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edição de 25 de maio de 2020

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marcaS Bradesco Seguros aposta em conteúdo digital na quarentena Plataforma Com Você, desenvolvida pela agência AlmapBBDO, traz vídeos com dicas e orientações apresentadas por especialistas e influenciadores Por Alisson Fernández criatividade apareceu “A muito forte neste momento desafiador”. É o que revela Alexandre Nogueira, diretor de marketing do Grupo Bradesco Seguros, ao ser questionado sobre as dificuldades enfrentadas pela companhia frente à pandemia causada pela Covid-19. Com um planejamento totalmente estruturado para o ano de 2020, o executivo precisou tomar decisões rápidas e readequar suas estratégias de comunicação e marketing. “Antes mesmo de a doença se aproximar, já começamos a nos reestruturar. Alguns projetos estão sendo antecipados e outros serão adaptados para o contexto atual”, diz. Um destes projetos foi a plataforma Com Você, desenvolvida pela agência AlmapBBDO, que a seguradora estreou em seu canal no Instagram. A ideia, segundo Nogueira, já existia, mas foi revisitada para trazer um conteúdo diferenciado para as pessoas que sofrem com o distanciamento social. “É muito importante que, mais do que nunca, a gente exerça a nossa assinatura Com Você. Sempre, pois realmente acreditamos nisso. Então, queremos estar próximos das pessoas trazendo opções de conhecimento, lazer e bem-estar que possam ajudá- -las a enfrentar este período de home office. Afinal, é preciso ter muito equilíbrio”. Todos os dias a plataforma traz vídeos com dicas e orientações de temas variados como condicionamento físico, saúde, gastronomia e finanças. As produções são apresentadas por especialistas e influenciadores digitais. “Pensamos muito em como oferecer um conteúdo de qualidade e fazer com que as pessoas se interessassem por eles. Convidamos pessoas que falam com propriedade sobre cada tema e possuem um Alexandre Nogueira: “Este momento trouxe aprendizados inestimáveis” match com a marca. O projeto deve ser realizado até o fim deste mês. Porém, como estamos observando uma boa audiência e quantidade de interações, pois só nos primeiros dias tivemos mais dois milhões de views, ele pode se alongar. Acreditamos que este é um caminho promissor para estar próximo das pessoas, oferecendo um conteúdo relevante e sendo reconhecido por isso”, diz Nogueira. InIcIatIvaS contra covId-19 Além da intenção de ajudar a tornar mais leve o dia a dia das Divulgação “AgorA, mAis do que nuncA, As mArcAs precisAm mostrAr seus propósitos e deixAr clAro que isso é verdAdeiro” pessoas durante o isolamento social, a companhia está investindo em diversas ações que possam combater o coronavírus. Em conjunto com diversas empresas do setor privado, a seguradora participou da iniciativa de construção do Hospital de Campanha no Rio de Janeiro para atender pacientes do SUS. Já no estado de São Paulo, a empresa colabora com a ampliação da capacidade de processamento de exames para o diagnóstico da Covid-19 aos profissionais de saúde. “Comunicamos as doações de forma comedida, pois acreditamos que as empresas precisam prestar este tipo de serviço no momento em que a população ou que os profissionais efetivamente precisam. Vale ressaltar que, internamente, também realizamos várias atividades para os nossos 7.500 funcionários que estão engajados e unidos para prestar os mais distintos serviços aos nossos clientes e parceiros. Além disso, desenvolvemos uma cartilha, hotsite, vídeos e até um 0800 para explicar e tirar dúvidas sobre a doença”, explica Nogueira. Quanto ao futuro pós-pandemia, o executivo acredita que as marcas que conseguirem com que as pessoas enxerguem suas comunicações e ações de forma verdadeira vão sair mais fortes desta situação. “Este momento trouxe aprendizados inestimáveis e fez com que a gente quebrasse alguns paradigmas. Agora, mais do que nunca, as marcas precisam mostrar seus propósitos e deixar claro que isso é verdadeiro. Precisamos fazer com que a comunicação seja simples, objetiva, demonstrando sentimentos e uma postura empática. No futuro, as pessoas e as marcas voltarão diferentes e temos de aproveitar aquilo que aprendemos, colhemos e evoluímos para acelerarmos”, finaliza. 28 25 de maio de 2020 - jornal propmark

MARCAS “A missão do Pinterest é inspirar pessoas” Divulgação Mariana Sensini, head de growth do Pinterest para Brasil e América Latina, celebra os dez anos da plataforma e fala sobre parcerias com marcas como Leroy Merlin, Discovery, Food Network e Tastemade, além de novos produtos pensados especificamente para o público brasileiro, que representa um de seus maiores mercados. São 38 milhões de usuários no Brasil. Na América Latina, registram forte crescimento em países como México, Argentina, Chile e Colômbia. Atualmente, a marca concentra seus esforços de mídia em TV e OOH, mas ainda não monetiza com publicidade na região. O Pinterest pretende passar a investir nessa frente, ainda que sem data para isso. Mariana Sensini, head de growth do Pinterest: plataforma completa 10 anos em 2020 MARINA OLIVEIRA PLATAFORMA O Pinterest não tem os principais atributos para que seja definido como rede social. A interação dos usuários se dá muito mais pelos interesses que eles compartilham do que pelo seu gráfico social. É uma plataforma de descoberta visual. As pessoas não entram para ver as fotos dos amigos e sim para fazer uma navegação mais voltada aos seus gostos pessoais: decoração, coisas para fazer com os filhos. A missão da empresa é ajudar as pessoas a descobrirem ideias para viverem a vida que elas amam. A principal missão é criar uma experiência totalmente personalizada para cada pessoa, inspirar pessoas. DEZ ANOS Este é um ano muito importante para o Pinterest, quando diversas ferramentas serão lançadas globalmente. Ao longo desses dez anos a empresa foi se desenvolvendo como uma plataforma de descoberta visual e tem uma série de funcionalidades que vieram junto com isso. A plataforma de shopping, por exemplo. Hoje são mais de 2,5 bilhões de imagens que foram mapeadas e elas podem ser linkadas a produtos. Há uma série de ferramentas que lançamos, não só por conta dos dez anos, mas que estão sendo aperfeiçoadas, como a aba “Hoje”, que favorece muito o momento da quarentena porque traz ideias para que a gente possa realizar hoje. Todo dia um time cura conteúdo específico relacionado às atividades para serem feitas dentro de casa. MÍDIA Temos parcerias com os canais Food Network e Discovery e, sazonalmente, a gente cria conteúdos para inspirar essas audiências. Para celebrar os dez anos teremos conteúdo exclusivo lá e com creators. Muitos outlets de mídia OOH distribuem vídeos do Pinterest. Os próprios canais da Discovery também são parcerias onde valorizamos os principais criadores de conteúdo, impulsionando não só no Pinterest, mas também nestes parceiros de mídia. Contamos com diversas estratégias, como paid aquisition. Temos as campanhas always on de growth focadas em conversão “O Pinterest ainda nãO mOnetiza, nãO vende Publicidade na regiãO, mas issO vai acOntecer” de usuários e algumas estratégias de compreensão para aumentar awarness da marca. PARCERIAS Temos diversas parcerias com as marcas que produzem conteúdo. A Leroy Merlin, por exemplo, tem o “Faça Você Mesmo” e esse tipo de conteúdo inspira muito o usuário do Pinterest. Temos interesse em impulsionar organicamente, através de highlights editoriais e ferramentas de destaque, conteúdos com apelo para o usuário. Valorizamos essa produção que é pensada exclusivamente para o Pinterest, como fazem Tastemade ou Food Networks. O foco é ter cada vez mais conteúdo na plataforma, principalmente em vídeo, e trabalhar parcerias estratégicas com operadoras. O Pinterest ainda não monetiza, não vende publicidade na região, mas isso vai acontecer, não temos uma data, mas vamos nos estruturar para isso. BRASIL O Brasil é um dos principais mercados tanto em volume, como em crescimento para o Pinterest. Temos uma aproximação muito forte com as áreas de produto, engenharia e marketing, e eles escutam muito feedback do time local na hora da concepção dos produtos. As ferramentas de comunicação que se usam aqui, como podemos tirar vantagem disso para nosso desenvolvimento, o que os criadores precisam, existe uma troca rica de experiências. Sabemos que a base de WhatsApp no Brasil é expressiva, então um dos experimentos que realizamos foi a possibilidade de o usuário fazer um share usando essa ferramenta, o que na Ásia seria um pouco diferente. Nem tudo é supercustomizado e a tendência é que o padrão de navegação seja similar, mas o modelo de distribuição e sinais que a plataforma capta do usuário brasileiro é diferente do sinal de outros países. jornal propmark - 25 de maio de 2020 29

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