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edição de 24 de dezembro de 2018

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LEONARDO ARAUJO Track,

LEONARDO ARAUJO Track, agência do grupo DDB focada A em digital, data e CRM, está agradando um de seus principais clientes, a Cielo. O motivo? Após sugestão da empresa, a marca vem utilizando a metodologia de agile marketing e uma das estratégias escolhidas foi o design sprint. A razão da inovação foi simples: o mercado atual exige agilidade. “A comunicação digital e o marketing passaram por algumas mudanças de formatos, em termos de características, de modelo de trabalho. Então, a gente não tem mais os mesmos prazos de antes”, explica Sergio Baldassari, CEO da Track Brasil. Segundo Duda Bastos, diretora de marketing da Cielo, em meio a várias outras iniciativas para trazer cada vez mais eficiência ao marketing, tanto estruturais como de processo, a marca implementou um piloto com a metodologia trazida pela Track. “Usando o modelo de design sprint aplicado às nossas especificidades de negócio, escolhemos um desafio, envolvemos todas as áreas necessárias e entendemos em conjunto as razões do problema, cuja solução passa a ser a missão de um grupo, não de uma área ou pessoa”, esclarece a executiva. Mas como funciona na prática? “Você consegue mobilizar várias áreas dentro de uma empresa, podendo variar entre produto, TI e o próprio marketing. Falando de forma bem bruta, funciona como uma microagência responsável pelo atendimento de todas as áreas envolvidas, o briefing que entra nessa mesa não é um briefing de comunicação, é um briefing de negócio. Após coleta do briefing, a agência segue direto para discussão e avaliação do mercado, sobre o que acontece e como isso vai refletir na produção das peças e criação”, comenta Baldassari. Duda também destaca que um dos grandes trunfos, no caso da Cielo, é que o canal digital está na estrutura de marketing. Assim, a empresa consegue enxergar o processo do funil por completo e distinguir os impactos do marketing digital não só no processo de conversão – a estratégia digital passa a assumir um papel fundamental de construção e de alavanca também para a consideração. “O poder que o alcance do digital tem hoje e a sofisticação que os modelos de atribuição propiciam fazem com que ele seja uma atividade core para a Cielo, contribuinmarcas Cielo e Track fortalecem parceria com utilização de agile marketing Agência do grupo DDB e empresa de pagamentos comemoram melhoras provocadas pelo uso da metodologia focada na agilidade Baldassari: “Com agile, aflições do negócio se destacam” Duda: “Solução passa a ser a missão de um grupo” Fotos: Divulgação “O poder que o alcance do digital tem hoje e a sofisticação que os modelos de atribuição propiciam fazem com que ele seja uma atividade core para a Cielo, contribuindo fundamentalmente para os resultados” do fundamentalmente para os resultados da companhia”, analisa a diretora. Duda ressalta que ser ágil é diferente de ser rápido. A velocidade precisa vir com metodologia, com organização, com objetivos muito bem definidos, com ritmo e frequência de entrega, algo que a Track conseguiu alcançar. “E já estamos colhendo bons frutos, tanto de resultado, quanto de aprendizado. Trazer a opinião do cliente para o centro da discussão, ter insights sobre como empresas de outras indústrias resolvem problemas semelhantes em seus negócios e a tomada rápida de decisão são alguns dos inúmeros ganhos de se adotar essa estratégia”, explica a executiva. Ganhos para a agência Segundo o CEO da Track, a principal diferença é que agora há um sentimento de pertencimento das pessoas sobre o trabalho. “O cara para de se preocupar apenas com o aquilo que ele precisa fazer e começa a se preocupar com o trabalho como um todo”, explica. “Você começa a entender quais são as aflições do negócio, então você passa a entender o briefing a partir da raiz dele e qual é o problema de negócio que a empresa ou alguma área determinada tem. O melhor é que, além do atendimento, também a equipe de criação e planejamento começa a ter acesso direto à realidade do cliente. Eles começam a ter uma visão mais voltada para o negócio, o que gera uma maior maturidade”, comenta. Para Baldassari, o processo de “automação” é uma realidade de eficiência da operação que vem desde a indústria. “Quando você está plugado com tecnologia você consegue colocar a mente humana ligada naquilo que realmente importa, que é o senso estratégico e intuitivo. O ferramental tecnológico deixa o processo mais rápido, elimina um pouco do erro humano durante o processo e faz com que a eficiência de uma agência se torne mais parruda. Hoje com a tecnologia [...] é possível crescer uma receita de forma considerável sem ficar aumentando a estrutura física, ela consegue escalonar o formato de entrega, pois a tecnologia está dando conta desses processos. Essa é uma realidade que atravessa o ambiente da publicidade, passando pelo processo de robotização da indústria, essa é uma condição sine qua non para qualquer empresa que quer continuar crescendo”, finaliza. 38 24 de dezembro de 2018 - jornal propmark

ara comemorar as quatro P décadas da Stock Car, a mais icônica categoria do automobilismo brasileiro, a Chevrolet lança uma animação que relembra a presença e a parceria da marca ao longo de todos os anos da competição. Tudo isso por meio de um filme que mostra a evolução da Stock Car, partindo de 1970 até chegar nos dias atuais. Criada para a plataforma digital, a peça recria carros icônicos e seleciona campeões que marcaram a corrida. O trabalho é assinado pela Commonwealth//McCann, divisão da WMcCann que atende exclusivamente a marca. Única marca presente ao lonmarcas Stella Artois propõe encontros que emocionam em nova campanha Cerveja premium mostra que presentes de Natal fazem sentido, mas que os bens materiais não se comparam ao afago de amigos e familiares Paulo Macedo Karin e Ana são irmãs, nascidas no interior do Paraná, mas moram atualmente em Curitiba. Com a correria do dia a dia, elas não se viam desde a Páscoa, e acreditavam que não iriam se ver mais neste ano. Fernando e Matheus são músicos e não se viam desde setembro, quando celebraram juntos o aniversário do pai. Rodrigo e Marcelina acabaram ficando sem se ver por um ano. Histórias assim são comuns devido à correria da sociedade e compõem o storytelling da campanha Presentes vc presença, desenvolvida pela Crispin Porter + Boguski. Nesse sentido, Stella Artois quer relembrar o prazer de ficar juntinho das pessoas do coração em datas como o Na- Chevrolet celebra 40 anos na Stock Car, da era Opala até a linha Cruze Criação da Commonwealth//McCann e participação da NBS, projeto é uma animação assinada pela Techno Image com áudio da Punch Que tal um brinde com as pessoas do coração? É o que propõe a Stella Artois no Natal go de todos os 40 anos da maior competição automobilística do Brasil, a Chevrolet relembra ao público os grandes carros que fizeram parte dos campeonatos, como o icônico Opala, Omega e Astra. Hoje os bólidos são alusivos à linha Cruze. Dois modelos de Opala, além do Omega, Astra e o atual Cruze foram os escolhidos e reproduzem na tela a emoção das disputas. A ação estará presente em todas as redes sociais da Chevrolet, da qual também fazem parte muitos dos apaixonados pela Stock Car. A produção é da Techno Image com direção de Rafael Ghencev, com áudio da Punch. A NBS também participou do projeto. Divulgação tal. A marca faz provocação em novo vídeo, questionando qual presente essas pessoas gostariam de ganhar, entre celulares, bicicletas e computadores. No epílogo, são surpreendidos com o verdadeiro presente dado por Stella Artois: pessoas importantes em sua vida, mas que não se viam há algum tempo, para relembrá-los de que, na verdade, o melhor presente que podemos ganhar, é a presença de quem amamos em nossa rotina, e não bens materiais. “Stella Artois foi criada no Natal para transformar momentos como esses em uma ocasião ainda melhor e, por isso, quer reforçar que, nesse fim de ano, o melhor presente é estar presente”, diz Lucas de Oliveira, gerente de marketing da Ambev. Divulgação Campanha detalha participação da Chevrolet na competição Stock Car, a maior do país jornal propmark - 24 de dezembro de 2018 39

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