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edição de 28 de maio de 2018

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mErcado Expansão

mErcado Expansão de consultorias mexe com estrutura das agências alphaspirit/iStock Empresas como a Accenture Interactive adquirem oferta criativa, ao passo que gigantes de comunicação ampliam entrega de negócios FELIPE TURLÃO Especial para o PROPMARK Os braços de marketing digital das consultorias de negócios e tecnologia ganharam peso no mercado publicitário e estão redefinindo a dinâmica do setor em escala internacional. Segundo o ranking Agency Report, do Advertising Age, a Accenture Interactive teve receitas de US$ 6,51 bilhões em 2017, com um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. Ela já representa o sexto maior grupo da publicidade mundial, atrás de WPP, com receitas de US$ 19,7 bilhões, Omnicom, Publicis, Interpublic e Dentsu. E ela não está sozinha: na sétima colocação ficou a PwC Digital Services, com US$ 5,06 bi de receitas e alta de 54,9%, seguida por Deloitte Digital, Cognizant Interactive e IBM iX. Mais que o tamanho das operações, impressiona o quanto elas estão crescendo de forma acelerada, impactando o ecossistema de agências, procurando absorver não apenas a estratégia de negócios, implementação de sistemas e formatação de produtos e serviços para cliente, mas a própria comunicação e a criatividade. Por outro lado, as agências reagem, testam modelos e visam entrega cada vez mais consultiva. “É um movimento global. Não vejo só as consultorias se movimentando para ter uma entrega de comunicação criativa, mas também as agências querendo absorver esse mindset de consultorias”, resume Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive para a América Latina. Em fevereiro de 2017, ele deixou o cargo de vice-presidente de criação de uma das principais agências brasileiras, a Africa, para assumir o desafio do “outro lado”. Sua contratação causou impacto no mercado e alertou para o crescimento das consultorias e sua disposição para fazer entregas que, antes, eram restritas às agências. Pouco mais de um ano depois desse fato, a discussão evoluiu de um Fla x Flu entre agências e consultorias para as formas como os dois lados estão aprendendo um com o outro, e adotando práticas que fazem evoluir seus negócios. “Depois de um ano na Accenture Interactive, aprendi uma forma de estar mais próximo ao cliente. As consultorias têm um modus operandi em que não há barreira entre fornecedor e cliente. Tudo é feito a quatro mãos. Isso é uma coisa que as agências precisam entender e adotar. Primeiro, porque você só anda para frente porque o cliente vai acompanhando o processo. Além disso, você pode extrair mais detalhes e entender melhor a real necessidade de negócio do cliente”, contextualiza. Na prática, o trabalho de “Não vejo só as coNsultorias se movimeNtaNdo para ter uma eNtrega de comuNicação criativa, mas também as agêNcias quereNdo absorver esse miNdset de coNsultorias” 20 28 de maio de 2018 - jornal propmark

Seja gentil. Seja o trânsito seguro. O hino do Daniel tocou primeiro o coração dos caminhoneiros. E depois, o dos jurados. A Mercedes-Benz foi vencedora do Prêmio Marketing Best 2018 com o case Homenagem ao Dia do Motorista, por Daniel. Só quem ouve as estradas consegue homenagear e reconhecer o valor do seu consumidor. Assista no nosso canal do YouTube: homenagem ao Dia do Motorista, por Daniel. As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. MercedesBenzCaminhoes mercedesbenz_caminhoes www.mercedes-benz.com.br | CRC: 0800 970 9090 A marca que todo mundo confia.

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