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edição de 29 de outubro de 2018

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mercAdo ABA Summit

mercAdo ABA Summit destaca novo papel do marketing na era do propósito Além de debates, programação teve premiação do ABAcademy ESPM Fiat e lançamento do Guia GDPR para profissionais da área no Brasil JÉSSICA OLIVEIRA novo papel do marketing O na era do propósito foi o centro do debate do ABA Summit 2018. O evento foi realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo. A programação teve discussões como o futuro do marketing na visão dos líderes, economia criativa, diversidade e assédio. John Rodgerson, presidente da Azul; Juliana Azevedo, CEO da P&G; e Paula Lindenberg, VP de marketing da Ambev, mostraram como estão lidando com as novas formas de conteúdo e perfil de consumidor. O executivo disse acreditar em algo a mais para o futuro do profissional de marketing. “O papel será deder, de cuidar de pessoas e da cultura da empresa”. Para Juliana, as marcas devem aproveitar seu potencial e ir além de vender. “As marcas têm voz e podem fazer diferença”, disse. Já Paula falou que a fidelidade entre marca e consumidor depende das empresas estabelecerem relações emocionais, compartilhando valores e ideias. Ela citou Skol e projetos como o Reposter e o Skolors. “Nosso maior aprendizado dessa mudança foi o poder de humanizar as marcas”, contou. O painel Economia criativa e a era digital reuniu Christian de Castro, diretor-presidente da Ancine, e Jamie Barnard, global general counsel – marketing, media & eCommerce da Unilever. Questões de gênero e diversidade foram apresentados no painel Mulheres e diversidade. Ana Cortat, CoFounder da Hybrid Colab.Strategy; e Ken Fujioka, sócio-fundador da ADA Strategy e presidente do Conselho do Grupo de Planejamento; apresentaram a pesquisa Hostilidade, silêncio e omissão, do GP. Isabel Aquino, diretora de planejamento da Heads, mostrou o estudo Todxs. Paula Lindenberg (Ambev), João Branco (McDonald’s), Juliana Azevedo (P&G) e John Rodgerson (Azul) durante o ABA Summit 2018 PremiAção e guiA A ABA lançou o Guia GDPR para Profissionais de Marketing, desenvolvido pela WFA e adotado no Brasil pela entidade, por meio de seu Comitê Jurídico. O documento tem cinco aspectos para auxiliar os gestores de marcas em relação aos impactos da Lei de Proteção de Dados. O material está no site da entidade. Segundo a dra. Vanessa Vilar, legal director Latam – Cluster Category Counsel da Unilever e presidente do CJ da entidade, o novo momento do mercado pode ser resumido nas palavras transparência e consentimento. “Mais do que entender a lei, é preciso entender o espírito dessa mudança e desse consumidor”. O encontro foi palco também da entrega do primeiro prêmio ABAcademy ESPM Fiat. Foram premiados três grupos com alunos da pós-graduação da ESPM, que deram soluções ao briefing definido pela Fiat. O 1º lugar “O papel será deder, de cuidar de pessOas e da cultura da empresa” Divulgação ganhou visita à FCA Detroit; o 2º vai à FCA, em Pernambuco, e o 3º ganhou tablets. O projeto foi idealizado por João Campos, presidente da PepsiCo e do Conselho Superior da ABA, e seu ex-presidente. Também estiveram no evento João Ciaco, diretor de brand marketing, comunicação e sustentabilidade América Latina da FCA – Fiat e conselheiro da ABA, e Dalton Pastore, presidente da ESPM. João Branco, diretor de marketing do McDonald’s e presidente da ABA, falou da programação. “Envolve o debate sobre o desafio do marketing e a definição de propósitos pelas marcas e as formas de abordagem dos consumidores com vozes próprias e percepções globais. Uma transformação nos formatos de aderência e engajamento, resultante dos meios digitais, da diversidade de gêneros e causas das marcas”, afirma. 48 29 de outubro de 2018 - jornal propmark

mercado Publicidade deve repetir o mesmo resultado de 2017, indica Fenapro Segundo a pesquisa VAN com dados das agências no terceiro trimestre, parece que o Brasil “andou de lado” quanto aos negócios de propaganda Com base na pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda), a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) procura analisar como está e como ficará o negócio da comunicação nos últimos e nos próximos meses. Desde o início de 2017, a associação coleta dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil. O levantamento é feito com 165 empresas em todo o país. A mais recente delas, com respostas coletadas no início deste mês, reflete a performance das agências no terceiro trimestre, além das perspectivas para o último trimestre e o ano de 2018, como um todo. A julgar pelo resultado final, o mercado permanece sem muitas novidades. A soma dos percentuais das agências que declaram performance melhor ou igual permaneceu bem próxima (74% x 71,1%). Além disso, segundo o estudo, na expectativa eleitoral, parece que o Brasil “andou de lado” quanto aos negócios de propaganda. O Nordeste foi a região com melhor performance, com 53,6% das agências declarando um trimestre melhor que o anterior. Nas demais regiões, a performance foi mais tímida, mas ainda preponderantemente melhor ou igual ao trimestre anterior. A única exceção foi o Centro-Oeste, cujos percentuais de “pior” ou “igual” foram superiores ao de “melhor”. Quanto ao futuro, embora a expectativa de melhora prevaleça em todas as regiões (com menor intensidade no Norte e no Centro-Oeste), nota-se uma leve queda no nível de otimismo para o próximo trimestre. Mais agências estão apostando num trimestre parecido com o anterior, sem grandes mudanças. A região NE mantém-se como a mais otimista, com 77,1% dos respondentes esperando um trimestre melhor ou pelo menos igual. Os estados mais otimistas são a Bahia (87,5% prevendo um 4º trimestre melhor ou igual) e o DF (71,4% olhando para um 4º trimestre melhor ou igual). Os mais pessimistas, que preveem piora são Pará (50%) e RN (40%). Com a aproximação do fim do ano, os gestores de agências estão se dando conta que o ano melhor que esperavam deve ficar mesmo para 2019. Depois de várias medições apontando para um otimismo com 2018, esta, referente ao terceiro trimestre, já demonstra uma acomodação para um ano igual a 2017. “Ao se aproximar o fim do ano, fica claro que o setor da propaganda entra num compasso de espera. Todos esperamos um 2019 melhor do que 2018”, afirma Glaucio Binder, presidente da Fenapro. A soma dos percentuais das agências que declaram performance melhor ou igual permaneceu bem próxima PeopleImages/iStock jornal propmark - 29 de outubro de 2018 49

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