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edição de 26 de fevereiro de 2018

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míDia TV Globo, Natura e DPZ&T fazem ação inédita de branded content Série Dias de Kite nasceu dentro da área de mídia da agência para lançar Kaiak Aero, fragrância da linha masculina da marca ClauDia PenteaDo Kite Surf está no centro de O uma ação de branded content inédita no jornalismo da Rede Globo: o projeto Dias de Kite nasceu dentro da área de mídia da DPZ&T para lançar Kaiak Aero, nova fragrância da linha da masculina da marca da Natura, e contempla o esporte que foi escolhido para ser “embaixador” do novo perfume. A parceria Natura, DPZ&T e Globo estreou, no último dia 25, no Esporte Espetacular, como uma série em cinco episódios apresentado por Cris Dias, que acompanha os melhores circuitos do Brasil para a prática do kite surf, em percursos que incluem São Miguel do Gostoso (RN), Jericoacoara (CE), Cabo Frio, Búzios, Praia Seca (RJ) e o encontro das águas dos rios Negro e Solimões (AM). Em destaque, os campeões do esporte como Reno Romeu, André Pena, Gully Brandão e Bruna Kajiya que, nos quatro primeiros episódios, praticam suas manobras preferidas. No último episódio, o público e um júri são convidados a escolher o vencedor das melhores manobras, sendo o troféu oferecido pela Natura. “O projeto nasceu da necessidade de contextualizar o produto dentro do conceito de encontro da água com o ar. Havia a oportunidade de explorar mais o esporte, que tem alta atratividade, mas é pouco conhecido. Daí a ideia de atrelar o projeto ao jornalismo, o que era um grande desafio, que a Globo entendeu perfeitamente”, explica Paulo Lima, head de mídia da DPZ&T. Denise Coutinho, diretora de perfumaria da Natura, afirma que desde o seu surgimento, há mais de 20 anos, Kaiak é a marca da perfumaria masculina da Natura responsável por alimentar e sustentar o território de frescor e liberdade – uma identidade tanto de marca Campeões do esporte, nos quatro primeiros episódios, praticam suas manobras preferidas para conquistar troféu Natura quanto olfativa. “Quando chegamos à fragrância final de Kaiak Aero tínhamos o desafio de traduzir a sensação de extremo frescor que ela traz, consequência das exclusivas notas tônicas. Foi assim que o kite surf entrou na estratégia de comunicação da marca, pois a prática do kite só é possível no encontro do vento forte com a água”, comenta Denise. Segundo ela, a marca Kaiak fala mais com jovens adultos que apreciam atividades outdoor e têm a natureza como “meio de se conectar com as próprias necessidades e desafios”. Para a Globo, a novidade é uma marca entrando no jornalismo - de maneira orgânica, e deixando todo o conteúdo por conta da emissora, segundo Fotos: Divulgação “Projetos de branded content vêm tendo um PaPel imPortante na Perfumaria da natura” Kite surf está no centro de ação de branded content inédita no jornalismo da Globo 16 26 de fevereiro de 2018 - jornal propmark

Lima, da DPZ&T. Nos episódios, há uma vinheta de oferecimento pela marca, que também é vista em bóias ou pranchas. Foi criado um site para o projeto, com conteúdos exclusivos, e todos os detalhes não só do produto como da série e da promoção atrelada a ele, que vale um troféu para o atleta vencedor oferecido pela marca e vouchers de descontos no site da Natura para as pessoas que participarem da votação. Haverá ativação do projeto nas redes sociais tanto por parte da Natura quanto da Globo. Além de uma campanha publicitária em outros meios, para reforçar o lançamento. No Esporte Espetacular, Cris Dias acompanha circuitos da prática do kite surf “Projetos de branded content vêm tendo um papel importante na perfumaria da Natura, pois é um segmento em que a construção de marca é muito importante”, comenta Lima. A Natura vem investindo em projetos de branded content há alguns anos e, no ano passado, entrou na novela A Força do Querer, na Globo. “A diferença em fazer branded content versus um patrocínio de um conteúdo já pronto é que, na primeira opção, você tem algo exclusivo, uma história que somente a sua marca pode contar, que é o que procuramos na Natura”, afirma Denise. Emissora lança campanha pela valorização do ensino de qualidade Globo se uniu a diversos A parceiros de educação para lançar uma campanha que terá início no enredo e nos intervalos de Malhação: Viva a Diferença, e terá diversos desdobramentos ao longo do ano, no jornalismo e no entretenimento, em todas as plataformas. No capítulo de Malhação da próxima quarta-feira (28), o personagem Luis, interpretado por Ângelo Antonio, é um publicitário que apresenta para Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora do colégio público Cora Coralina, o primeiro filme da campanha de valorização à educação pública - cujo tema é Você é o público da escola pública. O autor Cao Hamburger escreveu a cena que faz história na comunicação da Globo: nunca antes uma campanha foi lançada desta forma. A causa: mobilizar a sociedade por uma educação pública de qualidade e enfatizar a importância do envolvimento de todos – educadores, alunos, familiares e comunidade. São parceiros da campanha Unicef, Fundação Roberto Marinho, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Associação Nova Escola, a Organização Cidade Escola Aprendiz e Todos pela Educação. Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo, afirma que o envolvimento da Globo com a causa da educação já é realidade há muito tempo, em especial nos últimos cinco anos, mas que este novo eixo de atua- Sergio Valente: “A Globo está cumprindo o papel dela de mobilizadora social” Divulgação ção nasceu de muitas conversas e a constatação de que, se mais de 80% dos jovens no Brasil estudam em escola pública (segundo dados do Censo Escolar 2017), ela é um projeto de toda a sociedade. Entre os eixos de trabalho voltados para a educação por parte da Globo estão, por exemplo, a volta às aulas, a valorização do professor (bom exemplo é a campanha Gente que faz gente, de valorização do educador, lançada há dois anos), e ainda o incentivo à leitura. Há ainda ações complementares, como o Criança Esperança, sob orientação da Unesco. “Percebemos que era preciso mostrar que, apesar de toda a dificuldade que a escola pública vive, diante da dedicação de alunos, educadores e dos pais, ela funciona. Essa tríade consegue cobrar e exigir da sociedade, do Governo. E quando os governos entregam a educação, ela responde. Precisávamos mostrar para estes 80% de jovens brasileiros, que é possível”. Em uma etapa posterior, a campanha contará com depoimentos de quem construiu sua trajetória na escola pública, enquanto o jornalismo da emissora já vem mostrando em diversas oportunidades exemplos bem-sucedidos de pessoas que estudaram na escola pública. “A Globo está cumprindo o papel dela de mobilizadora social, e queremos que toda a sociedade assine esta campanha conosco. A sociedade toda tem de entender que ela é público da escola pública, daí o bordão da campanha Cobre, cuide, compareça”, diz Valente, que convida a sociedade e todo o mercado de comunicação a colaborar com a campanha, pois todos devem se sentir comprometidos com a causa. A diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo, ressalta que a campanha estará no ar, com diversos desdobramentos, ao longo de todo o ano. É uma maratona, sempre mostrando o “meio copo cheio” da escola pública, como ela diz. Ela acredita que a mobilização pode ajudar a acelerar o processo de melhoria de qualidade da escola pública que, se seguir os passos atuais, vai precisar de quase um século para se equiparar à de um país desenvolvido. “Tem muita qualidade localizada em escola pública, e esses exemplos precisam se tornar exemplos nas redes. Os pontos luminosos precisam iluminar a rede como um todo”. CP jornal propmark - 26 de fevereiro de 2018 17

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