cannes lions 2024 “Espero ver o lado criativo do brasileiro” “Estou emocionado, entusiasmado, feliz, eletrizado, impactado, estimulado, encantado, eufórico, exultante, contente e grato”. É assim que Lui Lima define a sua escolha para integrar o júri de Social & Influencer, que premia o pensamento social, criativo e soluções estratégicas de marketing de influência. Os trabalhos precisam mostrar resultados comerciais originados pelo envolvimento, alcance social e uso das redes sociais, além de influenciadores, embaixadores e criadores da marca. “Espero ver um festival plural, com novas histórias e pontos de vista”, antecipa o diretor criativo da Talent. Lui Lima: atenção aos vieses inconscientes para sermos justos e afastar estereótipos Divulgação Carolina Vilela Brilho Espero ver um festival plural, com novas histórias e pontos de vista, que leve em conta as mudanças sociais, culturais e tecnológicas e mostre como isso se reflete em resultados, com uma mensagem positiva. E, claro, espero ver o Brasil brilhando. “Estou emocionado, entusiasmado, feliz, eletrizado, impactado, estimulado, encantado, eufórico, exultante, contente e grato. Pistas Vejo muitos cases, relembrando o que já aconteceu, que foram importantes no passado, analisando quais são os novos pontos de vista e as novas discussões que podemos ter para este ano. Ser o único jurado brasileiro na categoria também traz a responsabilidade de explicar o contexto cultural do Brasil. É importante estar preparado nesse sentido. verdade Eu espero ver campanhas poderosas, que se conectem com o público e gerem conversas, que tenham diversidade, com discussões que nos façam evoluir como sociedade e usem a criatividade como ferramenta para transformações reais. contexto Um dos grandes desafios é entender o contexto cultural de cada local e os motivos de uma ideia ter funcionado, gerado engajamento para ser considerada criativa para aquela população. Também é necessário que estejamos atentos aos vieses inconscientes para sermos justos e não reforçarmos estereótipos. riquezas Social & Influencer é uma das categorias que têm mais inscrições. Ela fala sobre plataformas, engajamento, alcance, reverberação e celebra o pensamento social criativo, além do uso criativo dos influencers. É uma grande oportunidade de conhecer e entender o contexto cultural de cada país, quais são as suas riquezas, como cada população se comunica e como as marcas entram nessas conversas. “Quando o assunto são as redes sociais, o brasileiro é expert” esPecialistas Quando o assunto são as redes sociais, o brasileiro é expert. Por isso, espero ver o lado criativo e inovador do brasileiro, com estratégias claras e de impacto, que gerem resultados potentes e mensuráveis. conversa Nessa categoria, esperamos sempre encontrar trabalhos que causem impacto, que gerem conversas poderosas em torno de um assunto importante para a sociedade e mostrem como uma mar- ca pode entrar nessa conversa de uma maneira natural, sem parecer intrusa. O case ‘World cop delivery’, feito para PedidosYa, levou Ouro na categoria porque fez exatamente isso. Foi uma ideia simples e muito poderosa, com um timing ótimo, que conectou a marca aos seus consumidores de uma maneira brilhante, gerando um engajamento gigantesco. toPo O Grand Prix define um patamar na nossa indústria. É um norte. Então, para que uma ideia seja poderosa o suficiente para levar um GP, além de, obviamente, muito criativa, ela precisa ter algo que dite os próximos passos daquela categoria. comBustível Já é pauta faz tempo, mas a inteligência artificial (IA) tem evoluído muito, e vemos novos tipos de aplicação a cada dia, que servem de combustível para a criatividade. Acho que a IA ainda pode se destacar como temática. Além disso, a mudança climática e causas sociais devem continuar tendo importância. 28 27 de maio de 2024 - jornal propmark
agências Copa do Mundo Feminina 2027 movimenta planos de agências Fuse Brasil analisa impacto do evento, que será realizado no Brasil, primeiro país sul-americano a sediar a competição da Fifa Janaina Langsdorff Agências especializadas em esportes e entretenimento já iniciaram o seu aquecimento para a décima Copa do Mundo Feminina da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 será realizada no Brasil, primeiro país sul-americano a sediar a competição. A escolha foi anunciada durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangkok, na Tailândia, no dia 17 de maio. Dez dos 12 estádios da Copa do Mundo Masculina 2014 receberão os jogos. O Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã (RJ), será palco da abertura e encerramento do torneio. A seleção feminina busca a sua primeira taça. Com 119 votos, o Brasil desbancou a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, que levou 78 considerações. Em 2023, Austrália e Nova Zelândia sediaram a competição, que consagrou a Espanha como campeã. Entre parceiros, patrocinadores e apoiadores, estavam Itaú, Adidas, Coca-Cola, Wanda, Qatar Airways, Hyundai/Kia Motors, Visa, Budweiser, McDonald’s, Unilever, Mengniu Dairy, Globant, Booking.com, Calm, Keter Group e Hublot. “O cenário de patrocínios e de grandes eventos esportivos internacionais no Brasil vem crescendo em um ritmo excepcional. Apenas na última década, sediamos os dois maiores eventos esportivos do planeta, Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos”, lembra Luiz Fiorese, head da Fuse Brasil, agência do Omnicom Media Group (OMG). Apesar da euforia, oportunidades inexploradas abrem caminho para inovações endossadas pela reputação do Brasil em revelar as maiores atletas do mundo. Acompanhado da movimentação financeira, o evento ainda gera empregos, inclusão social e desenvolvimento comunitário. “A escolha do Brasil como sede da próxima Copa do Mundo Feminina aproveita o legado deixado pela Copa do Mundo Masculina, em 2014, onde muito foi investido nas construções de novas arenas, que receberam grandes torneios interna- Staff Images/Divulgação CBF Seleção Feminina Sub-20 celebra a vitória do Sul-Americano 2024, no Estádio Modelo Alberto Spencer, em Guayaquil (Equador), em maio Luiz Fiorese, da Fuse Brasil: “Impacto poderá se estender muito além do nosso país” cionais de futebol”, insiste Fiorese. O head da Fuse Brasil destaca a expansão e profissionalização do futebol feminino brasileiro frente ao cenário do esporte na América do Sul, ainda em desenvolvimento. “As ligas femininas se aproximam dos Estados Unidos e Europa. Sem dúvida, o impacto da Copa do Mundo Feminina poderá se estender muito além do nosso país”, acredita Fiorese. O momento pressupõe a investida de marcas, patrocinadores e detentores de direitos esportivos interessados em “Investimento deve ser mantido se quisermos colher benefícios a longo prazo” conectar e se relacionar com um público engajado, “colocando o Brasil no centro das conversas sobre o esporte”, emenda Fiorese. Ao consolidar o futebol feminino na região, a Copa estimula jovens a praticar o futebol, afastando gradualmente o preconceito. “O investimento deve ser mantido após a Copa se quisermos que o Brasil e o mercado sul-americano possam colher benefícios a longo prazo”, adverte Fiorese. Segundo ele, o crescimento dependerá também dos esforços de autoridades públicas e dirigentes da Fifa, além do compromisso das marcas em patrocinar e ativar o esporte. “E, claro, dos fãs continuar apoiando o futebol feminino”, convida. Chegada A agência britânica Fuse acaba de abrir escritório em São Paulo. A expectativa é crescer 15% em 2024. Ezze Seguros, F12Bet, Panini, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Pay 4 Fun e Heineken, além de patrocínios com a KTO, estão entre os clientes. Consultoria de parcerias e direitos, ativação e mensuração de resultados são os serviços oferecidos pela agência, que já planeja o lançamento do Fuse Ignite, consultoria e vendas voltada para detentores de direitos. jornal propmark - 27 de maio de 2024 29
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