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edição de 24 de junho de 2019

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Cannes

Cannes 2019 Alê Oliveira Brasil encerra festival com 85 Leões em ano marcado por júri mais rigoroso Com dois Grand Prix para os cases Air Max Graffiti Stores, da Nike, e Bluesman, de Baco Exu do Blues, AKQA é a melhor agência do país Felipe Turlão – de Cannes Brasil encerrou a sua participação no O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions com a conquista de 85 Leões entre as 27 categorias avaliadas, incluindo dois Grand Prix, sete ouros, 22 pratas e 54 bronzes. A AKQA de São Paulo foi a melhor agência brasileira na pontuação do evento e conseguiu um raro feito de ter dois cases diferentes premiados com Grand Prix (leia mais sobre a AKQA na página 14). Bluesman, para Baco Exu do Blues, venceu em Entertainment Lions for Music, enquanto Air Max Graffiti Stores, para a Nike, ganhou em Media Lions. Outras duas pratas e três bronzes completaram o total de sete Leões da agência. Apenas a ação da Nike, que transformou murais de São Paulo em lojas da marca de moda esportiva, conseguiu seis Leões e foi uma das campanhas brasileiras mais premiadas. A David foi a segunda melhor do país, com um ouro, três pratas e cinco bronzes, em um total de nove Leões, com destaque para o case Burn that Ad, para Burger King. A Wieden+Kennedy teve a terceira maior pontuação sem considerar shortlists, graças aos dois ouros, obtidos em Film (com a já mencionada The Endless Ad) e Film Lions, com a série Astronault, Garage, Skier, Boy Scouts e City, para o chocolate Lacta 5star, de Mondelez. A agência também conseguiu uma prata e um bronze. Fecham o top 10 das maiores pontuações Grey, Africa, VMLY&R, Tech and Soul, Wunderman Thompson, Almap- BBDO e Ogilvy. Se o critério for o número de Leões, destaque para a Grey, com 10 troféus, David (9), Africa (8), AKQA (7), Tech and Soul (7), VMLY&R (6) e AlmapBBDO (5). BaLanço Com 2.093 peças inscritas e 85 Leões, o país teve um aproveitamento de 4,06% de Leões conquistados na relação com as inscrições feitas. No ano passado, os 101 Leões e as 2.131 inscrições indicaram o índice de sucesso superior, de 4,74%. Ao todo, o Cannes Lions distribuiu 932 Leões em 2019, e as categorias mais generosas foram Film Craft e Film, com 78 prêmios; seguidas por Brand Experience & Activation, com 70; e Media e Outdoor, com 65. Com 30.953 peças inscritas, o festival entregou prêmios para apenas 3,01% das peças, o que faz a média brasileira ficar bem acima - cerca de 33% a mais. A ideia de que o festival se tornaria mais rigoroso se comprovou, já que, nos dois últimos anos, as médias estavam em 3,66%, em 2018; e 3,57%, em 2017. A diferença pode parecer pequena, mas, se a mesma proporção do ano passado tivesse se repetido em 2019, em vez dos 932 Leões, o festival teria entregue 1.133, quase 200 a mais. The Whopper Detour, da FCB NY para Burger King, sai de Cannes com três Grand Prix, nas categorias Titanium, Direct e Mobile. A série de comerciais Resolve, Rigor, Courage, Perseverence e Fearlessness, da Droga5 para The New York Times, faturou dois Grand Prix: Film e Film Craft. Da mesma forma, a ação Nike Dream Crazy, da Wieden+Kennedy Portland para Nike, saiu vitoriosa em duas áreas: Outdoor 12 24 de junho de 2019 - jornal propmark

e Entertainment Lions for Sport. Entre os anunciantes, Burger King e Nike conquistaram três Grand Prix, sendo que a Nike teve vitórias com dois cases diferentes. Dream Crazy e Air Max Graffiti Stores, da AKQA SP. O Cannes Lions distribuiu, ao todo, 28 Grand Prix em 27 categorias, sem contar o prêmio especial Grand Prix for Good, entregue para a Generation Lockdown. DIveRsIDaDe Algumas temáticas tiveram grande destaque em meio às campanhas mais premiadas. A diversidade de raças, etnias, gêneros e todas as outras estiveram nos discursos de diversos cases, a começar por Dream Crazy e a peça protagonizada por Colin Kaepernick, que dividiu os Estados Unidos com sua atitude de ajoelhar-se durante o hino do país para protestar contra o racismo da polícia. Da mesma forma, o clipe Bluesman, do Baco Exu do Blues, que ganhou um dos Grand Prix brasileiro, é um protesto contra a opressão e desigualdade do Brasil. E This is America, da Doomsday para o ator e rapper Childish Gambino, que levanta debate sobre o racismo. No Leão de Glass, a questão de como as mulheres são tratadas em revistas, com excesso de sexualidade, foi o tema de The Last Ever Issue, da VMLY&R da Polônia. Sem Grand Prix, mas premiada com diversos ouros, Viva la Vulva, da AMVBBDO, tenta quebrar tabus em cima da higiene íntima das mulheres. Já The Whopper Detour representa a tendência do uso da tecnologia, já que a ação oferecia sanduíches de 1 centavo para quem fizesse a compra pelo aplicativo, desde que estivesse próximo a uma loja do concorrente McDonald’s. O festival destacou ainda o poder do jornalismo em tempos em que é difícil distinguir o que é verdade e o que não é. Houve Grand Prix para cases como The Blank Edition, da ImpactBBDO para o jornal An-Nahar, que deu ao povo uma edição em branco para dizer o que quer, em um país onde os meios são controlados por partidos políticos. Mas, principalmente, para os filmes da Droga5 para The New York Times, que mostraram as dificuldades dos jornalistas da empresa para descobrirem a verdade, ressaltando o real valor disso. Dentre os prêmios especiais, a Agency of the Year foi Leões BRasILeIRos agência GP ouro Prata Bronze Total agência PonTos AkqA 2 2 3 7 83 DAviD 1 3 5 9 51 WiEDEN + kENNEDy 2 1 1 4 40 GrEy 2 8 10 38 AfricA 3 5 8 36 vmly&r 1 1 4 6 34 TEch AND Soul 2 5 7 29 WuNDErmAN ThompSoN 1 3 4 24 AlmApbbDo 2 3 5 23 oGilvy 1 2 3 21 ArTplAN 1 1 2 18 bETc hAvAS 2 1 3 17 GTb 1 3 4 16 NbS 1 1 2 10 lEW’lArA TbWA 1 1 7 mccANN hEAlTh 1 1 7 publiciS 2 2 6 cp+b 1 1 3 fcb 1 1 3 lEo burNETT Tm 1 1 3 NATioNAl GEoGrAphic 1 1 3 TAlENT mArcEl 1 1 3 TribAl 1 1 3 Z+ hAvAS 1 1 3 ToTaL BRasIL 2 7 22 54 85 481 A pontuação das agências é equivalente ao peso dos Leões instituído pelo festival, sendo que são 30 pontos para cada Grand Prix, 15 para ouro, 7 para prata e 3 para bronze. Não foram consideradas as shortlists WE CREATE CONNECTED BRANDS A agência que conecta marcas e pessoas Conectando o mercado ao festival mais aguardado do ano Patrocinadora da cobertura do PROPMARK em Cannes 2019 jornal propmark - 24 de junho de 2019 13

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