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edição de 25 de fevereiro de 2019

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AgênciAs Africa cria

AgênciAs Africa cria encontro diário para “inspirar e provocar” colaboradores Intitulada 24em15, iniciativa promovida pela área de dados da agência reúne funcionários para discutir assuntos que estão bombando na rede LEONARDO ARAUJO Em um mundo conectado, os encontros físicos estão cada vez mais raros. Os churrascos em família diminuíram, já os grupos de WhatsApp com tios, tias, avós e filhos aumentaram. Por isso, empresas de criatividade estão pensando em novas formas de promover encontros físicos entre seus colaboradores. Um dos exemplos é a agência Africa. No fim de 2018, a área de dados da agência, intitulada Pulse, buscava um novo momento. “Uma das coisas que a gente falava era que não adiantava botar só os dashboards que ficam na parede se a gente não criasse uma rotina entre nós e as outras áreas”, conta Carol Santos, diretora de inteligência de dados. Ela lidera o Pulse, sob comando do VP de planejamento Rodrigo Maroni. “Uma das coisas que falávamos muito é que a gente teria de incomodar. [...] Pensamos: ‘putz, a gente precisa criar uma rotina. Todo dia? Todo dia!’”, explica. Foi então que surgiu a ideia do 24em15, ou seja, as novidades das últimas 24 horas discutidas em 15 minutos. As reuniões são realizadas na copa, sempre depois do almoço. A iniciativa nasceu para criar uma rotina que fizesse a agência “transpirar comportamentos, tendências, novidades do mercado, memes e coisas novas”. “Não é imposto, vai quem quer. Claro que tem dias que eu passo na mesa e aviso: ‘Gente, vai começar’. Mas vai quem quer, quem pode e quem está na agência. Há dias em que têm mais pessoas, alguns dias que tem menos. Depende de como está o mood da agência e dos jobs que estão rolando. Mas o fato é: não é imposto. Todos sabem que é um horário fixo, então, isso ajuda a seguir a rotina. Todo dia, 14h, no mes- Rodrigo Maroni e Bruno Rivas (no alto); em pé: José Ferreira, Caroline Ferraz, Keila Silva, Nathaly Rebechi e Mariane Ávila; sentados: Kamilla Felix, Gustavo Muneratto e Carol Santos “vai quem quer, quem pode e quem está na agência. há dias em que têm mais pessoas, alguns que tem menos. depende de como está o mood da agência e dos jobs” Divulgação/Rodrigo Pirim mo lugar. Está rolando desde o dia 7 da janeiro de 2019”, explica Carol. O PROPMARK esteve na agência na semana passada para acompanhar um dos encontros. Todas as áreas se reuniram enquanto Carol fez uma apresentação sobre temas em alta que foram notícia e assuntos que geraram buzz nas redes sociais nas últimas 24 horas. O levantamento é feito pela própria área de dados da agência, com o auxílio de ferramentas de social listening. Além disso, há “especialistas” em temas diversos que ajudam na curadoria do que vai ser mostrado. As discussões geram insights diversos. Por exemplo, posts de oportunidade de marcas como Qualy, Budweiser, Heinz e Itaú surgiram depois de encontros 24em15. A área de dados também ajuda a entender se é pertinente para uma marca aproveitar algum assunto. Há hashtags que, à primeira vista, são inofensivas, mas podem ter um contexto político de difícil identificação. “Não é pra todo mundo fazer tudo. #TenyearChallenge não é pra todo mundo”, explica Carol. Além dessa análise, planejamento e criação também avaliam os territórios de cada marca, personalidade, approaches e mood, entre outras características, para saber se vale a pena entrar no buzz. Carol ressalta que quem não consegue participar presencialmente recebe o PDF da apresentação depois. O encontro também é mutável. Às sextas-feiras, por exemplo, a agência chama parceiros. Já participaram Facebook, Google e BuzzFeed, entre outros. “A gente se antecipou e os clientes estão superfelizes com essa movimentação”, finaliza. 44 25 de fevereiro de 2019 - jornal propmark

mArcAs Avon concentra estratégia na beleza negra e patrocina bloco afro baiano Empresa de cosméticos foi responsável por treinar maquiadores que prepararam candidatas em workshop com especialista Daniele Damata Claudia Penteado Pelo segundo ano consecutivo, a Avon patrocinou o evento Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê - bloco afro sediado em Curuzu, no bairro da Liberdade de Salvador, um dos de maior população negra do país. Também é o maior concurso de beleza negra do Brasil, tradicionalmente realizado na “Senzala do Barro Preto”, sede do Ilê, no Curuzu. A marca foi responsável por treinar maquiadores que prepararam as candidatas, em um workshop com Daniele Damata, de São Paulo, especializada em pele negra, que já trabalhou com nomes como Djamila Ribeiro, Tássia Reis e Liniker. Todos os produtos usados na competição foram da Avon, incluindo lançamentos como extensa linha de batons Nude. A Noite da Beleza Negra é realizada há 40 anos e escolhe a Deusa do Ébano, que ganha destaque no Carnaval e participa das apresentações do bloco no Brasil e no mundo ao longo do ano. São 15 finalistas, que precisam atender aos requisitos de beleza, atitude, aptidão para a dança afro e conhecimento sobre a história do Ilê Aiyê e do povo negro na Bahia. Este ano, a vencedora foi Daniele Nobre, de 30 anos, devidamente coroada na madrugada do último dia 17, pouco antes das apresentações de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Daniela Mercury. O tema deste ano foi Afrofuturismo - movimento pluridisciplinar que retoma o passado da perspectiva negra, para reconhecê-lo no presente e ser capaz de construir um futuro inspirador. Por sinal, também este é o tema do filme Um afrofuturo, exibido na abertura do evento e lançado pela Avon em novembro do ano passado, mês da consciência negra. O filme Candidata e maquiadora se preparam para noite da Beleza negra do ilê aiyê, em Salvador, patrocinada pela Avon foi criado pela JWT + projeto 20/20 (projeto que pretende contar com 20% do quadro de funcionários negros em cargos estratégicos até 2020), junto ao coletivo MOOC (Movimento Observador Criativo) - grupo formado por oito jovens negros de periferias de São Paulo, que trabalham para expressar o lifestyle de suas comunidades por meio de música, moda, literatura, cinema e arte que traz propostas futuristas). Foi gravado em Paraisópolis, na periferia da zona sul de São Paulo, e apresenta um manifesto em torno de cinco temas: ressignificação, ancestralidade, corpo, futuro e ubuntu, que é a filosofia africana baseada no reconhecimento do ser a partir do coletivo em que está inserido, ao som da batida eletrônica do afrobeat. Danielle Bibas, chief creative & content officer da Avon, afirma que o evento do Ilê Aiyê “Nosso foco em políticas de diversidade foi fuNdameNtal para fazer com que mais pessoas se seNtissem represeNtadas pelos Nossos produtos e pelas baNdeiras que levaNtamos” Divulgação tem extrema importância, pois reflete a beleza da mulher brasileira em toda a sua totalidade. “É uma oportunidade de firmar nosso compromisso como marca que constantemente trabalha para apoiar mulheres na descoberta do poder transformador de si mesmas, de se reinventarem e atuarem como desejam na sociedade”. Segundo ela, a marca tem procurado, ao longo dos anos, ampliar ainda mais seu público, englobando diferentes perfis. A Avon foi a primeira marca a ter uma protagonista negra numa campanha de maquiagem, e a primeira a ter um comercial protagonizado por uma trans em TV aberta. “Nosso foco em políticas de diversidade foi fundamental para fazer com que mais pessoas se sentissem representadas pelos nossos produtos e pelas bandeiras que levantamos”, afirma a executiva. jornal propmark - 25 de fevereiro de 2019 45

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