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edição de 25 de fevereiro de 2019

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série sustentAbilidAde Agências refletem maior consciência sobre consumo Fim do desperdício, otimização do espaço e proteção ao meio ambiente sinalizam futuro do mercado Pogonici/iStock JÉSSICA OLIVEIRA Como é feito... vidro, salame, papel, leite em pó, presunto, chocolate e plástico? Eis alguns complementos do Google para a questão. E não é por acaso. Dúvidas como “de onde viemos” e “para onde vamos” cotinuam conduzindo a humanidade, mas já faz um bom tempo que outras pesquisas fazem parte da vida das pessoas, principalmente como consumidoras. Como economizar água e energia? Quem testa em animais? Plástico... no oceano, na natureza? Como salvar o planeta? Além da preocupação com o consumo e o legado para as futuras gerações, há a comoção com tragédias que impactam a fauna e a flora. Tudo isso contribui para a percepção da responsabilidade individual e a vontade de fazer a diferença, cobrando a mesma postura das marcas - estejam elas envolvidas ou não. E o mercado está respondendo. Por isso, é a partir de uma questão que o PROPMARK inicia esta semana uma série especial sobre sustentabilidade. “Como a maior consciência sobre os recursos naturais, o impacto do próprio consumo e o respeito às outras espécies têm influenciado a sociedade e a indústria?” As reportagens visam mostrar mudanças internas e de mercado em agências e anunciantes que devem impactar a vida do consumidor e, claro, o futuro. Nesta primeira, reunimos iniciativas de redução de consumo em 12 agências no Brasil. São exemplos de mudanças internas que impactam o mindset dos escritórios e dão uma ideia do que elas devem ajudar a criar para fora - e de para onde caminha o mercado. y&r: evolução em dois Anos “Nunca é tarde pra mudar, e ainda mais pra melhor.” A frase é de David Laloum, presidente da Y&R, que fez mudanças recentes. No último dia 7, a agência entregou squeezes e canecas para os colaboradores, e as lixeiras individuais foram trocadas por estações com coleta seletiva, estimulando um novo fluxo de trânsito entre as pessoas na hora do descarte. Em 2017 o time passou a ter vestiários e bicicletários, e a agência já disponibilizava vans para levar os colaboradores até estações de metrô e trem. Além disso, materiais de limpeza e higiene têm sido reavaliados em busca por processos mais conscientes. Só a inserção das squeezes e canecas deve poupar cerca de 25 mil copos plásticos por mês. “2018 foi o ano de planejar, em 2019 estamos colocando em prática. Temos percebido uma aceitação muito bacana dos nossos colaboradores. Sabemos que ainda há muito por fazer e estamos animados em começar”. grey: diA do publicitário diferente Em 1º de fevereiro, dia do publicitário, a Grey presenteou seus colaboradores com canecas personalizadas e convidou a todos para brindarem o “dia”, tido como o marco inicial do processo de transformação socioambiental planejado para a agência. Elise Passamani, VP de operações, conta que além de dar “férias eternas” aos copos plásticos, a agência está engajada com o projeto de separação e reciclagem de lixo no condomínio e trabalhando para desenvolver pilares formais de impacto socioambiental, diversidade e inclusão. “A nossa meta é que sejam programas de longo prazo e transformadores, que saiam do papel ainda no primeiro semestre de 2019”. sApient Ag2: mAis digitAl, menos pApel Um cartão de visita virtual, via QR Code, para evitar o desperdício de papel. A mudança começa a ser adotada na Sapient AG2 nos próximos dias, de acordo com Miriam Shirley, CEO da agência. A executiva explica que a agência é digital e as impressões são quase zero. Outras iniciativas feitas da porta para dentro incluem a coleta seletiva de lixo e todo colaborador ter a própria squeeze para o consumo de água no dia a dia, reduzindo assim o volume de uso dos copos plásticos. “As atitudes de consciência ambiental começam por pequenas iniciativas, e esse é um dos motivos de estarmos alocadas em um prédio sustentável”, afirma. 48 25 de fevereiro de 2019 - jornal propmark

Fotos: Divulgação propeg: o e-mAil que mudou tudo “Depois de mais de 46 anos aqui na Propeg, infelizmente chegou o dia de me despedir. Já estava na hora de mudar mesmo, sei lá... me reciclar... [...] Não me esquecerei das reuniões com o planejamento e todos aqueles Power Points sensacionais, cheios de conclusões e palavras bonitas. [...] Criação, obrigado pelos momentos incríveis que vivemos juntos. As brincadeiras, os cafés que esfriaram... As águas derrubadas sobre o teclado... Atendimentos, minhas meninas... Obrigado pelas marcas de batom que vocês deixavam em mim enquanto pensavam no que escrever naqueles jobs. Eu adorava. [...] Saio com apenas um ressentimento: nunca ter participado de uma reunião com a presidência. Obrigado a todos!” Os trechos acima são de um e-mail de despedida que todos na Propeg receberam há sete anos. A ação marcou a saída do funcionário mais antigo da casa: o “Copo Plástico”. Quando ele deixou a firma, cada colaborador recebeu um kit com um squeeze, uma xícara e uma caneta para personalização. Além disso, foi criada uma campanha interna para comunicar a decisão e engajar a equipe. leo burnett: reciclAr, pomAr, pedAlAr Com cerca de 38 mil copos plásticos por mês, a Leo Burnett trocou os itens por squeezes e canecas. Em salas de reunião e na recepção, os descartáveis também foram trocados por copos estilizados e reutilizáveis. Há ainda uma parceria diária com uma cooperativa de coleta seletiva de resíduos. O lixo reciclável é enviado para empresas do ramo, e os resíduos sólidos para um descarte autorizado. Desde a reforma e a ampliação da sede, em 2011, foram construídas calhas para utilizar água de reúso para jardinagem e limpeza. Também foi plantado um pomar com pés de romã, limão, jabuticaba, laranja, acerola, pitanga, tangerina e maçã. Além do bicicletário junto ao vestiário, em janeiro começou uma parceria com a Grin para a instalação de um terminal de patinetes e bicicletas em frente à agência. “É fabuloso ver como, logo no primeiro dia, os funcionários já adotaram os patinetes e as bikes, tanto no horário do almoço como no fim do expediente”, afirma Marcio Toscani, CO-CEO e COO da agência. A Leo também está trocando as lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de LED. sunsetddb: águA reAproveitAdA Sabe aquela garrafa de água que ficou de um dia para o outro e que não será usada? Na Sunset- DDB os colaboradores podem armazenar o conteúdo para reaproveitamento no dia a dia. Nas copas são disponibilizados galões para o descarte e, no fim do dia, eles são esvaziados para permitir o reúso. A água armazenada pode ser usada para regar plantas e para limpeza, por exemplo. Assim como em outras agências, os colaboradores têm squeeze e caneca pessoais para eliminar o uso de descartáveis. Quem chega para o time já ganha os acessórios na integração. Um outro ponto é que as pessoas podem levar as próprias coisas, conforme preferência e uso. dAn: descArte e reAproveitAmento certos No grupo Dentsu Aegis Network (DAN) houve uma série de mudanças, a começar pelo uso de plástico, tanto para funcionários quando para visitantes. Todos usam canecas de porcelana e as hastes plásticas foram substituídas por colheres de inox. Internamente há um estímulo à reciclagem de alguns materiais, como pilhas e baterias usadas. Foram instalados recipientes de acrílicos nas dependências do prédio do grupo DAN, para o descarte adequado desses materiais. As lixeiras individuais deram lugar a outras centrais com as separações “Lixo Reciclável – lixo seco e limpo” e “Lixo Orgânico e Rejeitos – lixo úmido e ‘sujo’”. Lâmpadas fluorescentes também são armazenas e encaminhadas para a reciclagem. E envelopes de papel são reaproveitados, sempre que possível. jornal propmark - 25 de fevereiro de 2019 49

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