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edição de 26 de novembro de 2018

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ESPECIAL TV PAgA VOD e

ESPECIAL TV PAgA VOD e streaming são alternativas para emissoras na era everywhere Canais que exploram o Pay TV enfrentam queda de vendas no formato tradicional, mas investem em mobilidade e distribuição sob demanda Divulgação/Cleiby Trevisan Matheus, Maisa Silva e Kauan no MPN (Meus Prêmios Nick), conteúdo exclusivo que movimenta a programação do canal Nickelodeon, da Viacom, que é dirigido para o público jovem Paulo Macedo mercado de TV paga vive O um momento desafiador no Brasil. De acordo com Manuel Belmar, diretor-geral de operações da Globosat, há sinais de recuperação, mas os investimentos ainda estão cautelosos diante dos efeitos da perda de musculatura da economia. “Tivemos uma redução na base de assinantes, mas por outro lado as audiências, tanto no linear quanto no digital, continuam crescendo. Ou seja, quem tem acesso ao conteúdo continua envolvido e engajado. E isso para nós é muito positivo”, explica Belmar. Como contempla o VOD (Video On Demand)? E o streaming? Belmar responde: “Todos os planos comerciais atualmente consideram a exibição multiplataforma, e já oferecem oportunidades nas plataformas da nossa Família Play (como o Globosat Play, Telecine Play, Premiere Play e Combate Play) e ações em redes sociais. Há uma possibilidade imensa de formatos que poderão ser mais adequados para cada campanha ou cada cliente, e isso hoje já faz parte da rotina das nossas equipes comerciais. A principal observação que faço é que os novos hábitos e a forma com que os conteúdos são consumidos acabam moldando as entregas. Acho que este é um movimento que se estendede maneira consistente não só pela marca corporativa como também pelos vários canais, serviços e aplicativos que pretendemos lançar ao longo dos próximos anos. Continuamos investindo em novas tecnologias e desenvolvendo produtos, marcas e parcerias de alto valor. Levamos nossos parceiros anunciantes junto conosco ao longo dessa jornada”, detalha o executivo da Globosat, pioneira no serviço de VOD. O usuário quer ter a programação disponível no momento que determinar. Daí a impor- “Fazemos streaming de toda a programação ao vivo dos nossos 11 canais a partir do app da FoX, que pode ser acessado em plataFormas móveis, chromecast e consoles de videogame” 46 26 de novembro de 2018 - jornal propmark

Getty Images Fotos: Divulgação Rogério Francis explica que transformação digital não é mais baseada apenas no VOD A atriz Taís Araújo no Miaw, prêmio da MTV, da Viacom, para artistas da geração Y tância da complementaridade entre as plataformas. Essa interação pode ocorrer em qualquer tela. É a materialização, nas palavras de Belmar, “da TV everywhere”. “Os investimentos robustos realizados pela indústria de TV paga nos serviços de TV em qualquer lugar e vídeo sob demanda nos últimos anos tem se confirmado como um grande sucesso junto ao público de TV paga, que percebe o valor de contar com as opções que lhe interessam.” Ari Martire, diretor sênior de brand solutions da Viacom Brasil, vê o mercado de TV paga como o canal para a exibição de conteúdos segmentados e de qualidade. “A Viacom percebeu esta mudança a tempo e não parou de produzir conteúdos de qualidade; produzimos 95% dos conteúdos de nossas marcas e entendemos que as pessoas querem consumi-los de diferentes maneiras, por isto nem nos vemos mais como uma empresa de ‘canais’, mas de conteúdo, e este conteúdo deve estar onde as pessoas o querem, seja na TV, nas redes, aplicativos ou plataformas de streaming”, observou Martire. O VOD, nas palavras de Rogerio Francis, diretor sênior de distribuição da Viacom, é a grande oportunidade para a expansão do mercado. “A TV por assinatura está sendo afetada como qualquer outro mercado em função da crise econômica que impactou todas as classes socioeconômicas, no momento em que a crise transformar em crescimento, seguramente vamos voltar a crescer. O VOD será uma forma de experiência sim na TV Paga, seja diminuindo os cancelamentos bem como entregando uma forma alternativa de assistir o conteúdo, entretanto também será uma forma de crescimento das empresas produtoras de conteúdo, como no caso da Viacom, detento- Ari Martire, diretor da Viacom: “Produzimos 95% dos conteúdos de nossas marcas” Piestun fala que conteúdos podem ser assistidos quando e como o assinante quiser O executivo Manuel Belmar, da Globosat: “Interação pode ocorrer em qualquer tela” “eu não diria que a transFormação digital está baseada no vod e sim no conteúdo disponível nas plataFormas de ott, como no caso do noggin, iniciativa da viacom” ra de 95% dos direitos do que produz. Hoje eu não diria mais que a transformação digital está baseada no VOD e sim no conteúdo disponível nas plataformas de OTT, como no caso do Noggin, uma iniciativa OTT da Viacom”, detalha Francis. A FOX Networks Group (FNG) Latin America é um hub completo de criatividade e inovação, muito além da TV. Para Michel Piestun, diretor-geral da empresa no Brasil, o importante é conhecer o comportamento da audiência. “Fazemos streaming de toda a programação ao vivo dos nossos 11 canais a partir do App da FOX, que pode ser acessado em plataformas móveis, como celular e tablet, SmarTVs, Chromecast e consoles de videogame. Temos também um catálogo on demand com temporadas completas de sucessos como The Walking Dead, Outlander, Pose, The Resident, This is Us, American Horror Story, Trust e Arquivo X, entre outros, para serem assistidos quando e como o consumidor quiser. Para ter acesso ao App da FOX, o consumidor pode assinar uma mensalidade com operadoras de TV, celular ou banda larga ou ainda através do Google Play e Apple Store”, detalha o executivo. jornal propmark - 26 de novembro de 2018 47

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