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edição de 29 de julho de 2019

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agênCias

agênCias Criatividade, dados e health puxam resultados de grupos de comunicação Holdings demonstraram vigor em suas áreas de publicidade, que estão valorizadas e tiveram crescimento de 4,7% no Omnicom e 3,2% no IPG FELIPE TURLÃO Três dos principais grupos do mercado de publicidade divulgaram seus resultados financeiros do primeiro semestre e algumas tendências vão ficando claras para os próximos anos no setor. Em geral, as holdings demonstraram vigor em suas áreas de publicidade, que estão valorizadas e tiveram crescimento de 4,7% no Omnicom e 3,2% no Interpublic, por exemplo, enquanto modalidades como CRM, eventos e PR tiveram resultados aquém do esperado em pelo menos uma das empresas que divulgaram balanço. Outro segmento que está se destacando é o de comunicação para o setor de healthcare, com crescimentos agressivos. Também se notou, no discurso dos líderes do setor, a busca pela integração entre talento criativo e expertise em dados, guiado por aquisições como da Acxiom pelo Interpublic, e Epsilon pelo Publicis, além do estabelecimento da estrutura Omni pelo Omnicom. O Omnicom faturou US$ 7,18 bilhões nos seis primeiros meses de 2019, uma redução de 4% na comparação com 2018, número justificado por questões cambiais relacionadas às aquisições do grupo no ano passado. Ao se analisar o crescimento orgânico, que exclui tais efeitos, houve alta de 2,7%, com destaque para as áreas de publicidade (4,7% de crescimento) e healthcare (7,6%). A área de CRM & Support teve queda de 2,9%. No Omnicom, houve ainda queda de 2,7% nas receitas na América Latina nos seis primeiros meses do ano. Foi a única região com redução nas receitas, sendo que Reino Unido (3,5%), Europa (2,7%), Estados Unidos (2,6%) e Ásia (2%) lideraram o crescimento do grupo. O Omnicom trabalhou com margem operacional de 13,9%, contra 13,4% no ano anterior, com lucro de US$ 1 bilhão. Para o CEO John Wren, os resultados demonstram diversidade das operações do Omnicom, incluindo a combinação entre talento criativo e expertise em digital data e analytics. “As práticas de publicidade e mídia tiveram um bom crescimento especialmente no segundo trimestre, com as empresas de precision marketing e digital com crescimento de dois dígitos. O crescimento não foi maior por causa da performance negativa do negócio de eventos”, analisou, ressaltando ainda o resultado positivo de healthcare, mas a queda de 1,3% de PR. Wren demonstrou felicidade pelos resultados do Omnicom em Cannes, onde foi Holding of the Year graças aos rendimentos das redes BBDO, DDB e TBWA, que tiveram mais de 200 Leões. Da mesma forma, as ferramentas de dados Omni e Annalect foram elogiadas por terem oferecido aos criativos Divulgação John Wren, do Omnicom: “As práticas de publicidade e mídia tiveram bom crescimento” “Fomos Fundados por criativos e não é algo que possa ser adquirido ou vendido” formas mais modernas de gerar interação com os consumidores. “A principal razão para o crescimento do Omnicom e uma real fonte de diferenciação é o compromisso do grupo com os criativos. Fomos fundados por criativos e não é algo que possa ser adquirido ou vendido”, resume Wren. No Interpublic, assim como no Omnicom, houve crescimento do segmento de “agências integradas”, que compreendem as redes FCB, McCann, R/GA, MullenLowe e Huge, entre outras, com alta de 3,2% no segundo trimestre. Elas guiaram o crescimento do grupo nos três meses, que ficou em 3%. Considerando-se o primeiro semestre, o Interpublic cresceu 4,6%, atingindo receitas de US$ 4,13 bilhões. Esse crescimento do Interpublic, que foi acima do esperado pelos analistas financeiros nos Estados Unidos, exclui os números da Acxiom, operação de dados adquirida em dezembro do ano passado. Assim como no Omnicom, a área de healthcare teve resultados muito positivos. “Tivemos uma ótima performance em compra de mídia, bem como crescimento em nossas redes criativas globais e em PR e digital. O segundo trimestre também teve crescimento em clientes dos setores de healthcare, financeiro, bens de consumo e varejo. Continuamos satisfeitos com a Acxiom, que nos dá uma posição em gestão de dados sem concorrentes no mercado, nos permitindo ajudar anunciantes a ter o melhor de suas propriedades de data”, disse Michael Roth, CEO do Interpublic. Segundo ele, o crescimento no Brasil, ao lado de Argentina, México e Colômbia, liderou uma alta de 25% nas receitas na América Latina. Para o Publicis, as conquistas do fim do ano passado como Fiat Chrysler (FCA) e GSK começam a aparecer e, segundo o CEO Arthur Sadoun, aceleram o negócio, que sofreu com a redução de verbas no segmento de bens de consumo, que representa um terço do total de clientes. A holding francesa obteve, ao fim dos seis primeiros meses do ano, um crescimento orgânico de 1,7%, atingindo US$ 4,8 bilhões, com queda de 3% nos Estados Unidos, o mercado mais afetado pela perda de contas, e onde houve uma reestruturação recente, com a divisão da gestão nas áreas leste, oeste e central. Por outro lado, a Europa teve crescimento de 2,4% e a Ásia saltou 2,7%. Já a América Latina foi bem: crescimento de 8,7%. 16 29 de julho de 2019 - jornal propmark

AGÊNCIAS Publicis concentra conta de motos e automóveis da montadora Honda Y&R, F.biz e Talent Marcel deixam de atender a marca japonesa, que a partir de agora quer ter alinhamento corporativo no mercado brasileiro Honda concluiu na semana A passada o processo de concorrência para definição de sua nova agência de publicidade. A Publicis Brasil foi escolhida para conduzir a comunicação das contas das áreas de motocicletas, automóveis, serviços financeiros e pós-venda. “O trabalho da nova agência será planejar e desenvolver ações que englobem a visão da Honda de maximizar a alegria e a liberdade de mobilidade por meio de soluções criadas para facilitar o dia a dia das pessoas”, disse a empresa por meio de comunicado. A busca por uma nova agência teve início em novembro de 2018, à época apenas para o segmento de motocicletas. Participaram Y&R, BETC Havas, Fibra aposta em evento-proprietário com a 2ª edição do Festival Teen Com patrocínio do YouTube e Samsung, objetivo é transformar ‘likes’ em ‘aplausos’ com line up de Luisa Sonza, Dani Russo, Fit Dance e BBF Girls Paulo Macedo Criada há quatro anos pelo especialista em marketing esportivo Vitor Nunes e Andrea Pitta, oriunda do live marketing, a agência Fibra realiza no próximo dia 10 de agosto a segunda edição do Festival Teen, o primeiro evento-proprietrário do seu portfólio. Serão nove horas de música com nomes que chegaram à fama com seus posts no YouTube, patrocinador máster do projeto ao lado da Samsung. “A ideia é transformar likes em aplausos”, resume Nunes. “Ou seja, materializar o live marketing no digital. Porque as 10 mil pessoas que vão as- A Publicis, do CEO Eduardo Lorenzi, passa a coordenar a comunicação da linha Honda sistir aos shows compartilham conteúdos nas redes sociais”, acrescentou Andrea Pitta, lembrando que a Fibra tem clientes como Coca-Cola, Nestlé e BNP Paribas. “Desenvolver evento próprio foi uma decisão estratégica. Fomos convidados para um pitch com verba de R$ 80 mil. Tinham oito agências na disputa. Estamos construindo relações com base em confiança”, disse mais Nunes. Recentemente a Fibra ampliou o atendimento à Coca- -Cola. “Estamos coordenando as ações de PR e comunicação interna. Por isso abrimos uma unidade no Rio de Janeiro para suprir essa nova demanda”, finaliza Andrea. Divulgação Publicis, F/Biz, Ampfy e Cubo. “A decisão pela ampliação do portfólio de atendimento, em vista de um maior alinhamento corporativo, ocorreu no decorrer do processo, levando em conta os mesmos critérios de avaliação”, explica a empresa, que manteve a Bold como sua fornecedora de serviços de redes sociais para a Honda Motos e para a Honda Serviços Financeiros. “Agora temos uma responsabilidade dupla de trabalhar os desafios específicos de cada segmento, de carros e de motos, respeitando as singularidades de cada mercado. Estamos prontos para colocar o talento, o esforço e a coragem do time nessa missão”, disse Eduardo Lorenzi, CEO da agência. Divulgação Andrea Pitta e Vitor Nunes comandam a Fibra e querem explorar mais o entretenimento jornal propmark - 29 de julho de 2019 17

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