Views
6 months ago

edição de 24 de dezembro de 2018

  • Text
  • Mercado
  • Marca
  • Brasil
  • Marketing
  • Dezembro
  • Anos
  • Ainda
  • Propmark
  • Jornal
  • Grupo

mercado Achocolatados

mercado Achocolatados apostam em novas versões e experiências com público Com alta penetração, indústria está de olho na saudabilidade e reforça estratégia de diversificação de produtos, como as opções sem açúcar Alisson Fernández ão adianta vir com Gua- Pra mim é choco- “Nraná. late o que eu quero beber”. O trecho da música do cantor Tim Maia, na década de 1970, retrata até hoje um pouco da paixão do brasileiro pelo produto. Segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), cada brasileiro consome, em média, 2,5 kg de chocolates por ano, o que faz do Brasil o quinto maior consumidor de chocolate do mundo. A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos também afetou o negócio. O país, que já chegou a ocupar o terceiro lugar no ranking dos maiores fabricantes do mundo, atualmente é o sexto mercado em volume de vendas de chocolates no varejo, atrás apenas de Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Reino Unido e França. Com uma participação expressiva em lares brasileiros, o segmento de achocolatados, que possuem versões em pó e líquida (também conhecida como leite aromatizado), agrada diferentes perfis de público, que vão desde crianças a adultos. Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, o achocolatado em pó alcança 88,7% dos lares e a versão líquida 63% dos consumidores. “A categoria não perdeu espaço nos lares este ano, apesar, de ter sido um ano instável na economia. Além da expansão de portfólio, tivemos muitas iniciativas na marca Toddy, como o lançamento do novo posicionamento Comigo ninguém Toddy, que visa encorajar os consumidores a se orgulharem de suas características que fazem com que cada um seja único e original. A estratégia é “Tudo é resultado de diversas pesquisas para entender as preferências do nosso público” Inna Andrushchenko/iStock pautada na atitude da marca de valorizar mais suas bolinhas, que não somem totalmente quando você mistura o achocolatado ao leite”, afirma Daniel Camillo, gerente de marketing de Dairy da PepsiCo. Para Rodrigo Lopes, head de marketing de bebidas da Nestlé, o ano de 2018 foi bem intenso e competitivo em ambos os segmentos. “São categorias que se complementam e têm papéis importantes na alimentação das crianças e adultos. Nescau é uma marca referência no mercado nacional de achocolatados. Desde o seu lançamento, há mais de 80 anos, a marca é líder em vendas no segmento de achocolatado em pó, isso comprova o sucesso do produto entre os consumidores brasileiros”, revela. NOVAS ESTRATÉGIAS De olho nas tendências do mercado e buscando diferentes formas de impactar os consumidores, as empresas nos últimos anos começaram a rever suas estratégias e se adequaram aos novos cenários. “Toddy tem ampliado seu portfólio sem perder o sabor inconfundível, que é uma característica fundamental de seus produtos. Na linha de achocolatados, trouxemos Toddy Protein, enriquecido com proteína, na versão pó e pronta para beber. Inovamos também dentro da categoria de biscoitos, estando presente em vários momentos do dia a dia do consumidor. Depois de Toddy Cookie Malhado, que trouxemos no ano passado, este ano apresentamos o Toddy Cookies Doce de Leite, o único cookie de doce de leite no mercado brasileiro. Tudo é resultado de diversas pesquisas para entender as preferências do nosso público”, diz Camillo. Com novos produtos, como Nescau Max Cereal, a Nescau também trouxe outras opções de produtos para os consumi- 46 24 de dezembro de 2018 - jornal propmark

dores. “Inovamos ao trazer o primeiro achocolatado em pó elaborado sem nenhuma adição de açúcar ou adoçante. Além disso, aumentamos a Liga Nescau e, pela primeira vez, unimos esporte e entretenimento criando uma trilha sonora exclusiva para o campeonato. Continuamos também a apostar em nossa parceria com a NBA e lançamos uma edição especial com nove modelos diferentes de embalagens, representando os principais times da liga de basquete mais admirada do mundo. A ação foi lançada durante o início da temporada 2018/2019 da NBA”, comenta Lopes. SAUDABILIDADE Os novos hábitos dos consumidores também revelam mudanças importantes para as marcas, pois há um aumento na procura de itens que concentrem mais características de saudabilidade como, por exemplo, produtos com mais vitaminas e proteínas. Segundo o executivo de Toddy, marca que pertence à PepsiCo, essa jornada na companhia começou em 2006, com o lançamento da agenda global Performance com Propósito, que visa oferecer uma melhor nutrição em grande escala e desenvolver um portfólio mais amplo de opções de alimentos e bebidas mais saborosas e nutritivas. “A empresa vem atuando voluntariamente na transformação de seu portfólio. No primeiro semestre deste ano, a PepsiCo também lançou o primeiro achocolatado com aveia do mercado, para atender aos consumidores que buscam opções mais nutritivas. Em Toddy, essa tendência já é notada em nosso lançamento Toddy Protein, achocolatado enriquecido com proteína. Para quem procura um produto com menos calorias, a marca possui a opção light”, reforça Camillo. Para a Nescau, essa também é uma questão muito importante, tanto que a marca já realiza uma jornada nutricional em todo o seu portfólio. “Hoje, em achocolatado em pó, o Nescau tradicional possui 15% de açúcar a menos do que a concorrência. Temos reforçado também a indicação da porção do achocolatado em pó, com o Fotos: Divulgação “Continuaremos a nossa jornada reforçando o esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes” intuito de orientar o consumo de uma porção específica para as crianças e, em 2014, a marca adotou a comunicação visual da Energy Spoon, ícone educativo para as mães com relação à porção ideal para consumo das crianças. Em 2015, a marca lançou o Nescau 3.0, onde foi reduzido 40% de açúcares em comparação com os concorrentes da sua categoria, além de contar com adição de fibras. E neste último semestre de 2018, trouxemos o lançamento de Nescau Max Cereal, que é feito à base de extrato de cereal, sem adição de açúcares, fonte de fibras, minerais e vitaminas”, afirma Lopes. Daniel Camillo, da PepsiCo, revela que a saudabilidade é uma questão importante PRÓXIMOS PASSOS Por estratégia da companhia, a PepsiCo não quis divulgar os planos futuros da marca. Mas destaca que Toddy seguirá com seu DNA irreverente trazendo novidades para deliciar e divertir os consumidores. Já a Nescau afirma que continuará apostando na evolução da categoria de achocolatados no país, que vai reforçar o esporte como ferramenta para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes. “Podemos garantir que a marca terá muitas novidades em 2019. Nescau é uma marca em constante evolução, que procura atender o desejo do consumidor brasileiro. Este ano expandimos a Liga Nescau para 7 mil atletas, tornando o campeonato estudantil o maior da sua categoria e o primeiro a unir esporte e paradesporto, além de aumentar o número de competições, com 15 modalidades. Continuaremos a nossa jornada reforçando o esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade”, finaliza Lopes. Rodrigo Lopes, da Nestlé, destaca as ações e lançamentos deste ano jornal propmark - 24 de dezembro de 2018 47

edições anteriores

Receba nossa newsletter

CADASTRAR

© Copyright 2000-2017 propmark o jornal do mercado da comunicação. Todos os direitos reservados.