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edição de 23 de setembro de 2019

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opinião Marco

opinião Marco Bianchetti/Unsplash Conteúdo local em escala: como marcas podem se conectar ao consumidor? Grant Munro* Marcas têm compreendido que precisam se conectar com as pessoas em suas comunidades, respeitando seus gostos, valores, interesses e hábitos. Uma abordagem única não funcionará em todos os mercados: o que é bem recebido em São Paulo pode não funcionar no Rio de Janeiro ou em Salvador. Os mercados locais, assim como os indivíduos que os compõem, são únicos, particulares e estão atentos ao marketing genérico. As empresas que operam em vários lugares devem entender cada um deles o suficiente para criar mensagens atraentes e localizadas, a fim de engajar clientes em potencial. “ExistEm fErramEntas para atEndEr às crEscEntEs dEmandas visuais” De acordo com um estudo da Time Inc., 89% dos consumidores acreditam que um conteúdo autêntico ajuda as marcas a se destacarem online, e 57% acreditam que isso as torna mais criativas e interessantes. Para atender a essa expectativa, a customização é a grande sacada. As pessoas respondem mais às marcas que oferecem conteúdo e experiências que satisfaçam suas necessidades individuais. O desafio é fazer isso em escala, de maneira segura, em todos os mercados. Uma das principais preocupações no marketing digital é ter um processo eficiente para dimensionar a produção. Então, como as franquias, empresas locais e marcas podem expandir seu conteúdo de marketing criativo para conversar melhor com os mercados locais? A resposta é: abrace-os. Existem ferramentas para atender às crescentes demandas visuais no ecossistema digital atual e seus múltiplos canais de marketing, de uma maneira que ressoa com os consumidores em suas comunidades. Esses avanços tecnológicos dão a oportunidade de melhorar a criação e o gerenciamento de conteúdo. Para muitos profissionais de marketing digital e proprietários de empresas, a implantação em larga escala em um país enorme como o Brasil é o grande desafio. Empresas devem buscar parceiros criativos que amplifiquem as mensagens de forma autêntica e genuína para o mercado local. É preciso entender as plataformas nas quais o conteúdo será reproduzido. Os consumidores de hoje (e, mais importante, de amanhã) são experientes e identificam imediatamente o que parece incongruente ou fora do lugar. De acordo com um estudo sobre comunicação personalizada, 89% dos consumidores acreditam que as marcas que publicam conteúdo visual personalizado quebram o ruído ensurdecedor dos feeds de notícia locais. Mesmo quando projetado para um mercado hiperlocal, nem tudo deve ser criado da mesma forma. Por exemplo, postar imagens com o estilo do Snapchat no Pinterest não funcionará e vice-versa. Aproveite totalmente os dados de percepção do público para entender o target. Marcas, empresas e franquias interessadas em dar passos significativos em direção à criatividade local também devem entender seus consumidores como comunidades, além de indivíduos. É essencial que essas empresas criem conteúdo altamente relevante, que atinja seu perfil demográfico ideal no momento e local ideais. Uma identidade de marca, franquia ou empresa local é construída a partir de todos os elementos visuais usados para interagir com os consumidores. Apesar do crescimento de plataformas sociais que aproximam as pessoas mais do que nunca, as restrições físicas e culturais de consumo permanecem em vigor. O conteúdo personalizado que é ousado, único, localmente relevante e conta uma história atraente tem mais chances de superar ruídos quando empregado em escala. *Grant Munro é general manager da Shutterstock Custom press@shutterstock.com. 32 23 de setembro de 2019 - jornal propmark

produtoras Cine reestrutura comando e amplia atuação com Inspira e Costakent Semana passada empresa anunciou a promoção de Victoria Scaff a head of relationship, Déo Borba a CCO e Marcel Berti a CFO Alê Oliveira Equipe da Cine, que anunciou ampliação de atuação no mercado, com a incorporação da Amostra 55; também promoveu Victoria Scaff (na foto, a quinta da esquerda para direita) Neusa spaulucci As mudanças no mercado não param de acontecer. Na semana passada, a produtora Cine anunciou alterações em sua atuação. Além de continuar firme na publicidade, a empresa investe agora na criação de conteúdo com parceiros para projetos que incluem música, cinema e histórias inspiradoras. A Cine também promoveu Victoria Scaff como head of relationship. Há dez anos Victoria iniciou sua carreira como assistente de produção de RTV na WMcCann. Ela atuou no atendimento da Paranoid e como gerente de projetos da Zola, até chegar à Cine, em 2015, também como atendimento. “Com o trabalho que começamos a fazer, novos diretores chegaram. Mapeamos todo o mercado e conquistamos cada “Hoje nosso desafio é cuidar ainda mais do relacionamento com nossos clientes” cional, reforçando a pluraridade de conteúdo e de entrega. Ambos projetos possibilitam espaço para marcas. A empresa promoveu ainda Déo Borba a CCO e Marcel Berti a CFO. Atualmente, a Cine conta com um time de diretores de cena formado por Cris Vida, Ivan Abujamra, Clovis Mello, Lu Villaça e Cali Ameglio. A produção executiva para os canais de YouTube e demandas online fica a cargo de Rafa Mello, já o responsável pela produção executiva dos projetos publicitários é Federico Calabia. A Cine tem 25 anos de merca- vez mais espaço. Hoje nosso desafio é cuidar ainda mais do relacionamento com nossos clientes de longa data – e já fiéis –, além de abrir novas portas para quem está entrando na produtora”, disse Victoria. Raul Doria, sócio-diretor da produtora, ficará mais no backstage dos trabalhos, orientando Victoria e toda a equipe. A Cine incorporou também toda equipe da produtora de conteúdo Amostra 55, e lançou o canal Inspira, que vai contar histórias que, segundo a produtora, inspiram e motivam a fazer um mundo melhor. No início deste ano, a empresa já havia lançado o Canal Costakent, que produz conteúdo voltado a artistas da música, arte e lifestyle. A produtora também lançou recentemente o longa Divaldo Franco – O Mensageiro da Paz, com produção da Cine e Estação Luz Filmes, que teve estreia nado, liderada por Doria e Clovis Mello, mas, agora, a empresa quer dar chance a uma nova geração, mesmo com o objetivo de continuar o negócio. Segundo Doria, a ideia é ampliar a atuação e dar mais frescor ao ambiente com o tão propalado conteúdo. Para ele, a hora é de inovação e criatividade. “As duas novas plataformas – Inspira e Costakent – vão trabalhar junto com a Cine”, afirmou Doria. A plataforma Inspira já tem o primeiro episódio pronto para ir ao ar em novembro. Trata-se do documentário Palafitas, que mostra a dificuldade da população que vive sobre águas poluídas com projetos sociais de reciclagem de materiais, com foco na preservação ambiental. Palafitas foi rodado na cidade litorânea paulista de Santos, sob o comando da produtora de conteúdo Amostra 55, liderado por Reginaldo Ferrante. jornal propmark - 23 de setembro de 2019 33

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