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edição de 27 de junho de 2016

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seios femininos nas redes sociais. Esse GP é uma iniciativa que une o Cannes Lions com a United Nations Foundation, organização liderada pelo executivo Aaron Sherinian. O projeto chama a atenção: para incentivar o exame de câncer de mama, a equipe de criação da agência, liderada por Gaston Bigio, fez uso dos protestos contra a censura à nudez de mulheres nas redes sociais. Os censores, por outro lado, não fazem objeção à exposição de ‘nudez’ de homens. Pode Arnaldo? Na campanha Tetas x tetas, os “seios” de um homem são usados para mostrar o passo-a-passo do procedimento. O filme começa com uma mulher jovem com os seios cobertos pelas logomarcas do Facebook e do Instagram. Em seguida, um homem entra na sua frente e ela passa a explicar didaticamente como fazer o autoexame para constatar indícios da doença manipulando os seus mamilos. A ação da David incentiva mulheres e homens a não se descuidarem porque o mal atinge ambos os sexos. Foram mais de 193 milhões de likes nas redes sociais e um retorno de US$ 17 milhões de mídia espontânea, como enfatizou Sherinian. “A comunicação nos ajuda muito nesse processo de difusão de soluções práticas. O câncer de mama é um problema global e temos de sensibilizar homens e mulheres. A prevenção é o passo mais acertado para evitar a evolução dessa doença”, disse o executivo. O trabalho da David conquistou Leão de ouro em Health & Wellness e, como não ganhou GP, concorreu com os demais ouros ao GP For Good. A dupla Eleanor Howe e Lina Benmansour, da DigitasLBi, da França, ganhou o Young Health Lions com ação Alimento para o cérebro para ajudar cuidadoras na interação com crianças. Man Boobs, da David, de Buenos Aires, para a Macma, ficou com o Grand Prix For Good do Lions Health 2016 Leões do BrasiL PHarma títuLo agência anunciante Prêmio Parkinsounds Havas Life Teva Neuroscience Ouro Vacina antirrival Ogilvy BandSports Prata Parkinsounds Havas Life Teva Neuroscience Prata Pee against the luts wrong diagnosis Triunfo Sudler Campinas Astelas Farma HeaLtH & WeLness Bronze títuLo agência anunciante Prêmio Não julgue, beije F.biz Closeup Prata ranking País gP ouro Prata Bronze totaL Reino Unido 1 4 3 2 10 Austrália 0 0 1 4 5 Argentina 0 2 1 1 4 Japão 0 1 1 0 2 França 0 0 2 0 2 EUA 0 0 2 0 2 N. Zelândia 0 1 1 0 2 África do Sul 0 0 1 1 2 BrasiL 0 0 1 0 1 Canadá 0 0 1 0 1 28 27 de junho de 2016 - jornal propmark

cannes 2016 Desempenho do Brasil em Radio segue padrão dos últimos anos Africa, DM9DDB e AKQA garantem quatro Leões, mesmo número do ano passado, só que em 2015 número de peças finalistas foi maior Rafael Vazquez - de Cannes Sem surpresas, assim como vem ocorrendo nos últimos anos, o Brasil garantiu Leões na competição de Radio do Cannes Lions. Este ano foram quatro – três de bronze e um de prata (veja tabela nesta página) –, desempenho idêntico ao do ano passado. A única diferença estatística é que, em 2015, o país chegou à final com oito indicações e, nesta edição, foram seis candidatos no shortlist. Desta maneira, o Brasil repetiu seu melhor desempenho na área desde 2012, quando conquistou cinco Leões. Em 2011, foram três; em 2013, um; e em 2014, três novamente. Nesta última edição do Festival Internacional de Criatividade, a prata foi para a Africa, com School Zone Radio, criada para a Suzuki. Dois dos bronzes ficaram com Detector de Mentira, da DM9DDB para a 89 FM, que faturou um na categoria Uso do Rádio como Mídia e outro por Mídia e Publicações. O terceiro é da AKQA, com Don’t Look Away (Não Olhe Longe), para a Usher. Também concorriam na final e ficaram sem Leões Test Drive, da Isobar para a Fiat, e Detector de Mentira, da DM9, que não conseguiu o seu terceiro Leão pela categoria Uso de Áudio. Na avaliação de Rafael Urenha, CCO da DPZ&T, jurado brasileiro da área, o resultado pode ser celebrado. “Conseguimos manter o número de Leões do ano passado, o que é uma vitória, e com campanhas que tinham integração tecnológica. O desempenho mostra que continuamos fortes em rádio”, diz. Urenha elogia as iniciativas de utilizar novas soluções para a mídia mais antiga contem- plada pelo festival, mas chama a atenção para a força do rádio pura e simplesmente pelo que ele é. “A escolha do Grand Prix por uma campanha de rádio tradicional passa pela ideia de fortalecer o que o rádio sempre foi. É um veículo que propõe uma ligação com linguagem muito direta. A tecnologia possibilita a gente a criar novas espécies de campanhas, e isso é bom, mas precisamos ter cuidado para não nos afastarmos demais da essência de o que é o rádio realmente”, pontua Urenha. gRanD PRix Tom Eymundson, CEO do Pirate Group e presidente do júri de Radio, disse que o processo de definição do Grand Prix exigiu tempo e muita discussão, que invadiu a madrugada. “Nós começamos a conversar sobre os únicos três outros que concedemos para escolher o melhor. Eles tinham características muito diferentes, mas todos estavam em condições. Por isso demoramos a chegar em um consenso”, revelou. No fim, os jurados optaram em dar o GP para a campanha The Everyman Meal, da Ogilvy&Mather Johannesburg para a rede de fastfood KFC. Produzidos em um formato bem tradicional para a mídia em questão, os spots usam linguagem acessível, dinâmica, direta e bem-humorada ao melhor estilo rádio. “Apesar de ser direcionado para um público de uma região específica, contém uma mensagem universal que pode atrair a atenção de qualquer pessoa”, afirma Eymundson. Os anúncios brincam com a preocupação exagerada dos homens em não perder nunca a masculinidade nas situações do cotidiano. Rafael Urenha: “Conseguimos manter o número de Leões, o que é uma vitória” Alê Oliveira Leões BRasiLeiRos TíTuLo agência anuncianTe PRêmio School zone radio Africa Suzuki Prata Detector de verdades DM9DDB 89FM Bronze Detector de verdades DM9DDB 89FM Bronze Don’t look away AKQA Usher Bronze Ranking País gP ouRo PRaTa BRonze ToTaL África do Sul 1 1 4 6 12 EUA 0 0 4 4 8 Espanha 0 1 2 3 6 BRasiL 0 0 1 3 4 Reino Unido 0 2 0 1 3 Índia 0 0 2 1 3 Canadá 0 0 0 3 3 Nova Zelândia 0 0 2 0 2 Emirados Árabes 0 0 1 1 2 França 0 0 1 0 1 jornal propmark - 27 de junho de 2016 29

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