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edição de 26 de março de 2018

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AGênciAs Publicis

AGênciAs Publicis Groupe apresenta planos para chegar à liderança em 2020 Arthur Sadoun, chairman e CEO do grupo, afirmou que dará mais atenção ao posicionamento de consultoria de negócios aos clientes Claudia Penteado Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, terceiro maior grupo de publicidade do mundo, anunciou alguns dos passos que pretende dar para chegar à liderança da indústria até 2020. Durante o Investor Day, em Londres, na semana passada, Sadoun apontou claramente alguns caminhos: a atenção maior ao posicionamento de consultoria de negócios para os clientes. O foco será, a partir de agora mais do que nunca, com suas empresas, as áreas de dados, conteúdo e consultoria & tecnologia, oferecendo o que ele considera uma nova proposta para o mercado, baseada em marketing e transformação de negócios. A contratação recente de Nick Law (ex-R/GA) para liderar criativamente todas as empresas do grupo representa este novo approach, segundo o executivo. “Haverá poucos vencedores. Mas porque a mudança está no nosso DNA e tomamos algumas atitudes em tempo hábil, acreditamos que estamos no caminho do sucesso. Nós precisamos acelerar as mudanças e dar aos nossos clientes o que eles precisam no futuro”, disse Sadoun. O plano para os próximos três anos se chama Sprint to the future (que seria algo como Corrida para o futuro) e baseia- -se em três pilares. O primeiro é a oferta da agência no engajamento one-to-one com consumidores, em escala. “Sabemos que atingir consumidores em todos os momentos de sua jornada é o santo graal, e o que vai garantir o sucesso dos clientes no mundo digital. Que se torna possível se o marketing e a TI convergirem, para conectar dados, conteúdo e tecnologia. E nós sabemos exatamente como entregar isso com nossa plataforma PeopleCloud”, afirmou Sadoun. Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe: “Queremos crescer organicamente 4% até 2020” O executivo destacou ainda o processo intitulado criatividade dinâmica, que garante a qualquer ideia criativa se transformar em conteúdo personalizado. “Sabemos como ajudar os clientes a transformarem seus modelos de negócio e se adaptarem ao novo mundo através do processo de ‘digital business transformation’”, destacou. O segundo pilar do plano Sprint to the Future se baseia na aceleração da transformação de uma empresa multinacional em uma plataforma para se adaptar às necessidades de clientes, em escala. Dentro dela, seis ações se farão necessárias: colocar o cliente no centro; quebrar barreiras e silos dentro do grupo; dividir as áreas em dados, conteúdo e tecnologia; construir apenas um modelo de entrega no mundo com foco em dados, criatividade, tecnologia, conteúdo e produção digital; implantar a “não estamos procurando desculpas ou enterrando nossas cabeças na areia” Alê Oliveira rede Marcel, que conectará os colaboradores do grupo (em 2020, 90% das pessoas estarão conectadas), e investir tanto em treinamento como em um ambicioso plano de aquisições com foco em dados, conteúdo, tecnologia e consultoria. O terceiro pilar do plano é entregar lucros para os investidores, claro. Sadoun fala que o grupo espera acelerar o valor das ações nos próximos três anos. “Conseguimos entregar bons resultados em 2017 e, agora, precisamos repetir isso pelos próximos três anos. Queremos crescer organicamente 4% até 2020. A intenção também é ampliar nossa margem de lucros entre 30 e 50 pontos, anualmente, até 2020”, disse. Isso tudo significará reduzir custos. “É tempo de desafios na indústria e não estamos procurando desculpas ou enterrando nossas cabeças na areia. Estamos agindo”, falou. 38 26 de março de 2018 - jornal propmark

AgênciAs REF+ conquista a comunicação digital de Frango Assado e Viena Empresa cresceu 27,5% no ano passado e vai fechar o primeiro trimestre deste ano com novas contas e planos de expansão para América Latina KELLY DORES Observando o número elevado de concorrências no mercado publicitário, Ricardo Calfat, sócio e COO da REF+, fala sobre sua mais nova conquista: as contas digitais de Frango Assado e Viena, marcas que pertencem ao Grupo IMC. “Eu sinto que o mercado está mais confiante. O ano passado foi um ano de muitas concorrências. Acho que foi recorde de concorrências. Ouvi um número de que foram mais de 300”, diz Rico, como é mais conhecido no mercado. “A concorrência, querendo ou não, é um mal necessário para a agência. Ela te sacrifica, é custosa, puxa energia, porque numa concorrência de três, quatro agências, que é o básico, você tem 25% de chance de ganhar. Todo mundo participa para ganhar”. A REF+ vai cuidar de toda comunicação digital de Viena e Frango Assado, contas que estavam na Inkuba e Zoly. Viena é uma das maiores redes de restaurantes do Brasil e possui mais de 40 anos. Frango Assado, que tem 65 anos de história, está posicionada como a principal rede de estabelecimentos multisserviços do estado de São Paulo, com 25 lojas. Outra recente conta da agência é a porção digital de Despegar.com na América Latina, que levou o executivo a contratar dez profissionais latinos, como mexicanos e chilenos, para montar um hub latino na REF+. “Minha ideia é crescer para a América Latina. Já temos uma operação grande para Despegar. Em fevereiro ganhamos a conta total. A gente tem o Decolar.com em todo o Brasil e na América Latina, e tinha a conta offline de Despegar. Eles fizeram concorrência e ganhamos o digital também na região”. Segundo Rico, que tem como sócios Renato Pereira, Eduardo Barros e Fernando Calfat, 2017 Ricardo Calfat, sócio e COO da REF+: “Minha ideia é crescer para a América Latina” foi um ano de crescimento. “A agência cresceu 27,5%, ficamos entre as cinco agências que mais cresceram em negócios. Para este ano, as projeções são de que 2018 tende a ser melhor. No ano passado, lançamos o Grupo REF, que é formado pela Black Door (produtora), 4PR (agência de PR que tem também como sócio Alexandre Spínola) e a REF+. Estou vendo Divulgação agora todas as empresas. A 4PR triplicou de tamanho, porque é uma startup e cresce muito”. A REF+, como a maioria das agências, está diversificando os negócios. “Os negócios são complementares entre agência, produtora e PR. Para Barilla, por exemplo, fazemos redes sociais, PR, conteúdo, criação de campanhas e produção”, diz. O executivo conta também “Estamos divErsificando os sErviços. o mErcado dE agência dE 15 anos atrás Era outro. HojE o nEgócio complicou E sE divErsificou” que a agência está com três youtubers e com projeto para apresentar mais dois ao mercado. “Fazemos toda parte de conteúdo e negociação com as marcas. Esse é outro passo bacana. Estamos diversificando os serviços. O mercado de agência de 15 anos atrás era outro. Hoje o negócio complicou e se diversificou”. MERcADO LiVRE Rico se anima ao falar do trabalho desenvolvido para o Mercado Livre, cliente reconquistado em 2016. Ele destaca que 2017 foi um ano incrível da REF+ com o Mercado Livre e fala sobre os resultados. “Ganhamos Top of Mind com eles. Mercado Livre teve no Natal 422% de aumento em vendas; 194% de crescimento em Black Friday; 115% no Dia das Mães e 142% no Dia dos Pais”, comemora. “Além disso, a campanha de Natal do Mercado Livre foi a mais vista no YouTube em dezembro e a segunda mais vista durante 2017. Este ano já estamos a todo vapor com eles. Criamos para a marca o manifesto #FreteAbusivoNão, que está sendo o maior sucesso e é contra o aumento no frete dos Correios”. A REF+ atende também Movida e VR Benefícios, entre outros clientes. jornal propmark - 26 de março de 2018 39

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