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Edição de 23 de dezembro de 2019

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última página Stem.T4L/Unsplash O futuro ao homem pertence Neusa Spaulucci Humanização é a palavra de ordem a partir de agora. E isso não significa deixar a tecnologia de lado. Muito pelo contrário. É sangue nos olhos! Mas o ser humano virá em primeiro lugar. O Banco Itaú acaba de mostrar isso, assim como o seu concorrente Bradesco. A ideia é não privilegiar apenas a emoção desta época do ano. É pra valer. Vamos ter, sim, robôs e outras máquinas que facilitem a vida e tragam soluções, mas no centro de tudo estaremos nós. O filme do Itaú dá o tom e faz refletir sobre o futuro. Segundo Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, o insight do filme veio do encerramento de um evento interno do banco, para todos os líderes da companhia, cujo tema expunha um contraponto sobre o cenário tecnológico: “O futuro será feito das pessoas e não de máquinas”. Já Brilhe do seu jeito, com os vagalumes do Bradesco, foi um tapa na cara da grande maioria. A emoção – que nada tem a ver com show de Roberto Carlos – reinou e certamente fez muita gente pensar. Pesquisa recente da Delloite, batizada Global Marketing Trends 2020, aponta que o fator humano será responsável por influenciar diversos aspectos do marketing. “o fator humano será responsável por influenciar diversos aspectos do marketing” “Deixar seu propósito claro para os consumidores, utilizar a experiência do usuário para influenciar os processos, usar a tecnologia para acompanhar as mudanças rápidas do mercado, utilizar metodologias ágeis e conquistar a confiança dos consumidores são tendências que precisam estar nas metas dos gestores”, afirma. Para ele, o consumidor final é o coração de todas as respostas que os líderes se fazem diariamente. Segundo ele, a empresa precisa ser clara, objetiva e de forma que toque o coração dos seus clientes. Uma das seis tendências que ele enumera é humanizar/entregar a experiência humana. Ele afirma que o consumidor está cada vez mais exigente, porém muitas tecnologias inibem as interações humanas, construindo, assim, comportamentos isolados e automatizados. Com isso, a experiência humana em relação às marcas se torna mais ausente, gerando uma deficiência de conexão de longo prazo entre marca e cliente. “Então, posso afirmar que a tecnologia deixará as marcas ativas e em visibilidade, porém, depender apenas dela pode afetar a fidelização dos clientes. Vale ficar atento a esta questão. Uma dica é líderes e gestores investirem na empatia para a humanização da marca e conexão com seus consumidores”. Na opinião do especialista em branding D.J. Castro, CEO da Nexia Branding, que vem analisando e mapeando há sete anos as tendências de mercado, para 2020, as marcas precisarão alinhar diversas tendências e, principalmente, analisar quais serão viáveis ao seu setor. Viu só!? Vai dar a lógica! A tecnologia é o máximo, sem esquecer, porém, o ser que existe em cada consumidor, mesmo que o target seja o público jovem, mais ligadão e conectado. O olho no olho é fundamental e sempre será, em qualquer tempo, a menos que o homem deixe de ser humano. 46 23 de dezembro de 2019 - jornal propmark

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