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edição de 24 de setembro de 2018

mErcado Exame promove

mErcado Exame promove debate sobre os impactos da educação na economia Educadores e especialistas discutem temas centrais para o avanço do país, desde o ensino básico até formações técnicas essenciais Renato Rogenski No último dia 18, no Palácio Tangará, em São Paulo, a Editora Abril realizou o Café Exame Educação. A proposta foi debater a importância do ensino na evolução da economia e sociedade no Brasil, desde a engenharia até a formação básica, incluindo o mundo do marketing e comunicação para as mais diversas áreas que fomentam a indústria. Entre os pontos de maior preocupação, há a necessidade de atender às demandas rápidas que o mercado impõe, principalmente no que diz respeito ao preparo para o futuro e a revolução 4.0, com a tecnologia e a conectividade como grande aliada para alavancar o crescimento. Quem abriu o encontro foi Rafael Lucchesi, diretor de educação e tecnologia da CNI e diretor-geral do Senai. Em sua visão, é preciso urgentemente conectar a educação com o desenvolvimento e o projeto de um país mais promissor. “Por que a imprensa muitas vezes posiciona o ministro da Fazenda com mais destaque que o ministro da Educação? Isso não deveria ser comum”, avalia. Em seguida, foi realizado no evento um debate sobre “a inovação disruptiva no ensino de engenharia”. Nele, Fábio Prado, reitor do Centro Universitário FEI, e Victor Teles, gerente-executivo da empresa de automação Festo, geraram alguns insights sobre o desenvolvimento da engenharia para as mais diversas esferas de atuação na educação e na economia do Brasil. Para Victor, a função dos engenheiros hoje não está mais meramente restrita com a própria indústria. Além disso, sua fala defende que não é somente o avanço tecnológico que puxa o mercado, mas sim a demanda do consumidor por novos Victor Teles (ao centro), gerente-executivo da Festo, e Fábio Prado (à direita), reitor da FEI, debatem educação na área da engenharia e melhores produtos. “Hoje o engenheiro é fundamental para desenvolver tudo aquilo que a sociedade necessita. Ele precisa pensar na concepção, produção, na assistência técnica e até mesmo o descarte. Os cursos tendem a se modificar para atender a essas necessidades”, pontua. Outro aspecto importante abordado na discussão é como o impacto da revolução digital tem sinalizado a urgência das mudanças na forma de ensinar. “E não só na engenharia. O mercado pede uma mescla de técnicas com habilidades comportamentais”, acredita Fábio Prado. Para ele, muitas questões são importantes neste processo, principalmente estimular um conceito de espaço universitário mais aberto, colaborativo e que estabeleça uma conversa mais assertiva com o mundo real. O executivo da Festo também “O mercadO pede uma mescla de habilidades técnicas cOm habilidades cOmpOrtamentais” Divulgação acha que as faculdades, mais do que preparar o profissional para o mercado atual, devem preparar seus alunos para o futuro. Como? Ensinando as pessoas a aprender constantemente se renovar e se adaptar a um mercado cada vez mais dinâmico e tecnológico, seja qual for a área. E vale, muito, este ensinamento aplicado ao mercado de propaganda e marketing, que nunca sofreu mudanças tão drásticas como nos últimos anos. Por fim, para encerrar o encontro, Priscila Cruz, presidente do movimento Todos pela Educação, e João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, participaram de um debate sobre Os desafios da educação básica. No cerne da discussão, a relevância de investir na educação de base, desde o início da vida escolar dos brasileiros até a ponta do processo. 12 24 de setembro de 2018 - jornal propmark

meRcado Uma das grandes atrações da ArtRio deste ano serão obras em exposição na esplanada da Marina da Glória Divulgação Bradesco patrocina feira que une arte e marcas no Rio de Janeiro Este ano a ArtRio tem novidades como galeria virtual, além da venda de obras online e espaço para debates e palestras, na Marina da Glória Claudia Penteado ArtRio chega à sua oitava A edição, sendo realizada entre os próximos dias 26 e 30, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, com algumas novidades como uma galeria virtual para a comercialização de obras. A iniciativa é pioneira: trata-se da primeira feira de arte do mundo a ter a venda online, que se manterá ativa ao longo do ano, com ações especiais. O evento terá, este ano, o espaço Conversas ArtRio, com debates e mesas-redondas, em parceria com a Villa Aymoré e o Canal Curta!. O principal patrocinador da feira pelo sétimo ano consecutivo é o Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e conta ainda com o patrocínio de Stella Artois e Crab/ Sebrae, além de apoios diversos como hoteis.com, Firjan, Estácio, Bacardi, Bombay Sapphire e Shopping Leblon, entre outros. Luiz André Calainho, sócio da ArtRio, afirma que este ano serão 14 marcas presentes ao evento. O Crab/Sebrae terá uma galeria pop up de artesanado brasileiro. “ArtRio tem como importante meta destacar e valorizar a arte brasileira e o artesanato é uma das mais genuínas e autêntica representações da nossa cultura”, diz. O Bradesco vem ampliando sua participação com o apoio a diferentes etapas do segmento de arte como o incentivo a jovens artistas com o prêmio Foco Bradesco ArtRio, ou ainda o ArtRio Social, que promove a visita de escolas e instituições a museus e centros culturais e ainda o projeto Intervenções, que este ano levará dez obras de larga escala ao Morro da Urca. O site hoteis.com, pela primeira vez apoiando o evento, terá um espaço de ativação nos jardins da Marina da Glória com “O balançO de tOdas as edições é mais dO que pOsitivO, mas ainda temOs muitO a fazer cOmO país” o nome Viaje pela Arte, onde o público poderá reproduzir seu destino turístico favorito em um ambiente digital e 3D, usando equipamentos de realidade virtual. A Firjan também terá um espaço de realidade virtual nos jardins da Marina. Uma das grandes atrações este ano serão as obras que estarão em exposição na esplanada da Marina da Glória, de nomes como Helio Oiticica, Amélia Toledo e Adrianna Eu. Na programação, outra novida- de é o Brasil Contemporâneo, programa dedicado a galerias que apresentarão trabalhos solo de artistas residentes fora do eixo Rio-São Paulo. O programa Mira, focado em videoarte, tem David Gryn como seu novo curador e traz novidades, como o uso de música ao vivo, com o DJ inglês Max Reinhardt. Brenda Valansi, presidente da ArtRio, fala que a feira colocou o Brasil na rota do mercado de arte mundial, trazendo colecionadores e curadores internacionais, que também têm sido sucesso de público - em média 50 mil pessoas por edição. “O balanço de todas as edições é mais do que positivo, mas temos muito a fazer como país. Ainda é preciso ‘matar um leão por dia’ em todo projeto ligado a arte no Brasil. Temos uma política de impostos que nos coloca em total desvantagem frente ao mercado internacional”, afirma Brenda. jornal propmark - 24 de setembro de 2018 13

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