Views
4 years ago

edição de 29 de abril de 2019

  • Text
  • Queria
  • Jornal
  • Marca
  • Abril
  • Brasil
  • Anos
  • Marketing
  • Mercado
  • Propmark
  • Digital

agências Dojo investe

agências Dojo investe em pesquisas para reforçar posicionamento data driven Empresa recém-lançada publica seu primeiro estudo de social listening sobre o Carnaval 2018 Divulgação KELLY DORES Dojo, agência lançada no início do ano, A divulga o seu primeiro estudo público de social data. O tema escolhido foi o Carnaval e coletou dados por meio de conversas em redes sociais e plataformas digitais para identificar insights de comportamento e tendências entre os usuários. O objetivo é realizar estudos periódicos sobre assuntos diversos para tangibilizar para o mercado o posicionamento voltado para dados. “A gente acha que dados são o diferencial hoje, esse é o nosso grande investimento”, destaca Renata Valio (ex-Ogilvy e com vasta experiência no mercado de agências), que fundou a Dojo junto com Thiago Baron e Rodrigo Toledo. Thais Braid, head of client “Todo mundo fala em dados, daTa, mas o que significa isso na práTica?” Renata Valio e Thais Braid: dados são o diferencial services, completa o board da agência, que traz Baron como CEO, Toledo como COO e Renata como CDO. “Todo mundo fala em dados, data, mas o que significa isso na prática? Esses estudos de interesse geral vão ajudar a tangibilizar esse nosso posicionamento e queremos também ser uma agência colaborativa, compartilhar informações com o mercado. Além disso, os estudos são estratégicos para as entregas que fazemos para os nosso clientes”, completa Thais. Dentre os dados extraídos do estudo sobre o Carnaval, um deles é que o Instagram concentrou mais da metade (61,2%) das menções sobre o tema, sendo que historicamente o Twitter costumava figurar como a principal rede social em volume de conversas. Mas o insight que mais chamou a atenção foi relacionado ao tópico das marcas com mais citações durante a folia. E, para a surpresa geral, a marca mais citada não tem nada a ver com o Carnaval. Muito pelo contrário. Do top 5, Netflix, com 40%, foi a marca mais comentada; seguida por Skol Beats (10%); Brahma (8%), Budweiser (6%) e Skol (6%). “Aí temos uma novidade. A Netflix ter sido a marca mais comentada durante o Carnaval vem ao encontro da comunicação que eles fizeram na ocasião, com a Globeleza de pijama. Acho isso inusitado”, opina Renata. “O que a gente tem feito muito é mostrar para o mercado que o Big Data existe em várias áreas e para nós é superbenéfico para que a gente possa ter informações mais consistentes e recorrentes sob qualquer ótica do consumidor”, pontua Thais, lembrando que os dados foram essenciais para a Dojo conquistar a conta de Taco Bell. 22 29 de abril de 2019 - jornal propmark

de FRente CoM o PResidente “Peguei um momento mágico da propaganda” Divulgação Como não lembrar dos Mamíferos, da Parmalat; do Super 15, da Telefônica; ou do i digital, do Itaú. Com quase 30 anos de carreira e filmes emblemáticos na publicidade brasileira, Erh Ray criou algumas das campanhas mais envolventes e premiadas do país. Nesta entrevista do De frente com o presidente, o líder da BETC/Havas faz um balanço dos cinco anos de atuação da agência no Brasil e da recente fusão com a Havas, que colocou a empresa entre as cinco maiores do país. Ray também comenta as transformações da indústria e revela que, em relação à proposta, a propaganda está mais descartável, e atualmente busca inspiração criativa nos vídeos que assiste. Veja a seguir os principais trechos do seu depoimento. Erh Ray: “A publicidade hoje está muito fragmentada” Alisson Fernández CinCo anos Para uma agência que nasceu do zero absoluto, de uma startup e com todas as dificuldades do país, estamos colhendo frutos. É aquela história, você planta no primeiro ano, no segundo faz aquela manutenção e no terceiro começa a colher. Fomos uma startup do grupo Havas. A BETC nasceu de um jeito muito independente e do sonho de trazer uma agência mais flexível, híbrida, ágil e muito atual. Ela possui um feat comigo e foi uma bela opção quando decidimos trazer a operação para o Brasil, não só minha, como do grupo. Fusão Em maio completa um ano da fusão com a agência Havas e já conseguimos consolidar as operações. Fusão é sempre implementar e criar a sua cultura. A Havas é uma agência importante dentro do mercado brasileiro, mas não com um brilho criativo. Conseguimos um casamento por todo o ferramental, estrutura e musculatura que a Havas tinha naquele momento. Trouxemos o olhar diferenciado e criativo da BETC. Ranking Ainda estamos em um processo de consolidação de CNPJ, mas no último ranking a BETC terminou na 14ª posição; enquanto a Havas, na 11ª. Porém, como somos uma única agência e, se somarmos as duas operações, fechamos em segundo no ranking. É um belo salto. Um orgulho de toda a equipe, que colocou a agência entre as cinco maiores do país. Quando fundamos a BETC, a pretensão era estar entre as 20 maiores agências em cinco anos. Então, missão cumprida. “Em tErmos dE proposta, a nossa publicidadE Está mais dEscartávEl, mas não Em tErmos dE trabalho final” nostalgia O mercado era mais simples. Antigamente, estávamos muito preocupados em desenvolver as campanhas e, quando elas apareciam nas ruas, era quase como serviço feito. Agora não, o trabalho começa quando ela vai para a rua. Tudo isso mudou muito por conta da tecnologia, das ferramentas, multiplataformas e das telas que nos cercam. Peguei um momento mágico da propaganda. Não que hoje ela não seja. A minha escola foi a DM9, então, competíamos diariamente com as agências mais criativas do país. Hoje sinto um pouco de falta do Craft. A história de tudo ser mais instantâneo fez com que as pessoas perdessem o cuidado com a peça gráfica, eletrônica e digital. Percebo que essa nova geração não tem o cuidado e o esmero com a peça publicitária. PubliCidade desCaRtável Em termos de proposta, a nossa publicidade está mais descartável, mas não em termos de trabalho final. Um bom trabalho de Craft possui detalhes que você não percebe, mas que fazem a diferença. Estamos hoje correndo muito atrás do rabo e essas estratégias são fundamentais para as grandes vitórias dos nossos anunciantes. MoMento atual A publicidade hoje está muito fragmentada. Existe uma licença para dizer que muitas coisas também podem ser publicidade. Na minha época, o publieditorial e o merchandising eram considerados mais feios e duros. Agora, essa maneira de fazer publicidade vem encantando. Observamos o conteúdo fazendo parte da uma mensagem de um produto e de uma história que o consumidor gostaria de ouvir sem ser interrompido. Usar essa inteligência para chegar mais perto do consumidor é enriquecedor. Estamos vivendo esse momento. insPiRação A parte editorial enriqueceu muito a minha formação. Entrava em uma banca de revistas e ficava horas olhando as publicações dos mais diversos segmentos, do técnico até o mais fashion. E por que tudo isso? Porque era a maneira de observar as pessoas trabalhando com imagem, tipografia, diagramação, contexto, ideias e chamadas. Atualmente, a minha fonte de inspiração são os vídeos. A força do vídeo é muito mais forte. Acredito que seja, talvez, de onde nascem as grandes ideias. jornal propmark - 29 de abril de 2019 23

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.