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edição de 27 de janeiro de 2020

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mídia PROPmaRK completa

mídia PROPmaRK completa 55 anos de circulação ininterrupta em 2020 Como parte das celebrações, jornal traz selo comemorativo que vai circular até a edição especial de aniversário; criação é da F&Q Brasil PROPMARK abre as celebrações O pelo aniversário de 55 anos de circulação ininterrupta. Nesta edição, o jornal traz o selo comemorativo alusivo à data, que vai circular até a edição especial de aniversário, em 18 de maio. A criação é da agência F&Q Brasil, dos sócios Paschoal Fabra Neto e Fernando Quinteiro, que faz parte da M&C Saatchi Group. “Procuramos trazer para a marca PROPMARK a simbologia dos 55 anos, sem alterar em grandes proporções o equilíbrio do logo. Para isso, enxergamos na tipografia uma forma de agregar o número 5 às letras P e R, formando a idade do aniversário”, explicou a agência. Marcelo “Catchola” Carlini assina a criação do selo. A F&Q também será a agência responsável pela campanha comemorativa. Além da edição especial, a Redação também prepara outras ações exclusivas para marcar a data, como Jovem Pan estreia estúdio 100% digital para o programa Pânico Novo espaço é equipado com telão 4K e terá plateia reservada para os espectadores; o ministro Sérgio Moro é o convidado desta segunda (27) Pânico, da Jovem Pan, está O com novo estúdio totalmente digital. A estreia será nesta segunda-feira (27), com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O novo estúdio é equipado com telão 4K e sistema de áudio e vídeo 100% digital. O programa completa 27 anos em 2020, soma mais de 5 milhões de seguidores em redes sociais, além de 2 milhões de inscritos no canal do You- Tube. Comandado pelo jornalista Emílio Surita, compõem também a bancada o economista Sammy Damma, a dupla de humoristas André Marinho e André Alba, e os comentaristas Marina Mantega e Daniel Criação do selo comemorativo é da agência F&Q Brasil Divulgação A comentarista Marina Mantega compõe a bancada comandada por Emílio Surita o Fórum PROPMARK, evento que vai reunir palestrantes e convidados para um debate em torno do tema “A integração das mídias para a eficiência da comunicação”. A história do jornal começa com a publicação da coluna Asteriscos, no antigo Diário Popular. O espaço, assinado por Armando Ferrentini (publisher do PROPMARK até hoje), era dedicado à cobertura do mercado publicitário e foi o embrião deste semanal. A seção surgiu no dia 21 de maio de 1965. Após 19 anos no Diário Popular, a coluna foi transformada em Caderno Propaganda & Marketing e passou a circular como um suplemento dos jornais Gazeta Esportiva e Folha da Tarde. Em 1999, nova mudança. O Propaganda & Marketing passou a ter circulação independente e deixou de usar a palavra “Caderno”. Em 2007, a publicação simplificou a marca e passou a ser chamada apenas de PROPMARK. Divulgação Zuckerman. “O novo formato faz parte desta convergência digital que a Jovem Pan vem construindo ao longo dos últimos anos. Nosso objetivo é acompanhar as mudanças e oferecer à nossa audiência um conteúdo que abre espaço para o debate de forma descontraída e relevante, onde todos possam emitir suas opiniões criando desta forma um diálogo nacional”, explica Surita. Mais uma novidade será a plateia reservada para receber espectadores e convidados dentro do novo estúdio. O Pânico vai ao ar no dial AM 620 e FM 100,9, de segunda a sexta-feira, das 12 às 14h, e no canal de entretenimento da Jovem Pan, no YouTube. 12 27 de janeiro de 2020 - jornal propmark

MARINA OLIVEIRA Embora a imprensa venha enfrentando severas críticas e problemas nos últimos anos, dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) demonstram que houve crescimento na média da circulação de três dos cinco maiores jornais do país durante o ano de 2019, em comparação com o ano anterior. Os indicadores demonstram que a Folha de S.Paulo cresceu e liderou a circulação entre os veículos, com 328.438 exemplares diários pagos, número que representa aumento de 6,4% em relação a 2018. Já O Globo, que aparece em segundo lugar, teve 323.172 exemplares (7,2%). O Estadão, que figura em terceiro com 242.373, registrou decréscimo de 0,8%. O Super Notícia, de Minas Gerais, teve média de 193.105 (3,1%). De acordo com os dados, a Folha também é líder na média mensal de circulação das edições digitais, com 236.059 acessos. O Globo aparece em segundo, com 213.352. Na média geral de 2018, o Estadão viu crescer sua circulação no ambiente digital, com 141.536 (5,5%). Já o Zero Hora, de Porto Alegre, recuou de 181.183 exemplares em 2018 para 163.594 no ano passado, considerando sua média geral de circulação de impresso somada ao digital. Para Pedro Silva, presidente do IVC, há uma tendência de aumento das edições digitais. “Há quatro anos a gente vem vendo a edição digital ultrapassando a impressa e este movimento continua cada vez mais intenso.” Segundo Silva, esse movimento, porém, não significa necessariamente o fim da edição impressa. “É muito difícil fazer essa previsão. Continua caindo e a tendência é de quemíDIa Dados do IVC mostram crescimento na circulação dos jornais em 2019 Mesmo debaixo de críticas, veículos registraram números positivos e assinaturas digitais continuam crescendo, sendo tendência em 2020 Pedro Silva: análise jornalística é o porto seguro para que as pessoas entendam tudo com mais profundidade da [...], mas não dá para prever, neste momento, quando e se vai terminar totalmente.” ElEIçõEs Tradicionalmente, em anos eleitorais acaba elevando a circulação de jornais no país. Mesmo não tendo havido eleições em 2019, um dos fatores que podem ter contribuído para o aumento dos indicadores, segundo Silva, foi a agenda do governo. “Tivemos os debates sobre as reformas da Previdência, econômica, do Judiciário e este é um ambiente onde há grande complexidade. A análise jornalística é o porto seguro para que as pessoas entendam com mais profundidade os impactos e as consequências”. Ainda de acordo com Silva, este ambiente foi importante para o setor, assim como a propagação das fake news. “É com o jornalismo que você vai descobrir o que é verdade ou “Há quatro anos a gente vê a edição digital ultrapassando a impressa” Divulgação não. E as fake news continuam crescendo. As pessoas procuram se informar melhor e acho que é um movimento interessante este de ser um ano de crescimento de circulação e audiência, mesmo não sendo um ano de eleição”, explica. Em 2020, o pleito será local e este cenário, diz, “favorece as coberturas regionais. Não será num único jornal que você encontrará a visão de todas as cidades do Brasil. É uma grande curiosidade ver como vai ser o desenrolar disso ao longo do ano”, reflete. O ano de 2020 ainda promete, de acordo com o executivo, crescimento das assinaturas digitais. “Não especificamente por causa da eleição [...], mas pela movimentação do consumidor de estar cada vez mais conectado. Mas, se por conta da eleição terá um impacto na circulação digital, isso eu não consigo fazer previsão neste momento”, finaliza. jornal propmark - 27 de janeiro de 2020 13

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