curtas Divulgação WMccann convoca IvEtE SangaLo para São João da cErvEJa ItaIpava Campanha “Ita-no coração, a cerveja do nosso São João” desenvolvida pela agência valoriza tradições brasileiras e mostra como o coração do nordestino bate mais forte nesta época do ano, que materializa o amor dos habitantes dessa região, que transpira sua cultura. “A Itaipava reconhece a importância dessa festa para o povo nordestino não apenas como uma celebração, mas como um momento de reafirmação cultural. Por isso, a marca se compromete em promover e enaltecer esta tradição. A nova campanha é também uma maneira de dizer que a Itaipava está com o coração no São João, junto com cada pessoa que celebra essa época tão especial do ano”, explica Diego Santelices, head de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis. Ação chegou aos canais de mídia na semana passada nas plataformas de TV e digital, com destaque para uma colaboração no Instagram entre Ivete e Itaipava, e se estenderá até o dia 30 de junho. A estratégia de comunicação contará com peças digitais que comunicam de forma nacional, com foco de mídia 100% no Nordeste, fortalecendo o laço que a marca possui com o consumidor nordestino. Bradesco ganha prêmio com ação antifraude Divulgação duraBilidade é o tema de vídeo da dunlop Divulgação Bradesco ganha prêmio com campanha criada pela AldeiaH, que alerta sobre fraudes Dunlop traz fundador da empresa de pneus em série que fala sobre a invenção do produto A campanha do Bradesco ‘Quem conhece o truque, não cai em cilada’, composta por cerca de 190 peças veiculadas na TV, rádio, redes sociais e em mídias OOH, foi premiada na categoria ‘Estratégia de Marketing mais Inovadora’ no Fintech Américas Awards, que celebra cases de sucesso de instituições financeiras em toda a América Latina. Como resultado, no período da ação, foi registrado mais de 380M visualizações nos filmes no ambiente digital, sendo 242M só no YouTube. Criação da AldeiaH com produção da Rebolucion e direção de João MacFarland, projeto foi um dos que chamaram a atenção durante a Fintech Américas Miami 2024, um dos eventos voltados para CEOs, CFOs e decisores do mercado financeiro. Estrelada pelo ator Eriberto Leão, o terceiro episódio, ‘Durabilidade’, da campanha da Dunlop, reforça inovação como conceito de marca. “O ator segue dando vida a John Boyd Dunlop, figura emblemática na história da empresa. A narrativa, que já conta com mais de seis milhões de views no YouTube, “guia os espectadores por uma jornada que ressalta não apenas a invenção revolucionária do pneu, mas também os avanços contínuos da companhia desde sua fundação, em 1888”, explica comunicado da Dunlop. “Estamos determinados a superar as expectativas dos motoristas do Brasil, oferecendo experiência de condução em termos de conforto, segurança e durabilidade”, destaca Rodrigo Alonso, diretor nacional de vendas e marketing da marca. filmes da asaas traz evaristo costa vml aBre centro de dados para al dorflex tem série criada pela druid Divulgação Divulgação Divulgação Apresentador é protagonista da ação da marca financeira O jornalista é a primeira celebridade contratada pela instituição financeira que apresentará dois filmes publicitários a partir deste mês nas mídias online e offline. Longe da televisão e morando na Inglaterra há sete anos, Evaristo Costa empresta imagem para estrelar uma campanha que fala sobre sair do tradicional, algo que conhece bem, contraste da sua rotina de apresentador da Rede Globo com momentos de descontração. “Nós já estamos presentes em quase todos os aeroportos do Brasil, somos patrocinadores master do Red Bull Bragantino e de alguns dos principais campeonatos de futebol, e agora entramos no meio online com mais essa campanha que conta com um nome de grande peso”, diz Júnior Beltrão, diretor de marketing do Asaas. Rede do WPP lança centro de dados com base em São Paulo Realização do primeiro Data&Knowledge Summit Latam marca a formação do núcleo com a participação de executivos de todos os países do grupo para novo Centro de Expertise de Dados na América Latina. “Nosso objetivo estratégico é garantir que as decisões de negócios dos nossos clientes sejam tomadas baseadas em dados de qualidade e de fácil acesso, compreendidos dentro do contexto cultural de cada país. Nada melhor que nos reunirmos para trocar conhecimento e acelerar este processo”, afirma Fabia Juliasz, CEO da Marketdata. Estiveram presentes líderes da VML Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Brasil, além dos parceiros da Mirum e I-Cherry, agências pertencentes ao ecossistema da VML. Druid assina campanha para Dorflex no League of Legends Dorflex Uno lança websérie inédita para incentivar a categoria de base do League of Legends no Brasil. Marca de consumer healthcare da Sanofi, em cocriação com a Pain Gaming e Druid, fortalece o relacionamento com o público gamer a partir da criação de conteúdo inédita para contar as histórias extraordinárias da categoria de base do CBLOL. “Dorflex UNO resolveu contar essa história de crescimento e superação, desde o momento em que seu time foi campeão do 1º Split do CBLOL Academy, em abril deste ano, até a ida do atleta para um time profissional para jogar junto com o seu irmão”, esclarece a executiva Marilia Zanoli, diretora de marketing de consummer healthcare da Sanofi, que aprovou a campanha. 8 27 de maio de 2024 - jornal propmark
inspiração Do videoclipe à publicidade Fotos: Arquivo Pessoal “O mercado audiovisual vem sofrendo com uma onda de mudanças tão drásticas que fica até difícil traçar uma linha de raciocínio do que virá” Murilo Paiva Especial para o propmark Assim como aconteceu com a internet, a inteligência artificial (IA) surgiu décadas antes de ganhar escala e começar a mostrar todo seu potencial. Sabemos bem o que aconteceu a partir dos anos 1990, quando a conectividade começou a fazer parte da vida das pessoas, primeiro em seus computadores, depois nos smartphones. Com a IA, 30 anos depois da ascensão da internet, estamos apenas no começo. É praticamente impossível prever quais serão os limites de uso desta tecnologia, especialmente depois que a IA generativa ganhou popularidade. Uma coisa é certa: o mercado audiovisual nunca mais será o mesmo. Não é segredo que a OpenAI, dona do ChatGPT, tem circulado entre os maiores estúdios de Hollywood para apresentar o Sora, uma ferramenta de IA capaz de criar vídeos a partir de textos. Em tese, ela poderia substituir roteiristas, técnicos, atores e figurantes – eventualmente, diretores. Mas será que este realmente é o futuro? Não seria a primeira vez que mudanças tecnológicas são anunciadas como se estivessem a um passo de mudar tudo radicalmente. Nem sempre cumprem o prometido. A verdade é que não sabemos. O mercado audiovisual vem sofrendo com uma onda de mudanças tão drásticas que fica até difícil traçar uma linha de raciocínio do que virá pela frente. E nesse contexto, certamente a IA é hoje a grande incógnita para nós, profissionais do meio. Saber os limites da influência dela nas nossas produções vai ser o grande desafio desses próximos anos. Em minha trajetória profissional, já experimentei uma boa dose de mudanças. Por exemplo, atuei como diretor de produção de videoclipes. Foi uma experiência proporcionalmente desafiadora e enriquecedora. Trabalhar com os videoclipes e todas as dificuldades que esse segmento possui proporcionaram um grande aprendizado. Permitiram-me conhecer uma gama de jovens profissionais incríveis (muitos deles inclusive colegas hoje no segmento publicitário) e me ensinaram a lidar com a pressão dos prazos apertados, budgets curtos e ideias improváveis. Foi como produtor de videoclipes que eu entendi de maneira mais ampla o papel de um diretor de produção em projetos audiovisuais. Muito do que eu exerço hoje, trago de antigos aprendizados dos meus tempos de videoclipes Aprendi a aprimorar o cuidado nas relações pessoais, como gerir equipes formadas por pessoas tão diferentes e conseguir com que todos trabalhem harmoniosamente. Lembrando que os maiores desafios, claro, estão sempre relacionados aos budgets curtos, mas é a partir dessa barreira financeira que direção e produção aprendem a trabalhar de maneira integrada e eficiente propondo soluções inteligentes para realizar os projetos. Minha transição para a atuação na produtora Sugarcane, foi bem repentina. O principal aspecto que me influenciou para tomar esta decisão foi a agilidade na produção. Meus primeiros projetos no novo cargo foram muito dinâmicos, com gravações na rua e em comunidades. Foi o caso, por exemplo, de um projeto de fim de ano de iFood, em que gravamos com o motoqueiro que mais havia feito corridas no ano em todo o Brasil pelo aplicativo. Logo nesses primeiros projetos, entendi o abismo que existe entre produzir videoclipes e publicidade. Mas ao mesmo tempo consegui enxergar o tanto que minha experiência em videoclipes, principalmente dentro de favelas, havia me ensinado, sobre como lidar com situações adversas, conviver com pessoas de uma realidade diferente da sua e fazer com que tudo isso seja positivo para o projeto. A maneira como o público consome o audiovisual interfere diretamente na forma como as produções são realizadas. Antigamente as pessoas paravam para ouvir novos álbuns de música, iam ao cinema com mais frequência e tinham mais paciência para assistir vídeos longos ou até filmes com grande duração. A impaciência dos tempos atuais faz com que as pessoas tenham mais dificuldade de se conectar com aquilo que estão assistindo. Para nós, criadores de conteúdo, seja ela publicitário ou não, esse é o confronto que temos encontrado: pensar maneiras de criar algo que possa passar uma mensagem em pouco tempo e imprima todo o esforço de produção que houve por trás daqueles poucos segundos de conteúdo. E é nesse contexto, e com base na minha experiência pessoal, que acredito que o mercado audiovisual no país vive um momento desafiador, com as inovações chegando de maneira desavisada e confusa. Mas o mercado brasileiro já provou em outros momentos a sua incrível e rápida capacidade de adaptação ao novo. Algo que vem de fora e chega aqui já um pouco mais consolidado pelas experiências estrangeiras se torna o diferencial daqueles que conseguem assimilar de maneira inteligente e ágil. Murilo Paiva é coordenador de produção na Sugarcane Filmes jornal propmark - 27 de maio de 2024 9
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