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edição de 24 de junho de 2019

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cannes 2019 Dupla brasileira de youngs em Design traz medalha de bronze Rússia ficou com a de ouro e Ucrânia com a de prata; Brasil aumenta vantagem em relação aos outros países e continua liderando ranking Alisson Fernández – de Cannes Os 18 jovens brasileiros selecionados para participar do Young Lions Brazil Creativity Program 2019 voltaram da Riviera Francesa com uma medalha de bronze em Design. Na categoria, a Rússia ficou com o ouro e a Ucrânia com a prata. Mesmo com a conquista de apenas um prêmio este ano, o Brasil continua em primeiro lugar no ranking, com 18 medalhas; seguido pela Itália, com 13; e Portugal, também com 13. O prêmio foi conquistado pelos diretores de arte André de Aquino Vervloet (Firulo), da AlmapBBDO, e Carlos de Carvalho Barabás (Cacá), da F/Nazca Saatchi & Saatchi. Os jovens desenvolveram um trabalho para a WWF. “Nossa missão quando recebemos o briefing era criar uma campanha para o movimento Youth for Our Planet, que já existe em diversas partes do mundo. Com isso, a nossa primeira premissa era nos inserir dentro dessa conversa e criar uma linguagem universal que conseguisse conversar com as pessoas do mundo inteiro”, disse Vervloet. Para Barabás, o trabalho teve início com a criação de uma identidade visual para o movimento. “Foi meio que um trabalho de branding. Primeiro criamos um logo, uma hashtag e depois trabalhamos a nossa comunicação com emojis. Repaginamos os símbolos já conhecidos pelas pessoas e conseguimos desdobrar as artes para todas as peças”, revela. Sabendo que a grande maioria dos jovens é nativo digital e usa a tecnologia e as mídias sociais para levantar voz aos problemas da sociedade, a dupla apostou em uma comunicação simples e atual. “Um dos pedidos do regulamento era que a mensagem fosse bem forte na parte de digital. Então, nossa preocupação André de Aquino Vervloet (Firulo), Emmanuel Publio Dias e Carlos de Carvalho Barabás (Cacá): medalha de bronze “Um dos pedidos do regUlamento era qUe a mensagem fosse bem forte na parte de digital” petição os jovens saem impressionados com o tamanho e a quantidade de conteúdo do festival. “Cannes é uma cidade maravilhosa. Ficamos malucos com tudo aqui. As praias e as festas são incríveis. Todo mundo é muito educado. Foi maravilhoso participar das palestras e poder ter a chance de ver de perto as peças físicas, como as Alê Oliveira era fazer algo equilibrado. Que de um lado tivesse um visual bom, mas que não fosse tão sofisticado ao ponto de as pessoas não entenderem. Era preciso ter uma mensagem muito clara. As pessoas precisavam enxergar a peça e entender a ideia”, comenta Firulo. Ainda segundo Cacá, a dificuldade dos jovens fazerem as pessoas mais velhas entenderem o que elas querem dizer também foi um ponto de partida importante. “Utilizamos na criação o conceito da frase Não entendeu? Quer que desenhe?, que muitas vezes utilizamos no Brasil, e traduzimos para a peça como: Se você não entendeu a urgência da mudança climática, nós podemos fazer um emoji para você. Então, todo o visual da nossa campanha foi pautado em cima disso. A ideia partiu daí e mostramos uma diversidade”, reforça. Além da experiência na comde design, por exemplo. É uma experiência incrível”, diz Firulo. O jovem diretor de arte da AlmapBBDO não leva para casa apenas a medalha de bronze, o nome do profissional também fazia parte da ficha técnica de diversos outros trabalhos que conquistaram Leões no festival deste ano. “É um ano excelente. Ganhamos com a agência três Leões, um de prata e dois de bronze, com a campanha Let’s Summer, para a Havaianas, em Industry Craft. Foi um ano fazendo essa peça e isso mostra que o esforço valeu a pena. A outra peça que faço parte é Trending botics, criada para o Congresso em Foco, pela FCB Brasil. Na época ainda estava na agência. A campanha levou um Leão de bronze. Só há motivos para comemorar”, finaliza Firulo. O Young conta com a organização do PROPMARK, com coordenação do publicitário Emmanuel Publio Dias. 18 24 de junho de 2019 - jornal propmark

cAnnES 2019 Patrocinadora da cobertura do PROPMARK em Cannes 2019 AKQA e Stink têm 1º GP do Brasil em Entertainment Lions for Music Videoclipe vencedor lançou o disco Bluesman, do Baco Exu do Blues, artista revelação do prêmio Multishow 2018; país tem mais dois Leões Kelly Dores – de Cannes Pela primeira vez, o Brasil ganha um Grand Prix em Entertainment Lions for Music em Cannes. O case vencedor é Bluesman, com criação da AKQA em parceria com o Coala Festival e produção da Stink Films para o Baco Exu do Blues. O videoclipe lançou o disco Bluesman, do cantor, considerado como artista revelação do prêmio Multishow 2018. A peça principal é um curta de mais de sete minutos, que busca a quebra de estereótipos impostos aos negros pela sociedade. O fio condutor da narrativa é pautado na corrida de um jovem negro pelas ruas de São Paulo. O filme busca trazer reflexão sobre uma realidade vivida pela população negra no Brasil. No clipe, há citações como o fato de o país ter uma população de negros maior que a de brancos e a pergunta: temos menos valor por ser maioria? E traz a reflexão: “a ironia de a maioria virar minoria”. A presidente do júri da categoria, Paulette Long Obe, consultora de música da Paulette Long, no Reino Unido, disse que o júri procurou dar voz para questões sociais como a igualdade racial, a violência contra as mulheres e para artistas não muito conhecidos. “Essa é uma grande categoria e é importante fazer a diferença”. Ao descrever o Grand Prix para Bluesman, Paulette frisou que o Brasil tem a maior população negra fora da África e disse: “nós precisamos mostrar isso”. “Bluesman é um movimento, nós precisamos ter orgulho de quem somos, precisamos mostrar essa mensagem”, destacou ela. Carolina Junqueira, produtora-executiva da Stink, afirmou que o GP foi uma excelente surpresa. “Até pela representatividade que tem, todo o processo que foi superintenso, de fazer um trabalho que tem importância para a Bluesman, criado para Baco Exu do Blues, busca a quebra de estereótipos Paulette Long frisou que o objetivo foi dar voz a questões sociais como a igualdade Divulgação Alê Oliveira cultura negra, de quebra de estereótipos e mostrar uma parte que é muito importante para a gente, que é o craft, a criatividade da produtora”, ressaltou Carolina. O júri concedeu mais um GP na categoria para This is America, da produtora Doomsday Entertainment, de Los Angeles, para Childish Gambino. O clipe também faz uma crítica ao tratamento da sociedade à população negra. A peça chegou a gerar certa polêmica no festival, porque a DH, LO Recife inscreveu o trabalho e entrou na ficha técnica como sendo uma peça brasileira. “Eu inscrevi o clipe porque estava fazendo um trabalho acadêmico com a Doomsday e sugeri a eles a inscrição. Mas o trabalho é da produtora, é dos Estados Unidos. Em comum acordo com o festival, decidimos colocar apenas a Doomsday como empresa inscrita, posteriormente”, contou Daniel da Hora, CCO da DH, LO. “Os dois vídeos falam sobre o mesmo tema, mas de formas completamente diferentes. Nós decidimos dar os dois GPs porque podíamos e acredito que fizemos a coisa certa. Eu acho que ambos são igualmente corajosos, bravos”, reforçou Paulette. O Brasil ganhou ainda um Leão de ouro com Mistaken Love Song, da Artplan para o governo federal. O case aborda a violência contra as mulheres. No clipe, a canção interpretada pela cantora Naiara Azevedo, que mais parece uma música de amor, na verdade alerta para uma relação abusiva. O clipe divulga o canal de denúncia 180. Há mais um Leão de bronze para a Talent Marcel, com o case See the music para Osesp, que transforma composições icônicas em peças de arte. A partir de um chip instalado na batuta da regente Marin Alsop, os movimentos captados durante a regência de obras como a 5ª Sinfonia de Beethoven foram mapeados e transformados em quadros. jornal propmark - 24 de junho de 2019 19

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