Views
5 years ago

edição de 29 de outubro de 2018

  • Text
  • Brasil
  • Mercado
  • Anos
  • Outubro
  • Marketing
  • Propmark
  • Marcas
  • Paulo
  • Marca
  • Melhor

Temos faro para o novo.

Temos faro para o novo. E agora o espaço para compartilhar as descobertas. Nöse não é algo que se explica, é algo que se faz. E o que fazemos é compreender tendências e identificar os insights que podem levar ao novo. Ou seja, farejamos tudo. nose.bar

editorial Armando Ferrentini aferrentini@editorareferencia.com.br Vida que segue Editorial do PROPMARK é redigido invariavelmente nas tardes das sextas- O -feiras, quando a Redação ultima seus preparativos para o fechamento da edição, entrando em seguida em produção na gráfica. A circulação tem início na manhã dos sábados, quando são entregues aos assinantes os exemplares do nosso mailing VIP em seus domicílios. Ao mesmo tempo, são despachados os pacotes contendo exemplares destinados a endereços fora de São Paulo. A entrega às pessoas jurídicas (agências, anunciantes, mídias, produtoras, fornecedores do mercado etc.) é realizada por razões óbvias a partir das primeiras horas das manhãs das segundas-feiras, tarefa que invade as terças e quartas. Por todos esses motivos, voltamos ao ponto do fechamento, que ocorre no fim da tarde, começo da noite das sextas-feiras. Por essa razão, deixamos de comentar aqui os resultados das eleições para presidente da República e governadores em estados cujos candidatos não atingiram o quórum suficiente para serem declarados vencedores. A maioria dos nossos leitores, porém, lerá seus exemplares já com esses resultados conhecidos. Não valeria a pena, pois, abordar aqui palpites e resultados de pesquisas, estas como sempre surpreendendo e algumas até pondo em xeque sua isenção. O que temos a fazer é registrar que finalmente acabou esse período eleitoral conturbado, com o país dando graças aos céus que a festa da democracia, como querem alguns, teve o seu ponto final este ano. O que podemos dizer é que não se tratou de uma campanha eleitoral para os mais altos cargos do país das melhores da nossa História. Faz parte de qualquer eleição o confronto, ânimos exaltados, debates, discussões, discordâncias etc. Mas acreditamos que desta feita tudo passou dos limites, com a influência nefasta das fake news através dos meios digitais, atazanando reputações e não raro confundindo a população a respeito da qualidade dessas informações. Cabe-nos também registrar o alto grau de descontrole dos nervos, que se apossou de boa parte do eleitorado. Admitimos que isso sempre existiu, mas a nosso ver não com a carga emocional como desta feita. Em certas situações, a impressão que causava ao observador distante era a de um colossal desentendimento sobre a escolha dos seus preferidos pela população. Agora que os resultados estão divulgados (para quem nos lê a partir do domingo à noite), façamos outro tipo de voto, sem urna eletrônica: que possamos caminhar melhor com os novos governantes, já a partir da posse em 1º de janeiro. Que todos façam seu ato de contribuição e deem também seus votos, estes de confiança e apoio para que o Brasil saia rapidamente das suas enormes dificuldades, com as quais estamos lutando – por mais incrível que possa parecer – quase que desde as eleições anteriores (2014). Se não houver um pacto nacional nesse sentido, será difícil, quase impossível, deixarmos essas dificuldades para trás. *** Completando 67 anos no último dia 27, a ESPM recebeu felicitações de dezenas de agentes da indústria da comunicação brasileira. Dalton Pastore, presidente da Diretoria Executiva da escola, enviou aos seus conselheiros e colaboradores o seguinte texto: “67 anos – Neste sábado, 27 de outubro de 2018, a ESPM completa 67 anos. Nascemos de um propósito, resultado da visão de homens adiante do seu tempo, determinados a transformar o Brasil em um centro de excelência em publicidade. Este sonho, em 1951, parecia mais do que impossível. Mas, felizmente, eles não acharam isso. E o sonho se realizou. Eles tinham um propósito. E esse propósito é o nosso lastro, fundação e esteio. A missão que nos compete, que foi confiada a nós, é transformar o Brasil em centro de excelência em todas as nossas áreas de atuação. Um sonho grande e ambicioso. Mas, quem tem a nossa história e a inspiração daqueles que nos antecederam, não sonha pequeno. Feliz aniversário, ESPM”. *** As inscrições para a regional de São Paulo do Prêmio Colunistas – cuja versão nacional completa, neste 2018, 51 anos de atividades ininterruptas – encontram- -se abertas. Informações e inscrições com a Nanny Lima, pelo e-mail nanny@editorareferencia.com.br ou pelo telefone (11) 2065-0753. *** Encheu de tristeza a classe publicitária de São Paulo o pedido de recuperação judicial feito pela Livraria Cultura. Além de abrigar no seu auditório do Conjunto Nacional (SP) alguns eventos do meio (várias cerimônias de entrega do Colunistas São Paulo e Brasil ocorreram no mesmo, sempre com grande público presente), a livraria tem sido nesta sua unidade ponto de encontro de jornalistas e profissionais da publicidade. Para quem é frequentador habitual da livraria, parece impossível ter chegado ao ponto de requerer recuperação judicial. A casa vivia e vive sempre cheia, mas os tempos que nos impuseram governos despreparados, cuja consequência maior foi uma crise econômica que levará ainda muitos meses para ter início sua recuperação, justificam o pedido da famosa e querida livraria. Seria muito penoso para a imensa clientela e para seus proprietários ver acabar esse invejável polo de venda de cultura, muito prejudicado também pelos novos tempos da web. *** Nosso jornalista Alisson Fernández assina extensa matéria sobre os bancos digitais, que acabou ganhando a capa desta edição. Diferentemente das livrarias, os bancos digitais – que já contam com quase três milhões de contas 100% online – transmitem segurança, rapidez e eficiência para os seus usuários. Através do esforço de comunicação que desenvolvem para arrebanhar cada vez um número maior de correntistas, esses bancos justificam a presença nesta edição do PROPMARK, através de marcas como Nubank, Inter, Original, Neon e Next. *** Com a saída de Paulo Coelho da DM9DDB, Marcio Oliveira, que ingressou recentemente na agência, para exercer uma copresidência, ocupa agora e de forma exclusiva a cadeira número um dessa agência que sempre cultivou uma paixão inexcedível pela criatividade no seu produto final. *** Este Editorial é em homenagem a Binho Ribeiro, um dos pioneiros da arte grafiteira em nosso país, que atuou como curador responsável pela seleção das obras de artistas nacionais e internacionais nos espaços do Memorial da América Latina, onde se realiza a 4ª Bienal do Grafite, que vai até 4/11. jornal propmark - 29 de outubro de 2018 3

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.