Lupolino cantando vistos ainda no Mais Você, da a clássica We Wish You a Merry Rede Globo, e no Programa da Christmas. Maisa, do SBT. Os pontos de venda Além do clipe, a campanha da Lupo também terão Lupo- tem conteúdo exclusivo para di- linos. Fotos: Divulgação ça na vida de muitas pessoas. “Ao longo do ano, AMA ajudou mais de 14 mil pessoas, investindo cerca de R$ 720 mil em projetos para que elas tivessem acesso à água potável. Com a nova campanha, queremos reforçar o impacto social da marca, engajando os consumidores e os convidando a ampliar esses resultados, que são tão positivos”, diz. Renata Wirthmann, diretora de atendimento da agência, explica que a estratégia da campanha é focada em tornar o produto mais conhecido pela sua causa. “Nosso desafio foi construir uma narrativa que comunicasse com simplicidade o significado de comprar AMA”. Sadia disponibiliza receitas na Alexa Projeto foi desenvolvido pela Africa, que atende on e offline da empresa Africa é a responsável pelo novo projeto A da Sadia envolvendo assistente de voz com dicas e receitas exclusivas de Natal para a assistente virtual da Amazon, a Alexa. Estão disponíveis sete receitas da Sadia, desenvolvidas pelos chefs consultores da marca, pelo canal de receitas Tastemade, que podem ser acessadas via comando de voz. Ou seja, não é preciso parar o preparo para consultar a receita. O conteúdo da marca inclui receitas como peru à brasileira e peru recheado caprese, entre outras. “A Sadia é uma marca que tem em seu DNA o pioneirismo e não poderíamos deixar de entregar aos nossos consu- Ação foi intitulada de SadI.A e traz receitas de chefs midores soluções inovadoras e práticas, que facilitam o preparo de pratos saborosos como, por exemplo, o peru de Natal”, destaca Cecilia Alexandre, gerente-executiva de marketing de Sadia. A Africa criou o conceito Quanto mais você sabe sobre o Natal, melhor a Sadia fica. jornal propmark - 23 de dezembro de 2019 31

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