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edição de 29 de agosto de 2016

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meRcado Visibilidade das marcas na Rio 2016 supera expectativa Audiência também cresceu 19% na média diária no PNT, fechando com 19 pontos, com 41% de share Claudia Penteado Para as principais marcas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a jornada de marketing começou em 2010 e termina apenas no próximo dia 18. Seis anos depois do início dos trabalhos, passando pelo revezamento da tocha olímpica a partir de maio deste ano e ao fim dos Jogos Olímpicos, o que já se sabe até aqui é que os investimentos valeram a pena e já deram retorno maior do que o esperado. Depois da insegurança inicial, a realização com su- cesso dos Jogos Olímpicos deu às marcas o fôlego necessário para recarregar as baterias para a última etapa do projeto, que se inicia com os Jogos Paralímpicos, na semana que vem. Segundo levantamento da Sprinkl, que analisou mais de 41 milhões de menções sobre os jogos nas redes sociais, houve cerca de 550 mil menções às marcas patrocinadoras durante o mês de agosto. O Brasil foi o segundo país em volume de interações, logo após Estados Unidos. A Coca-Cola foi a marca que obteve o maior engajamento dos usuários, com um total de 38,1 mil menções. A Samsung ganhou o segundo lugar, com um total de 35,3 mil, e Visa ficou em terceiro, com 32,7 mil menções. Outras marcas com interações relevantes foram Bridgestone (31,5 mil), McDonald’s (26,7 mil), Omega (15,4 mil), P&G (13,5 mil), GE (11,1 mil), Dow (7,2 mil), Atos (6,9 mil) e Panasonic (3,2 mil). Entre as hashtags, as mais usadas foram #rio2016, #openingceremony, #olympics, #cerimoniadeabertura, #yoelijoclarofutbol, #olimpiadas, #rio, #roadtorio, #riode- FRANCHISING, EVENTOS E EXPOSIÇÕES + de 500 mil visitantes 19 cidades brasileiras e 4 países da América Latina Lançamento: CASA COR Miami 2017 e expansão para os territórios de gastronomia e design LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICAÇÕES E ENCOMENDAS 770 MM de entregas por ano 2.800 municípios atendidos 49 MM de domicílios alcançados + de 750 clientes ativos Atendimento aos principais players do e-commerce Crescimento baseado nas operações B2B, e-commerce, logística reversa e escritórios regionais GESTÃO DE FIDELIDADE - VENDA RECORRENTE 3,4 MM de assinaturas na carteira 2.000 operadores de telemarketing 1.000 vendedores pelo Brasil 6 canais de vendas Expansão para subscription clubs e serviços de multiassistência MÍDIA IMPRESSA, DIGITAL E EVENTOS 90 publicações 14 sites – 26 eventos 80 MM de pessoas alcançadas off-line, on-site e off-site 24 marcas de mídia Criação de e-commerce e projetos sinérgicos em multiplataforma MARCAS QUE ENDOSSAM E ATRAEM CONSUMIDORES + de 1.000 produtos licenciados 9,3 MM de unidades vendidas em 2015 + de 100 lançamentos previstos para 2016 PRODUTOS EDITORIAIS, PROMOCIONAIS E EMBALAGENS 540 MM de exemplares produzidos anualmente Revistas, catálogos, tabloides e folhetos promocionais 40 clientes: Avon, Estadão, Caras, Carrefour, Preçolandia, Saraiva Maior diversidade em formatos e tecnologias do Brasil Ampliação do portfólio com uso de novas tecnologias (em breve, nanoencapsulamento e embalagem) DO STORYTELLING AO STORYSELLING + de 1.150 peças produzidas 140 parceiros: Visa, HBO, Renault, Netflix, PayPal, Unilever, JBS, Shell Lançamento de produto “Content Performance” DATA DRIVEN KNOWLEDGE 40 MM de nomes 80 clientes ativos Algoritmos estatísticos para melhora de performance Criação de banco de fatos e comunicação que influenciam a jornada do consumidor com diversos pontos de contato 12 29 de agosto de 2016 - jornal propmark

André Gola, diretor de criação da AlmapBBDO, criou cartuns que representam um pouco do que foi Olimpíada. Um deles (foto) foi publicado no online do jornal inglês The Guardian “Levantamento da SprinkL aponta que houve cerca de 550 miL mençõeS àS marcaS patrocinadoraS durante o mêS de agoSto” janeiro e #brazil. A análise também levou em consideração que os homens foram mais ativos nas redes, com 62,48% do total de interações contra 32,52% de mulheres. Os Jogos Olímpicos terminaram com bons números para a Globo. No balanço final da Olímpiada do Rio (de 3 a 21 de agosto), a Globo atingiu 177 milhões de pessoas (que viram pelo menos um minuto de alguma exibição olímpica). Esse número representa, em 15 dias, 99% de alcance da população brasileira. E representa ainda 53,5 milhões de pessoas a mais do que as alcançadas pelos Jogos anteriores, os de Londres/2012. Ou seja, nesta Olimpíada houve um crescimento de 43% no número de pessoas impactadas pelos jogos. A audiência cresceu 19% na média diária (das 7h às 24h) no PNT (Painel Nacional de Televisão), fechando com 19 pontos, com 41% share de participação na audiência domiciliar. Nesta reta final olímpica, os destaques foram para a cerimônia de encerramento, que teve média de 27 pontos, a audiência mais alta desde Atlanta, em 1996. Nas mídias sociais, a cobertura da Globo chegou 509 vezes aos trending topics do Twitter. As plataformas digitais da Globo tiveram 9 milhões de usuários de VOD e os videoviews totalizaram 28,2 milhões. O SporTV, que disponibilizou 16 canais e 56 sinais de internet, triplicou sua audiência e seus canais SporTV e SporTV2 lideraram a TV por assinatura no horário nobre, enquanto o SporTV3 ficou no Top 10. As transmissões pela internet também conquistaram boa audiência: foram mais de 6,1 milhões de horas consumidas via live streaming, entre o SporTV Play e App SporTV Rio 2016. Houve 1,1 milhão de downloads do APP. Estamos presentes na vida de milhões de pessoas. Com negócios baseados em informação, tecnologia e infraestrutura, somos parte da indústria que mais cresce no mundo: a indústria do conhecimento. Conhecimento para inovar, surpreender, propor soluções, cruzar o país, encontrar e conquistar o consumidor, materializar e vender ideias. Conhecimento para escrever agora o sucesso do futuro. Conhecimento é o nosso negócio www.grupoabril.com.br jornal propmark - 29 de agosto de 2016 13

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