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edição de 3 de setembro de 2018

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eyOnd the line Os tracks

eyOnd the line Os tracks da eclipse_images/iStock nova agência A agência precisa pensar em inovação o tempo todo Alexis Thuller PAgliArini Pois é, quando você acha que extraiu tudo do Cannes Lions, começam a pintar novos insights. Até porque o festival continua enviando estudos, o que dá mais quilometragem para a vasta experiência que o Cannes Lions proporciona. Na semana passada, foi possível baixar o Global Creativity Report, um extenso relatório com dados, rankings e insights do festival. Mas o que fica claro é que a decisão de conduzir o evento em nove trilhas foi um acerto. Ajuda a dirigir as principais vertentes da criatividade e da comunicação sob vetores preestabelecidos. Relembrando, foram estes os nove tracks: Reach (Alcance), Communication (Comunicação), Craft (Estilo/Produção), Experience (Experiência), Innovation (Inovação), Impact (Impacto), Good (Bem), Health (Saúde) e Entertainment (Entretenimento). Analisando com mais profundidade caminhos, me bateu um insight: e se as agências se reorganizassem por essas nove trilhas? Será que funcionaria? Vamos ver. Embaixo do guarda-chuva Reach, temos as categorias Creative Data (Uso criativo dos dados), Direct, Mídia, PR e Social & Influencer. Sem contar Mídia, que toda agência sempre teve, que agência está dedicada a um uso criativo de dados? E de PR? Pensando em PR para a própria agência, mas também como uma unidade de serviços ao cliente. O Direct é cada vez mais inerente à comunicação de hoje. E tem ainda Social & Influencer, um campo de interesse crescente. São disciplinas que as agências devem se preocupar em abraçar ou compor com parceiros, concorda? Falando da vertente de Communication, temos aí as categorias que envolvem as principais áreas de uma agência: Design, Film, Mobile, Outdoor, Print & Publishing, Radio & Audio e Titanium. A área mais desafiadora é Mobile. Como a agência está estruturada para pensar em soluções mobile? A categoria Titanium é definida por uma ação de comunicação integrada excepcional, pela abrangência e pelo impacto gerado. Tudo o que uma boa agência deve buscar sempre, não? Sob o guarda-chuva de Craft, estão as categorias Digital Craft, Film Craft e Industry Craft. Não há muito o que comentar, a não ser a Industry Craft. Será que as agências estão aptas a ajudar seus clientes no desenvolvimento de produtos? Aí vem Innovation. A agência precisa pensar em inovação o tempo todo, acompanhando de perto as novas ferramentas e as tendências do mercado, inclusive ajudando seus clientes no desenvolvimento de produtos ou serviços. Vamos para a vertente Impact. É neste track que está a categoria Creative Effectiveness. Sua agência está preparada para medir o impacto das suas ações? A efetividade da comunicação é um desafio crescente. Toda agência tem de estar preparada para medir efetivamente o impacto daquilo que criou e colocou no ar. E isso tem a ver com vendas e share de mercado, mas também com leads, engajamento e mudança de percepção. Com a vertente Good vem a preocupação com a responsabilidade social e as soluções que, além de construir marcas e gerar vendas, tragam benefícios para a sociedade, como um todo. Quanto a Health, não há muito o que comentar. É uma área que interessa especificamente às agências que atuam no setor de saúde. E, finalmente, vem o último track, o Entertainment. É uma área que cresce muito, por si, mas também como instrumento para driblar os bloqueios naturais que a propaganda convencional enfrenta. Com uma repassada nessas nove vertentes, imagino que os gestores de agências de propaganda poderão encontrar inspiração para rever seus modelos de atuação. Não se trata de abandonar os formatos existentes, mas de ampliar o espectro de atuação e de se sintonizar com as demandas atuais. Faz sentido? Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) alexis@fenapro.org.br 28 3 de setembro de 2018 - jornal propmark

mArcAs Assaí investe em primeira grande ação e convoca Ingrid Guimarães Campanha nacional comemora 44 anos da rede e tem apresentadora e atriz como embaixadora; escolha reflete expansão e olhar dos clientes JÉSSICA OLIVEIRA Assaí Atacadista está com O sua primeira campanha massiva e em âmbito nacional. Para celebrar seu 44º aniversário, a rede escolheu a atriz e apresentadora Ingrid Guimarães como embaixadora. A comunicação tem filme para TV, PDVs, rádio e redes sociais. Segundo Marly Lopes, diretora de marketing do Assaí Atacadista, antes as campanhas tinham os clientes que ganharam como garotos-propaganda. A mudança reflete a expansão da rede, que deve abrir 20 lojas Comercial destaca o imaginário, como os sonhos que podem ser realizados Divulgação este ano (hoje são 132 em 18 estados). Ter a Ingrid como embaixadora reflete esse crescimento e a percepção dos clientes. “Perguntamos como o Assaí seria se fosse uma pessoa. A escolha da Ingrid casou perfeitamente com o DNA da marca. Será uma parceria de muito sucesso”, afirma. O filme criado pela house da rede e produzido pela Paprika Filmes mostra Ingrid imaginando sonhos realizados. Ao todo serão mais de 16 mil vales- -compras de R$ 100, um ano de salário (R$ 3 mil por mês) para 44 clientes e R$ 1 milhão para o grande ganhador. QUANDO TODOS CONTRIBUEM, QUEM GANHA É O MERCADO. CENP-Meios é uma iniciativa inovadora para a medição do investimento em mídia via agências de publicidade, com precisão e segurança. O 1º painel refere-se ao ano de 2017, com participação de 75 agências e apresenta totais de investimentos e participação de cada meio, por período e também por região. A criação de um indicador de desempenho confiável é mais um resultado da compreensão dos líderes das mais importantes entidades nacionais do mercado publicitário reunidas no CENP. Conheça os números e saiba mais em cenp.com.br/cenp-meios jornal propmark - 3 de setembro de 2018 29

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