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edição de 27 de junho de 2022

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CANNES LIONS

CANNES LIONS 2022 Com dez Ouros e sem Grand Prix, Brasil encerra festival com 70 Leões Africa foi, pelo segundo ano consecutivo, a agência brasileira mais premiada, com 15 troféus; VMLY&R e David completam o top 3 Vinícius noVaes – de cannes Cannes Lions 2022 rendeu O ao Brasil o total de 70 Leões, dois a mais que na edição do ano passado – dez de Ouro, 21 de Prata e 39 de Bronze. No entanto, diferentemente de 2021, o país terminou o festival sem um Grand Prix sequer. Com dois Ouros, seis Pratas e sete Bronzes, a Africa repetiu o feito do ano passado e terminou na ponta no ranking das agências brasileiras mais premiadas do Cannes Lions. Ela também foi eleita a Agency of Engangement do festival. A VMLY&R subiu uma posição em relação a 2021 e ficou com a vice-liderança, somando dois Ouros, três Pratas e seis Bronzes, e ganhou como Agência do Ano de Cannes na track Entertaiment. Na sequência ficou a David, que levou dois Ouros, três Pratas e três Bronzes. A GUT SP, com quatro Pratas e sete Bronzes, apareceu em quarto, e a Tátil Design, com dois Ouros, completou a lista das cinco agências brasileiras com mais pontos. A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente novamente deram a tônica das campanhas mais premiadas por um júri que se demonstrou muito mais exigente do que nos outros anos. Pelo lado brasileiro, destaque para Jatobá Refugiado, criado pela Africa para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Abip). Ouro em Outdoor, o Leão foi entregue a Txai Suruí, do povo Paiter Suruí. A ação retrata a trajetória de um jatobá, uma das muitas espécies ameaçadas de extinção na região na Amazônia, que decide pedir refúgio em Prêmios Do BrAsiL AGÊNCIAS GRAND PRIX OURO PRATA BRONZE LEÕES PONTOS AFRICA - 2 6 7 15 93 VMLY&R* - 2 3 6 11 69 DAVID - 2 3 3 8 60 GUT SP - - 4 7 11 49 TáTIL DESIGN - 2 - - 2 30 FCB BRASIL - - 2 4 6 26 AKQA - - 3 - 3 21 OGILVY - 1 - - 1 15 SOKO - 1 - - 1 15 ALMAPBBDO - - - 2 2 6 MIRUM - - - 2 2 6 TRACYLOCKE (DM9) - - - 2 2 6 WUNDERMAN THOMPSON - - - 1 1 3 DARK KITCHEN - - - 1 1 3 TALENT MARCEL - - - 1 1 3 META - - - 1 1 3 WINDEN+KENNEDY - - - 1 1 3 WMCCANN - - - 1 1 3 TOTAL 10 21 39 70 Resultados consideram a seguinte pontuação: 30 pontos para GP, 15 pontos para Ouro, 7 pontos para Prata, e 3 pontos para Bronze * Um Bronze dividido com a Suno United Creators embaixadas de mais de 100 países estrangeiros por estar correndo perigo em seu território de origem. Fora do Palais des Festivals, o meio ambiente também foi motivo de uma série de protestos encabeçados pelo Greenpeace contra empresas que utilizam combustíveis fósseis. This is Fine alertou para o aquecimento global e, sobretudo, para o que chamaram de ‘cumplicidade’ das agências que trabalham com anunciantes que utilizam esse tipo de combustível. Em um outro dia, um ativista do Greenpeace francês e vencedor do Cannes Lions subiu ao palco e, num ato simbólico, devolveu o Leão que havia conquistado em 2007 por um trabalho realizado para a companhia aérea Scandinavian Airlines. Outro destaque do Brasil foi Black Characters, da FCB para a revista Raça. Por meio de uma ferramenta, os caracteres não ocupados pelo tweets são preenchidos automaticamente por uma #vozpreta e publicados no Twitter, com referências a nomes do movimento negro na literatura, arte, esportes e jornalismo, entre outras áreas. O país participou do Cannes Lions 2022 com 1.930 peças, alta de 31% em relação a 2021, quando inscreveu 1.472 trabalhos julgados a distância. Mesmo com a queda de 30% nas inscrições em comparação a 2019, últimos Leões entregues no Palais des Festivals, o país já havia permanecido na terceira posição entre os participantes com mais campanhas submetidas, atrás dos Estados Unidos e Reino Unido. PRÊMIOS ESPECIAIS A Agency of the Year é a Dentsu Bengaluru, da Índia. O prêmio de Independent Agency ficou com a We Believers Brooklin. A Independent Network é a Service Plan. O troféu de Produtora do Ano foi para a Smuggler/USA, o de NetworK com a Ogilvy e o de Creative Company com o WPP. Patrocínio 18 27 de junho de 2022 - jornal propmark

CANNES LIONS 2022 Criatividade em ação é desafio do mercado fármaco na publicidade Cases da VMLY&R, AlmapBBDO, DarkKitchen e Wunderman Thompson foram contemplados com prêmios na competição que abre o festival Paulo Macedo – de cannes maior desafio das agências O nas competições Pharma e Health&Wellness, que abrem o Cannes Lions, é colocar a criatividade em ação. Adaptar-se às regulações de cada país, porém, atiça a busca por soluções que diferem de um modelo de comunicação que ficou no passado, que priorizava discursos técnicos, principalmemnte no ambiente B2B. Agora a ideia é explorar emoção, produzir conteúdo sob medida para gerar engajamento e estimular a adesão às marcas de forma fluida. O mercado brasileiro marcou presença nessas competições com quatro Leões, dos quais 1 de Prata e 3 de Bronze, todos na área Health&Wellness. Em Pharma, o Brasil não teve prêmio. O case The Virtual Nodule, criado pela VMLY&R para a marca Amaro, garantiu Leão de Prata para a agência na mídia Mobile na categoria Fashion, Beauty, Welness e Decor. O projeto utilizou a ferramente Compre Agora, do Instagram, para dar dicas sobre os riscos do câncer de mama. “Transformamos uma ferramenta de compras simples utilizada no Instagram numa ferramenta de conscientização e prevenção do câncer de mama, ajudando as consumidoras da Amaro a encontrar informações confiáveis sobre a doença e clínicas para marcar exames”, justifica Rafael Pitanguy, diretor de criação da VMLY&R. A Wunderman Thompson São Paulo obteve Bronze com o projeto Dignity to flow para o produto Sempre Livre, do portfólio da Johnson & Johnson. A categoria do prêmio foi Film Craft Use of Music Sound Design com produção da Landia (filme) e Som Livre (áudio). Já a Dark Kitchen Creatives, do publicitário Guilherme Jahara), foi contemplada pelos jurados com Bronze para a ação Projeto The Virtual Nodule, criado para a marca Amaro, garantiu Leão de Prata para a VMLY&R A executiva brasileira Patricia Corsi comanda a divisão global de consumo da Bayer Postpartum under pressure para Dove (Unilever) na categoria Film, Cinema, TV and Digital Film Content. A produção foi da MyMama Entertainment (vídeo) e A9, Big e Sync Music (áudio). The tiny pocket foi o trabalho da AlmapBBDO criado em conjunto com a EnergyBBDO de Chicago distinguido com Bronze. A campanha foi para Aspirina Bayer, da Bayer Consumer Health Brasil. A categoria da inscrição foi Outdoor Ambient, com produção da Punch Áudio e Studio Great São Paulo. Fotos: Divulgação “A diversidAde culturAl dos jurAdos contribuiu pArA um resultAdo mAis justo” A competição teve Carolina Lobo, da Weber Shandwick Brasil, como representante do país no júri de Health&Wellness, que foi presidido pela brasileira Patrícia Corsi, consumer health global da Bayer. “A diversidade cultural dos jurados contribuiu para um resultado mais justo. Trabalhos como o Grand Prix The Killer Pack, da VMLY&R de Mumbai, Índia, mostram como a simplicidade criativa contribui para gerar com conhecimento. Na Índia, as embalagens são descartadas, mas a do espiral Maxx Flash tem função dupla: a fumaça mata o mosquito e a embalagem tem um ingrediente que elimina as larvas”, finaliza Patricia. jornal propmark - 27 de junho de 2022 19

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