Views
5 years ago

edição de 27 de agosto de 2018

  • Text
  • Brasil
  • Agosto
  • Propmark
  • Jornal
  • Marcas
  • Marca
  • Anos
  • Marketing
  • Campanha
  • Mercado

eyond the line As

eyond the line As eleições e microgen/iStock a comunicação Conseguir mais tempo de exposição é bastante relevante, mas mais importante é o conteúdo Alexis Thuller PAgliArini Está chegando a hora da verdade! Os candidatos ao Congresso e ao Executivo nacional e estadual partem para um processo concentrado de comunicação visando ao convencimento de potenciais eleitores para suas causas e propósitos. Uns apostam todas as fichas no universo online, procurando atrair e engajar simpatizantes para uma campanha peer to peer, pessoa a pessoa, tendo como base as redes sociais. Outros confiam muito mais no velho e bom horário político e nas inserções publicitárias convencionais. Um dos candidatos de maior peso apostou tudo numa coligação que permite um tempo de exposição na mídia convencional muito maior que os concorrentes. E é aí que começam a pintar os questionamentos. Nós, do universo da comunicação, sabemos da importância de um posicionamento consistente como ponto de partida para uma campanha eficaz. Conseguir mais tempo de exposição, portanto, é bastante relevante, mas mais importante ainda é o conteúdo, a mensagem a ser veiculada. tilo de “os fins justificam os meios” e optam por uma via mais purista, sem composições oportunistas. Mas o tabuleiro desse complexo jogo é repleto de peças e movimentos de difícil entendimento e domínio. Apesar das características muito próprias, a complexidade desse jogo existe também fora da política. As empresas também encontram grande dificuldade em equacionar sua comunicação nesse mundo de meios difusos e múltiplos. Pensando na estratégia do mix de meios, o que é melhor, um plano de mídia intensiva (que aposta na força da frequência) ou uma comunicação mais seletiva, que confia no engajamento e na participação ativa do público, que deixa de ser simplesmente um “alvo” para se tornar um protagonista no processo de comunicação? Valem mais os GRPs ou TRPs ou os “likes” e compartilhamentos? Levante a mão aí quem tem a solução dessa equação. Muito difícil! Pensando no conteúdo, vale mais um posicionamento baseado em pesquisas, entregando o que o público quer ver e ouvir, ou acreditar na autenticidade e no discurso genuíno, mesmo que desagrade a uma parcela do público? Lobos em peles de cordeiros serão identificados? A decisão pragmática de se aliar a “parceiros” acostumados ao “toma lá dá cá” da política simplesmente para se obter mais tempo na mídia é sujeita a grandes riscos. A frequência é inegavelmente poderosa. Costumava-se dizer que “uma mentira, contada muitas vezes, vira verdade”. Mas há uma parcela significativa da população que está muito mais atenta, crítica e certamente resistirá ao bombardeio de mensagens se não encontrar consistência. Por outro lado, há aqueles políticos que preferiram ser fiéis aos seus princípios e não fazer concessões como forma de ampliar o espectro de atingimento de potenciais eleitores, seja pelo maior tempo na mídia, seja pela conquista de mais cabos eleitorais. Um deles, um outsider, confia muito mais no discernimento e na vontade de seguidores que estão fartos do pragmatismo ao es- Por que políticos com ficha corrida mais suja que muitos bandidos continuam sendo eleitos? Será verdade que quem elege os políticos é o “povão” despreparado e inculto, desinformado e manipulável? Será que ainda é assim? Sabemos o quão grande é o contingente da população brasileira com baixa educação. É uma verdade inquestionável. Mas será que a capacidade de discernimento não aumentou depois de tanta porrada e sofrimento com maus políticos? Isso só o tempo dirá. Fica a torcida para que, de tanto apanhar, o povo não seja um alvo fácil de propostas populistas e oportunistas e então tenhamos resultados mais alentadores nesse processo seletivo de tanta importância para todos nós. Que a força da verdade e da retidão prevaleça! Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) alexis@fenapro.org.br 44 27 de agosto de 2018 - jornal propmark

Your tranquility is a result of our quality. Discovery Sua tranquilidade out where we can é help o you. resultado da nossa qualidade Nós We transformamos transforme your seu dream sonho em in realidade a reality on no paper. papel. “The “A qualidade quality do of paper papel e and o processo the printing de impressão process são nossas are our prioridades priorities para for the a melhor best delivery.” entrega.” Tiago Ferrentini - Executive Diretor executivo director Targeted Revistas Newspapers Jornais e Didatic Livros Catalogs Catálogos and e Paper Papel segmentadas magazines Tablóides Tabloids Didáticos books yearbooks anuários recycled reciclado We transforme your dream in a reality on paper. Para For mais more informações information, ligue call us para on +55 11 2065 11 2065 0766 0766 ou envie or drop um email us an - email orcamento@referenciagrafica.com.br Para For maiores more information, informações call ligue us on para +55 11 112065 0766 ou envie um or drop e-mail us para an email orcamento@referenciagrafica.com.br Rua Rua François François Coty, Coty, 228 228 | | Cambuci, São São Paulo Paulo -- SP SP | | Brasil Brazil | | www.referenciagrafica.com.br Rua Rua François François Coty, Coty, 228 228 | Cambuci, | Cambuci, São Paulo São Paulo - SP | - Brazil SP

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.