cannes lions 2024 “Será impossível sair sem aprendizado” Henrique Tanji, fundador e CEO da Ritmika Audio Arts e jurado de Entertainment Lions for Music, considera a música como o fio condutor para garantir conexão emocional. “Mas não podemos ter só um artista superfamoso cantando o jingle da campanha num show aleatório e achar que pode ganhar algo”, avisa. Tanji encara a sua primeira experiência no júri do Cannes Lions como “uma das mais enriquecedoras, pela troca presencial de ideias, conceitos, análises e repertório com alguns dos mais importantes profissionais do mundo na área de música, áudio, entretenimento e criatividade”. Janaina Langsdorff ApurAção Em uma categoria como a de Entertainment, nunca devemos nos restringir somente à criatividade ou conteúdo musical na colaboração com a marca. Acredito que, nessa equação, é fundamental considerar também os esforços, limitações, link social e contexto, além, claro, de investigar a veracidade e a relevância do trabalho em relação àquilo que está na apresentação. É preciso “desafiar a ideia”, afinal, não podemos ter só um artista superfamoso cantando o jingle da campanha num show aleatório e achar que pode ganhar algo. requisitos Para ser premiada nesta categoria, primeiro de tudo, claro, a campanha precisa ter uma excelente ideia. Depois, a apresentação conta muito, ainda mais em uma categoria que fala e ilustra o entretenimento. Mesmo sem grandes produções, é preciso que tudo seja mostrado de forma clara e eloquente, que prenda a atenção. Além disso, os resultados precisam acontecer e ser claramente comprovados para que não estejamos falando apenas de entretenimento puro, mas de uma ação para as marcas. Compromisso Particularmente, adoro ir atrás e cruzar os dados com a realidade para entender se o impacto gerado por um grande case é mesmo real. reAlizAção Nunca fui jurado em Cannes, mas sempre tive esse desejo, como uma realização profissional. Participei de outros júris importantes, mas Cannes é especial. E a expectativa está bem alta. Acredito que seja uma das experiências mais enriquecedoras que se pode ter, especialmente pela troca presencial de ideias, conceitos, análises e repertório com alguns dos mais importantes profissionais do mundo na área de música, áudio, entretenimento e criatividade. Será impossível sair de lá sem um aprendizado gigante e muita inspiração para Henrique Tanji: Brasil terá bons concorrentes para brigar com trabalhos internacionais “Gosto dos cases que ajudam a resolver problemas sociais” os próximos projetos. fio ConDutor A minha expectativa quanto à qualidade dos trabalhos a serem julgados é altíssima. Acredito que os temas devam variar bastante, passando pela maioria dos segmentos e indústrias, uma vez que a música é o fio condutor ideal para uma conexão emocional com qualquer tipo de audiência. Mas, particularmente, gosto muito dos cases que defendem e ajudam a resolver causas e problemas sociais. Estou ansioso para ver grandes exemplos nesse sentido. Divulgação inovAções Impossível não citar aqui a questão da inteligência artificial (IA). Com as novas ferramentas generativas, apesar de relativamente recentes, certamente já há casos de sucesso que unem a criatividade humana com o potencial da IA. Quero entender melhor como isso está sendo feito na prática junto aos maiores especialistas e, principalmente, para onde vamos. DesAfio A área de entretenimento é sempre um desafio para o Brasil, especialmente por conta das verbas astronômicas que mercados como o norte-americano têm em comparação ao nosso. Porém, quando falamos em música, o nosso talento e criatividade falam mais alto. Tanto que, em 2023, conquistamos cinco Leões na categoria, sendo um de Ouro. Ainda não tive contato direto com os cases brasileiros, mas tenho a certeza de que teremos bons concorrentes para brigar de igual para igual com a maioria dos trabalhos internacionais. 26 27 de maio de 2024 - jornal propmark
cannes lions 2024 “Criatividade é o diferencial que traz a mágica” O júri de Direct Lions contará com a brasileira Mariana Sá para premiar cases que celebram a criatividade direcionada aos resultados. Em 2023, o Brasil conquistou três Pratas e dois Bronzes na categoria. A co-CCO da Africa Creative espera um desempenho melhor. “Os cases do Brasil vão trazer simplicidade, sagacidade e humor, que são características nossas”, acredita. ‘Shah rukh khan-my-ad’, da Cadbury; ‘Phone it in’, da Skinny; e ‘Skittles – apologize the rainbow’, da Skittles, são exemplos de Leões que apresentaram ideia, estratégia, execução, impacto e resultados, critérios avaliados pelo júri da área. Mariana Sá: oportunidade de discutir o que a indústria tem produzido de original Divulgação Carolina Vilela OpOrtunidade O festival é sempre uma grande oportunidade de ver e discutir tudo o que a nossa indústria tem produzido de mais original. Cannes Lions vem acompanhando as rápidas mudanças e hoje, além de destacar os trabalhos mais criativos do mundo, passou a ser o palco de discussões sobre inovação, tecnologia, diversidade, propósito, impacto, temas socioambientais, conexões e muito aprendizado. trabalhOs Acredito que veremos mais inteligência artificial (IA). Brincadeiras à parte, acho que o festival deste ano seguirá trazendo inovações tecnológicas como ferramenta para grandes ideias, sejam experiências, campanhas ou produtos. Magia Com a tecnologia presente em todas as partes da nossa vida, a criatividade é o diferencial que traz a mágica a partir das tantas ferramentas disponíveis hoje. De outro lado, vemos também uma volta do humor e da simplicidade em meio a tanta informação. teMáticas Acho difícil dissociar uma temática da outra, como social, ambiental, inclusão, diversidade e as demais, por serem intrinsecamente ligadas. Todas são igualmente urgentes e importantes para as marcas e seu impacto no mundo. respOstas A categoria é sobre a criatividade direcionada para respostas. As ideias precisam mostrar como insights e dados foram usados como parte da estratégia para falar com grupos de público-alvo específicos e desenvolver relacionamentos, inspirando ações e produzindo resultados. cases brasileirOs O Brasil tem uma grande reputação criativa e a expectativa é sempre melhorar a cada ano. Acredito que os cases do mercado brasileiro vão trazer simplicidade, sagacidade e humor, que são características nossas. “Vemos uma volta do humor e da simplicidade em meio a tanta informação” disciplina Já começamos a julgar a shortlist e são muitas inscrições em Direct, então, a melhor maneira de se preparar é ter muita disciplina e dedicar tempo o suficiente para analisar a fundo cada campanha, além de fazer anotações para a discussão em grupo. Também tenho visto as ideias premiadas nos anos anteriores para ajudar a pensar em como a categoria evoluiu. edições passadas São muitas ideias incríveis, mas vou citar aqui três exemplos, que trazem criatividade, excelentes resultados e com execuções diferenciadas. Todas extremamente eficientes nas respostas de seus públicos. exeMplO 1 A primeira é para Cadbury, se chama ‘Shah rukh khan-my-ad’, uma campanha totalmente baseada em dados, que usa IA para ajudar milhares de empresas locais a se reerguer, unindo tecnologia e propósito. exeMplO 2 O segundo case é ‘Phone it in’, para Skinny, uma campanha de baixo custo, totalmente analógica para falar de preço. exeMplO 3 A terceira é ‘Skittles – apologize the rainbow’, uma campanha que é a mais simples expressão da categoria de Direct, que traz toda a leveza e humor da marca associada à tecnologia. jornal propmark - 27 de maio de 2024 27
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