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edição de 29 de julho de 2019

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mercAdo nais

mercAdo nais de atendimento que conquistaram posições de liderança há alguns anos acabaram não formando as pessoas abaixo deles, e aí está o nosso maior obstáculo”, afirma o VP da FCB. o QUe dIZem AS mArcAS? Em um mercado consolidado por ideias criativas, o objetivo atual é entregar criatividade que gere negócios. E toda a intensa evolução do atendimento já vem chamando atenção das marcas, que se posicionam a favor do processo. “Antigamente, quando as peças de uma campanha entravam no ar, acabava o trabalho. Hoje em dia, é aí que começa a parte mais pesada: monitorar a resposta do consumidor, repercussão, personalização. O trabalho das marcas e das agências aumentou em um nível de complexidade muito alto. Pode ser lindo para a agência ganhar um Leão em Cannes, mas a campanha não funciona se não for vista pelo público de interesse da marca; com isso o cliente não vende e, consequentemente, não terá mais dinheiro para investir em publicidade. Ou todas as áreas se mobilizam para atender e entender o negócio, ou vamos acabar tendo sempre aquela disparidade entre o que o cliente precisa e o que a agência entrega. Uma agência deve ajudar na resolução de problemas, e não se ater a apontar obstáculos. O atendimento é um dos principais responsáveis por garantir que isso ocorra”, destaca Vanessa Brandão, diretora de marketing das marcas premium da Heineken Brasil. A executiva acrescenta ainda que as marcas também precisam se mostrar dispostas a atuar em conjunto às agências para que essa integração seja efetiva. “A presença física ainda é importante no nosso mundo. As interações que você tem ao vivo são diferentes das que são realizadas via e-mail. É responsabilidade do cliente envolver o atendimento nas discussões do negócio e alinhamentos estratégicos”. “O trabalho dessa área era ser um tradutor entre o universo do cliente e da agência. Hoje não existe mais isso, e esses profissionais assumem um novo papel de gerir projetos que vão além do formato clássico. Mais do que resultados de marca, a “O atendimento tem de ser apaixonado pelo negócio como um todo”, diz Elton Longhi Vanessa Brandão: “O trabalho aumentou em um nível de complexidade muito alto” Divulgação gente começa a perceber vários pequenos ganhos ao longo do tempo, como maior parceria e sinergia nas ações”, relata Luís Siqueira, diretor de marketing da P&G. As duas marcas fazem parte do portfólio da Publicis. “As discussões com nossas agências deixaram de ser baseadas apenas em aspectos de comunicação e se tornaram muito mais orientadas ao propósito da empresa. Os parceiros estão mais bem preparados para justificar ações por meio de dados e indicadores palpáveis. Essa capacidade de propor projetos que tenham mais a ver com o perfil de negócio de cada cliente, e menos a ver com a cultu- “é responsabilidade do Cliente envolver o atendimento nas disCussões do negóCio” ra organizacional da agência, é o que vai ditar o futuro dos modelos de remuneração das agências”, comenta Lucas Coelho, coordenador de canais e mídia da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, As atividades de marketing digital da marca são realizadas em parceria com a VML. coNQUISTAS O reconhecimento dos clientes influencia ainda a percepção de toda a cadeia da publicidade em relação a esses departamentos. “O olhar das outras áreas para a gente mudou. Conseguimos fazer com que elas entendessem nossa importância e conquistamos mais voz dentro das agências. Sempre fomos tidos como uma área generalista, e chegar no ponto onde o cliente nos consulta para suas tomadas de decisão é uma grande recompensa”, diz Longhi. “A capacidade de mensuração que o mercado possui atualmente não nos permite mais colocar uma campanha no ar sem saber quais serão seus resultados. Essa assertividade leva a um crescente percentual de profissionais de atendimento e negócios liderando ou coliderando agências no país – um indicador de que o mercado está reagindo bem a tudo o que está acontecendo”, completa Meneghati. “Sempre vai haver problemas em qualquer caminhada: prazos e verbas menores, desafios maiores. É preciso atravessas esses obstáculos de forma suave, com integração e espírito colaborativo”, orienta Flavia. Filshill finaliza: “O que os clientes querem é entregar resultados de vendas, é dinheiro. No fim do dia, eles só precisam das agências se elas derem a eles esse retorno financeiro”. 42 29 de julho de 2019 - jornal propmark

meRcAdo Festa de Ano Novo na Paulista está com edital aberto para patrocínios Empresas podem enviar propostas até o dia 19 de agosto com plano de ativações e contrapartidas; texto permite associação de marcas MARINA OLIVEIRA Prefeitura de São Paulo A abriu o edital de convocação para empresas que desejam participar da licitação de patrocínio da festa de Réveillon na Avenida Paulista. O valor estimado para a realização do evento é de R$ 2,5 milhões. As empresas poderão indicar até três marcas parceiras para a organização do evento e serão permitidas a montagem de camarotes e áreas VIP, comercializáveis ou não, desde que não interfiram na participação e visualização do evento pelo público. O planejamento destes espaços deve constar no plano apresentado à Prefeitura. Os projetos, segundo o edital, “precisam contemplar ain- Licitação do BRT do Rio de Janeiro tem redução do seu orçamento Valor diminuiu de R$ 642 mil para R$ 336 mil; empresas têm até o dia 31 de julho para fazer propostas; edital prevê escolha de melhor preço Empresas interessadas na exploração comercial das estações do sistema BRT no Rio de Janeiro terão até o dia 31 de julho para apresentar as suas propostas para a Prefeitura da capital fluminense. Além da nova data, o edital teve reajuste no valor. Em um primeiro texto publicado em junho, a Prefeitura pedia contribuição mínima mensal de R$ 642 mil, já no novo documento divulgado na semana passada, o valor foi reajustado para R$ 336 mil. O edital prevê a escolha da melhor proposta de preço e responsabiliza o vencedor pela manutenção das estações. Os candidatos interessados pode- Empresas devem elaborar planos com contrapartidas para patrocínio da festa rão visitar previamente os espaços para ter ciência da situação das estruturas. Como contrapartida, a empresa poderá estabelecer contratos de naming rights com terceiros, tendo a possibilidade de agregar nomes e logomarca de patrocinadores ao nome original do espaço. O prazo de exploração, segundo o edital, é indeterminado. As empresas devem entregar dois envelopes, um com os documentos de habilitação e outro com a proposta de valores. O objetivo da Prefeitura com a licitação é custear a contratação de polícias militares para o Programa Segurança Presente. MO iStock/Renato Pessanha da a estrutura; plano operacional; segurança; limpeza e coleta seletiva; atendimento médico e ambulatorial; comunicação; sanitários; acessibilidade arquitetônica e comunicacional; comunicação visual, plano de hidratação; kit lanche; registro do evento; plano de ativações e ou contrapartidas dos patrocinadores.” A previsão é de que haja um milhão de pessoas na Avenida Paulista para comemorar a chegada de 2020. O edital determina, ainda, que a festa tenha quatro shows, além de DJ e mestre de cerimônias. Diferentemente do Carnaval, não serão credenciados ambulantes para não conflitar com a segurança do evento. iStock/rodrigobark Empresa poderá explorar naming rigths nas estações do BRT na capital fluminense jornal propmark - 29 de julho de 2019 43

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