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edição de 23 de maio de 2016

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consumo Abril investe em

consumo Abril investe em marketplace com GoBox e planeja lançar e-commerce Ideia é atrair clubes de compras com as expertises editorial, logística e Big Data do grupo, para vender produtos pelo sistema de assinaturas Paulo Macedo Dois meses após assumir a presidência executiva do Grupo Abril, Walter Longo apresenta o primeiro projeto da sua gestão. Trata-se da plataforma de marketplace GoBox, que vai unir clubes de compra que se utilizarão das expertises da organização editorial, como a produção de conteúdos e sua capacidade logística. A ideia, que já vinha sendo articulada pela equipe do diretor de vendas Dimas Mietto, envolve estimular a venda de assinaturas para pelo menos 200 mil consumidores nos próximos três anos. São clubes de vinho, meias, gastronômicos e até da revista Capricho. O investimento é de R$ 20 milhões, principalmente nos canais de mídia da empresa, como Veja, Exame, Claudia e Superinteressante. As vendas terão início em julho. Nesse espaço de tempo, a equipe de marketing, liderada por Tiago Afonso, vai intensificar a divulgação do projeto nas revistas do portfólio da Abril, no site www.gobox.com.br e veículos do trade publicitário. A Abril já está conversando com várias empresas para buscar adesão. Uma delas é o supermercado chic Eataly. O mercado global já tem cerca de 10 mil clubes de 10 23 de maio de 2016 - jornal propmark

Alê Oliveira Protasov NA/Shutterstock À esquerda, o diretor de vendas Dimas Mietto, com o presidente-executivo, Walter Longo, e o diretor de marketing, Tiago Afonso Já imaginou um clube de compras de meias? O Socks on the Beat é uma das atrações do ecossistema GoBox, que o Grupo Abril está lançando “AjudAmos o cliente nA curAdoriA dos produtos dA cestA, que precisA ter conveniênciA e surpresA” compras. No Brasil apenas 25, entre os quais o Clube Wine, ligado à empresa de mídia RBS. A Abril também está finalizando parcerias com o Socks on the Beat, de meias masculinas, e o Open Beauty, de beleza. A revista Capricho terá o próprio clube. O título tem cerca de 500 SKUs (unidades de estoque) para marcas como O Boticário e Tilibra, e a sua marca está licenciada para 959 produtos. O Open Beats terá endosso da apresentadora Ticiane Pinheiro “Nosso plano é desenvolver esse mercado no país. O Walmart e a Target já trafegam nesse universo. Ajudamos o cliente na curadoria dos produtos que vão integrar a cesta, que precisa entregar ao cliente conveniência e surpresa. As equipes editoriais vão produzir o storytelling que acompanha cada pacote”, observa Longo. “Vamos ter caixas padronizadas para cada cliente. Depois, elas são acondicionadas em uma embalagem padrão da GoBox. Usamos a infraestrutura da Abril, que já vende assinaturas há mais de 40 anos. Veja tem 780 mil assinantes e, no total, a Abril tem 3,4 milhões de assinantes. O sistema Abril Big Data tem mais de 40 milhões de nomes cadastrados. A logística faz manuseio de 770 milhões de itens por ano, por meio da Total Express. E as embalagens serão impressas no nosso parque gráfico”, acrescenta Mietto. Longo enfatiza que a embalagem da GoBox vai permitir ambientação digital. O sistema Mobile View, lançado na semana passada com a Veja, permite o acesso do conteúdo impresso por smartphones e tablets ao apontar a câmera para a capa. No caso das caixas GoBox, com o mesmo método, o cliente poderá ter acesso ao editorial, vídeos e textos, do kit e até mesmo ter no sistema um set list com músicas sob medida para um jantar romântico com os vinhos que recebeu. “A seleção é um dos pontos- -chaves desse negócio. Ela deve surpreender. O cliente não sabe o que vai chegar naquele mês. Mas ele tem a confiança de que será algo bom. Temos profissionais que vão orientar o processo seletivo em conjunto com os gestores dos clubes. O assinante pode encerrar o compromisso na hora que quiser. Não vendemos descontos como premissa. A ideia é a percepção do consumidor com exclusividade e valor agregado”, detalha Longo. O Mobile View é inspirador para Longo. Ele acredita que os canais impressos não podem enxergar o digital apenas como ponto futuro. E que serão suprimidos pela tecnologia. Em sua opinião, a convergência é o caminho. “O GoBox é o storytelling que ativa o storyselling. No caso das revistas, o digital será complementar. Não acredito em substituição. Nos últimos meses, a Abril cresceu suas vendas nas bancas em aproximadamente 40%. A combinação é atraente para o leitor e para os anunciantes”, observa Longo, que planeja, para os próximos meses, o lançamento de um e-commerce da Abril. O novo canal de vendas terá um carrinho virtual, que vai comercializar os produtos anunciados nas revistas do grupo. jornal propmark - 23 de maio de 2016 11

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