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edição de 28 de maio de 2018

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mídia Fotos: Divulgacão A FCA aproveitou o BBB18 para lançar o Fiat Cronos em ação que uniu a marca, a Globo e a LBTM; simultaneamente teve festa para os concessionários nos estúdios da emissora Customização e métrica de votação atraem mais anunciantes ao BBB 12 marcas, como a Fiat, participaram do projeto que alcançou 28 pontos no Ibope e teve média de 42 milhões de pessoas nos 88 dias da atração Paulo Macedo Engajamento é palavra-chave em qualquer plataforma de mídia. Após o encerramento do Big Brother Brasil de 2018, a Rede Globo estruturou uma análise para observar se esse comportamento teve aderência à proposta de renovação do conteúdo da atração, que incluiu nas 38 provas 17 ações, das quais dez com patrocínio e participação de 12 anunciantes. A métrica de votação agora exige cadastro, medida que, na expressão de Eduardo Becker, diretor de soluções de negócios em conteúdo da Globo, “nos permite conhecer de forma mais profunda os diferentes grupos de pessoas que interagem com o programa no momento da votação. Assim, conseguimos definir clusters de consumidores por região, gênero, idade e perfis de navegação no GShow, por exemplo”. O resultado mostra que a customização de projetos e o conceito multiplataforma trouxeram novo vigor ao reality show, que tem a interatividade na sua essência, mas que com o digital ganhou nova dimensão. O impacto na audiência foi sintomático: 28 pontos na pesquisa do Kantar Ibope, a maior dos últimos oito anos; média de 42 milhões de pessoas por dia e durante a temporada 173 milhões; as marcas tiveram 80 milhões de visualizações no digital; a hashtag FinalBBB18 obteve 2,6 milhões de depoimentos nas redes sociais, um crescimento de 229% em relação à final do BBB17; 73 milhões de depoimentos nas redes sociais; e mais de mil trend topics no Twitter. Nos 88 dias de exibição do programa interativo marcaram presença Fiat, Embelleze, Usaflex, Trident, Sundown, Jonhson & Jonhson, Havaianas, Wizard, Óticas Diniz, PagSeguro, Lojas Pompeia, Avon e Musical.ly. “O BBB sempre teve muitas oportunidades comerciais. Em todas edições buscamos evoluir acompanhando o que ocorre no mercado. Desde a primeira edição, se mostrou uma importante vitrine para as marcas que querem impactar seus consumidores. Afinal, estamos falando de um programa com altíssimo engajamento, no qual a participação do público é fundamental e pauta conversas em reuniões familiares, rodas de amigos e grupos de discussões nas redes sociais. E a edição deste ano comprovou a evolução, consolidando o BBB como importante plataforma de conversa para o mercado publicitário. Isso se deu por meio de diversos projetos comerciais em que as marcas puderam atrelar suas mensagens ao conteúdo da atração, embarcando nas conversas e discussões nascidas e alimentadas por situ- “O lançamentO dO Fiat CrOnOs OCOrreu em uma Festa simultânea para Os COnCessiOnáriOs, nOs estúdiOs GlObO, e para O públiCO, dentrO dO BBB” 44 28 de maio de 2018 - jornal propmark

ações vividas pelos participantes dentro do reality. Além disso, a evolução do ambiente digital e a popularização das redes sociais também são movimentos que foram acompanhados pelo BBB, que tem os seus conteúdos disponibilizados em diversas telas e plataformas, incluindo ações exclusivas para o digital, característica importante para marcas, pois permite que a conversa se mantenha mesmo após a exibição na TV”, justifica Becker. No caso das Lojas Pompeia, Becker ressalta o caráter regional. “As ações de marca no BBB são desenhadas em parceria entre Globo, marcas e anunciantes. Na Globo, temos uma preocupação genuína com a autenticidade das ações, pois acreditamos que somente assim conseguimos adicionar valor real à estratégia dos nossos parceiros. E essa preocupação nos permite desenvolver cases como o das Lojas Pompeia, que em 2018 estreou no BBB em grande estilo. A marca, com forte atuação regional, escolheu o programa para o lançamento de seu e-commerce, focada na visibilidade nacional. E para anunciar a novidade, criamos uma experiência inédita na história do programa, baseada em Eduardo Becker, da Rede Globo, ressalta a importância dos projetos multiplataforma pressionante, principalmente no Facebook, em que o top post alcançou 150 mil interações, um crescimento de mais de 5.000% na média de interações por post da página”. A Fiat retornou este ano à grade do BBB, mas é veterana no reality. O executivo João Ciaco, diretor de marketing, comunicação e sustentabilidade da FCA (Fiat Chrysler Automotive) para América Latina, considera fundamental a customização. “Toda estratégia foi trabalhada a muitas mãos, envolvendo Fiat, Leo Burnett Tailor Made e a Globo, o que foi fator decisivo compra online de roupas: os looks escolhidos pelos participantes, em painel interativo, foram entregues na casa e eles puderam usar na festa, também patrocinada pela marca”. Segundo o executivo da Globo, há um novo desafio para a compreensão GRPs (Gross Rating Points) e TRPs (Target Rating Points). Os números contabilizados pelo BBB deste ano comprovam a tendência: “Se fizermos um recorte com análise específica nos ambientes Globo, as postagens sobre o BBB nos perfis oficiais da empresa alcançaram engajamento impara o sucesso. O lançamento do Fiat Cronos foi realizado em ação inédita: uma festa simultânea para os concessionários, dentro dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e para o público de casa, dentro do BBB. Nunca havíamos lançado um carro para os concessionários e para o público final ao mesmo tempo. Foi tudo muito inovador e, ao mesmo tempo, inesperado para o público final, que fez do Twitter sua segunda tela fazendo a hashtag festafiatcronosnobbb no dia do lançamento (21/02), virar trending topics do Twitter. A ação foi totalmente cross- -media e ainda tivemos a oportunidade de proporcionar aos nossos concessionários uma experiência de encantamento na Fábrica de Sonhos da Globo, onde eles puderam conhecer os estúdios onde são gravadas as novelas e os programas da emissora”, justifica Ciaco. “O consumo de mídia mudou e as marcas têm de estar preparadas para impactar as pessoas nos seus diferentes meios. E quando temos uma emissora como a Globo, capaz de nos entregar um projeto que passa por todas as telas, a chance do nosso target ser impactado é muito maior”, finaliza Ciaco. Vai ter festa do Prêmio Colunistas Rio, oba! Você não pode perder o grande encontro do mercado do Rio na festa do Colunistas, que esse ano acontecerá no Blue Note. Todo mundo vai, e você? Data: Terça-feira, 05 de Junho de 2018 Hora: 19:30h Local: Blue Note Rio (Lagoon, Av.Borges de Medeiros, 1424) jornal propmark - 28 de maio de 2018 45

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