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edição de 3 de setembro de 2018

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agênciaS “desafio é se reinventar mantendo a essência” Páris Piedade Neto deixou o cargo de diretor de plataformas tecnológicas da TV Globo para assumir a vice-presidência de dados e performance da AlmapBBDO. Nos quase seis anos no Grupo Globo, lançou a Mídia Programática e desenvolveu projetos de inovação e dados. Agora, em seu primeiro cargo numa agência, chega para ajudar a lidar com o desafio dos dados e, em especial, com as novidades trazidas pelos ventos da nova lei geral de proteção de dados que passa a reger o mercado. Nesta entrevista, o executivo - que é coordenador do Comitê Digital do Conselho Executivo das Normas- Padrão (Cenp) e presidiu, até 2017, o Comitê de Combate a Fraude do IAB Brasil - fala sobre o “desafio de empresas com tradição e solidez como a AlmapBBDO sempre se reinventarem”. Divulgação Páris Piedade Neto: “Momento que a indústria atravessa é bastante complexo” Claudia Penteado fragmentação O desafio é enorme. O momento que a indústria atravessa é bastante complexo. Entre os desafios, destaco a crescente fragmentação das audiências e as novas leis de privacidade, que respondem aos escândalos recentes e são apenas a ponta do iceberg. A necessidade de fazer uma boa propaganda continua dependendo do entendimento profundo do negócio do cliente e do público consumidor. Tudo isso só faz sentido alavancado pela criatividade. Não existe um bom trabalho sem pesquisa e otimização constante. A AlmapBBDO sempre soube disso. Dados e performance sempre estiveram presentes na agência. Irei aportar ainda mais conhecimento do ambiente digital e mídia programática, para continuar e evoluir essa fórmula de sucesso. experiência Desde 2000 eu trabalho com e para agências e marcas. Nestes 18 anos, a maior parte do meu trabalho foi com ad-tech. É o conjunto de tecnologias, serviços e padrões que permitem a gestão, entendimento das métricas e a entrega de mídia digital. Tudo isso inti- mamente ligado ao universo das agências - a digitalização e o crescimento de mídia programática ampliam ainda mais este escopo. Apesar de ser a minha primeira posição fixa em uma agência, o ambiente, os desafios e as pessoas são muito familiares. iaB e cenp Antes de tudo, sou muito grato pelas oportunidades e convites de atuar no IAB e no Cenp. No começo, eu não entendia muito bem, mas hoje sei que estas escolhas vieram de um desejo muito forte de dividir conhecimento e melhorar o entendimento de assuntos complexos. Eu sempre trabalhei fazendo a ponte ou a tradução entre tecnologia complexa, pessoas e negócios. Não é diferente quando falamos de combate à fraude ou boas práticas em mídia programática. O entendimento técnico, de ambientes complexos, precisa ser aplicado na prática e orientado aos negócios. O nosso primeiro manual de combate à fraude brasileiro foi reconhecido pelo IAB Global e dividido com mais de 45 países. “O nOssO primeirO manual de cOmbate à fraude brasileirO fOi recOnhecidO pelO iab GlObal e divididO cOm mais de 45 países” aprendizado Atuar na área de negócios da Globo foi uma grande escola. Como os projetos e desafios comerciais sempre foram muito diferentes, desde grandes pacotes a projetos de conteúdo customizados, houve muitas oportunidades de inovação, de automação e eficiência interna. O aprendizado com a jornada de dados, que andou junto com o desenvolvimento de mercados locais, foi importante para entender o que está por vir. geStão de peSSoaS A transformação digital está ocorrendo em todos os lugares. Não é uma exclusividade da área de mídia. Enxergo isso com naturalidade. O desafio de empresas com tradição e solidez, como a Globo ou a AlmapBBDO, é o de sempre se reinventar mantendo a essência. E ambas contam com os melhores profissionais do mercado, que têm a inquietação e o desejo de evoluir. O desafio maior é sempre na gestão de pessoas. As diferenças de gerações entre os profissionais que compõem os times é a maior oportunidade para transformação, desde que se trabalhe de forma coletiva somando expertises. oUtro patamar A Lei 13.709/18 coloca o Brasil em um patamar moderno e com enorme respeito aos direitos e dados individuais. A sociedade civil brasileira ainda não tem conhecimento suficiente do tema privacidade. Há uma oportunidade de construção e aprendizado neste sentido. Muito do que não gostamos na propaganda digital deve sumir do mercado. Só vão prosperar as empresas que trabalharem com responsabilidade e transparência. reSponSaBiLidade Falta muito em todos os campos. O próprio entendimento de responsabilidade, do consentimento que tem de ser muito mais claro e com finalidade específica e não genérica, já requer bastante mudança. 52 3 de setembro de 2018 - jornal propmark

agências Lew’Lara\TBWa conquista a conta do site de e-commerce submarino Equipe vai cuidar de toda comunicação da marca, inclusive a estratégia de marketing site de e-commerce Submarino escolheu a Lew’Lara\TBWA para cuidar de O sua conta publicitária, trabalhar na estratégia de marketing e também construir as novas campanhas da marca. “O Submarino é uma marca de peso, que traz os conceitos de inovação e contemporaneidade que a agência também busca. Vamos aprender com eles e também contribuir para que a marca cresça ainda mais em valor e em espaço na cabeça dos consumidores”, afirma Felipe Luchi, CCO e sócio da Lew’Lara\TBWA. De acordo com a Lew’Lara\TBWA, junto com o seu trabalho de BI, o diferencial competitivo para conquistar a conta foi o Backslash, uma ferramenta global de estratégia cultural da rede TBWA que oferece hits diários de notícias e insights culturais. “Nossa proposta trouxe o Backslash no coração da atuação, sendo uma ferramenta que nos mantém alinhados com o pulso da cultura”. Para ela, não basta saber o que ocorre à nossa volta, para ser relevante, precisamos entender quais movimentos entram, de fato, na vida das pessoas. Banco citi Brasil escolhe a giz A Giz Propaganda conquistou a conta do Citi Brasil. A agência já está participando do planejamento de comunicação do banco e cria as próximas campanhas on e off, que devem ser lançadas ainda este ano, sob o nome No Brasil, no mundo e no amanhã. “Estamos em um momento muito positivo de expansão da marca no país e a Giz chega para somar ainda mais à estratégia de marketing do banco e de suas áreas de negócios, totalmente alinhada e focada em oferecer o melhor para os nossos clientes”, afirma Leonardo Guerra, superintendente de marketing do Citi Brasil. “O Citi tem um posicionamento global de promover o progresso das comunidades em que atua e vamos trabalhar esse conceito no Brasil, em todas as suas plataformas”, diz André Franco, diretor de criação da Giz. Wilson Negrini, Luiz Lara, Renata Serafim, Thiago Ferraz, Felipe Luchi e Sheila Wakswaser comemoram a conquista Divulgação jornal propmark - 3 de setembro de 2018 53

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