consumo Abril investe em marketplace com GoBox e planeja lançar e-commerce Ideia é atrair clubes de compras com as expertises editorial, logística e Big Data do grupo, para vender produtos pelo sistema de assinaturas Paulo Macedo Dois meses após assumir a presidência executiva do Grupo Abril, Walter Longo apresenta o primeiro projeto da sua gestão. Trata-se da plataforma de marketplace GoBox, que vai unir clubes de compra que se utilizarão das expertises da organização editorial, como a produção de conteúdos e sua capacidade logística. A ideia, que já vinha sendo articulada pela equipe do diretor de vendas Dimas Mietto, envolve estimular a venda de assinaturas para pelo menos 200 mil consumidores nos próximos três anos. São clubes de vinho, meias, gastronômicos e até da revista Capricho. O investimento é de R$ 20 milhões, principalmente nos canais de mídia da empresa, como Veja, Exame, Claudia e Superinteressante. As vendas terão início em julho. Nesse espaço de tempo, a equipe de marketing, liderada por Tiago Afonso, vai intensificar a divulgação do projeto nas revistas do portfólio da Abril, no site www.gobox.com.br e veículos do trade publicitário. A Abril já está conversando com várias empresas para buscar adesão. Uma delas é o supermercado chic Eataly. O mercado global já tem cerca de 10 mil clubes de 10 23 de maio de 2016 - jornal propmark
Alê Oliveira Protasov NA/Shutterstock À esquerda, o diretor de vendas Dimas Mietto, com o presidente-executivo, Walter Longo, e o diretor de marketing, Tiago Afonso Já imaginou um clube de compras de meias? O Socks on the Beat é uma das atrações do ecossistema GoBox, que o Grupo Abril está lançando “AjudAmos o cliente nA curAdoriA dos produtos dA cestA, que precisA ter conveniênciA e surpresA” compras. No Brasil apenas 25, entre os quais o Clube Wine, ligado à empresa de mídia RBS. A Abril também está finalizando parcerias com o Socks on the Beat, de meias masculinas, e o Open Beauty, de beleza. A revista Capricho terá o próprio clube. O título tem cerca de 500 SKUs (unidades de estoque) para marcas como O Boticário e Tilibra, e a sua marca está licenciada para 959 produtos. O Open Beats terá endosso da apresentadora Ticiane Pinheiro “Nosso plano é desenvolver esse mercado no país. O Walmart e a Target já trafegam nesse universo. Ajudamos o cliente na curadoria dos produtos que vão integrar a cesta, que precisa entregar ao cliente conveniência e surpresa. As equipes editoriais vão produzir o storytelling que acompanha cada pacote”, observa Longo. “Vamos ter caixas padronizadas para cada cliente. Depois, elas são acondicionadas em uma embalagem padrão da GoBox. Usamos a infraestrutura da Abril, que já vende assinaturas há mais de 40 anos. Veja tem 780 mil assinantes e, no total, a Abril tem 3,4 milhões de assinantes. O sistema Abril Big Data tem mais de 40 milhões de nomes cadastrados. A logística faz manuseio de 770 milhões de itens por ano, por meio da Total Express. E as embalagens serão impressas no nosso parque gráfico”, acrescenta Mietto. Longo enfatiza que a embalagem da GoBox vai permitir ambientação digital. O sistema Mobile View, lançado na semana passada com a Veja, permite o acesso do conteúdo impresso por smartphones e tablets ao apontar a câmera para a capa. No caso das caixas GoBox, com o mesmo método, o cliente poderá ter acesso ao editorial, vídeos e textos, do kit e até mesmo ter no sistema um set list com músicas sob medida para um jantar romântico com os vinhos que recebeu. “A seleção é um dos pontos- -chaves desse negócio. Ela deve surpreender. O cliente não sabe o que vai chegar naquele mês. Mas ele tem a confiança de que será algo bom. Temos profissionais que vão orientar o processo seletivo em conjunto com os gestores dos clubes. O assinante pode encerrar o compromisso na hora que quiser. Não vendemos descontos como premissa. A ideia é a percepção do consumidor com exclusividade e valor agregado”, detalha Longo. O Mobile View é inspirador para Longo. Ele acredita que os canais impressos não podem enxergar o digital apenas como ponto futuro. E que serão suprimidos pela tecnologia. Em sua opinião, a convergência é o caminho. “O GoBox é o storytelling que ativa o storyselling. No caso das revistas, o digital será complementar. Não acredito em substituição. Nos últimos meses, a Abril cresceu suas vendas nas bancas em aproximadamente 40%. A combinação é atraente para o leitor e para os anunciantes”, observa Longo, que planeja, para os próximos meses, o lançamento de um e-commerce da Abril. O novo canal de vendas terá um carrinho virtual, que vai comercializar os produtos anunciados nas revistas do grupo. jornal propmark - 23 de maio de 2016 11
51 anos com 51 boas ideias 19 Feito
51 anos com 51 boas ideias 21 Gosto
22 Just do it por André Gustavo* 5
51 anos com 51 boas ideias 24 Não
51 anos com 51 boas ideias 26 Não
51 anos com 51 boas ideias 28 Nove
51 anos com 51 boas ideias 30 O mun
51 anos com 51 boas ideias 31 O mun
51 anos com 51 boas ideias 33 Pense
34 Põe na Consul por Carlos Righi*
51 anos com 51 boas ideias 36 Porqu
51 anos com 51 boas ideias 37 Quem
51 anos com 51 boas ideias 39 Se al
51 anos com 51 boas ideias 40 Se é
51 anos com 51 boas ideias 42 Sinal
51 anos com 51 boas ideias 44 Tomou
www.zoegas.com.br 9 pots 13 filmes
51 anos com 51 boas ideias 47 Vale
51 anos com 51 boas ideias 49 Você
51 anos com 51 boas ideias 51 Quem
” Uma boa ideia é aquela que tem
” Aquela coisa simples, pertinent
vel o processo criativo. Porém, as
mos atributos de conhecimento para
Alê Oliveira radar do nosso client
inspiração Filipe Cubero/Divulga
eyond tHe line Filipe Birck Hora de
quem fez Cristiane Marsola cristian
opinião Mudanças precisam acontec
sul online Ana Paula Jung propsul@u
HÁ 51 ANOS, NÃO SE PODIA FALAR O
DeSign Fonte Sarandi se reposiciona
CANNES 2016 Cyber precisa apontar c
CanneS 2016 esse é o momento do en
canneS 2016 Social media trouxe mé
FESTA DO COLUNISTAS É IGUAL MINIST
UFC 198. O MAIOR DA HISTÓRIA DO BR
Divulgação dia Exterior, foram tr
Parece Olimpíadas www.miamiespm.co
marcas Natura investe em Kaiak para
Marcas & Produtos Neusa Spaulucci n
Marcelo Paixão/Divulgação 4Human
PESQUISA INÉDITA, FEITA EM PARCERI
Loading...
Loading...
Loading...
© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.