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edição de 30 de março de 2020

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Mercado Marcas reforçam

Mercado Marcas reforçam estratégia digital e miram reinvenção para a Páscoa Movimentações causadas no varejo pela pandemia do novo coronavírus impactam lançamentos de produtos e impulsionam o e-commerce Alisson Fernández Páscoa, sem dúvidas, é a A época mais importante para as empresas fabricantes de chocolate. Em 2019, foram produzidas para o período cerca de 10 mil toneladas de itens, incluindo ovos e opções em embalagens presenteáveis. “O Brasil possui uma das maiores Páscoas do mundo e esses produtos vêm mantendo penetração acima de 60% nos lares nos últimos anos, o que reforça a tradição local de presentear com chocolate nesta época”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Com 18 meses de planejamento e seis de produção, a Lacta não se coloca em uma posição confortável mesmo liderando as vendas do varejo pelo 22º ano consecutivo. A companhia traz mais de 25 opções de produtos e apresenta uma linha premium que promete atrair o consumidor e atrapalhar a concorrência de lojas presenteáveis como Cacau Show e Kopenhagen. “Esta é a primeira vez que a marca aposta em uma linha de produtos com um valor agregado maior. São dois produtos que trazem tripla camada de recheio - avelã e oreo - e, outros dois, para aqueles que gostam de chocolate 60% cacau - clássico e mix de nuts. Acreditamos que entrar neste mercado de presenteáveis e indulgentes será a grande virada da Lacta na Páscoa. Mas isso não quer dizer que teremos produtos muito caros, o preço máximo sugerido pela empresa é de R$ 53,90 na gôndola”, diz Amanda Affonso, gerente de marketing de produtos sazonais e presenteáveis da Lacta. Para atender os diversos momentos de consumo, a marca amplia o seu portfólio com uma linha de presenteáveis. “Anti- Cacau Show aposta em promoções e frete grátis para incentivar consumidores a comprarem nos canais digitais Alexandre Costa: “Trazemos 50 novos produtos com preços a partir de R$ 9,90” gamente, a data era só sobre ovos, agora não é apenas isso. Este mercado expandiu e o consumidor aprendeu a consumir coisas diferentes. Para isso, trazemos a nossa linha de trufas para começar a entrar neste mercado de presenteáveis. Vale ressaltar que estes são produtos que estarão o ano inteiro com o consumidor, não somente na Páscoa. Eles farão parte de todas as datas sazonais. Afinal, o consumidor usa chocolate para presentear”, ressalta Amanda. Já para a Nestlé, a Páscoa traz o desafio da reinvenção. “Mais do que trazer novos sabores, é Fotos: Divulgação “RefoRçamos nosso compRomisso com a saúde e o bem-estaR de nossos colaboRadoRes e a população em geRal” preciso analisar o cenário de consumo do país e apostar em um portfólio que alie qualidade a um custo acessível. Baseados nisso, investimos em marcas que entregam um sabor inconfundível, além de itens interativos nos ovos de Páscoa. A ideia é democratizar a Páscoa, por meio de marcas icônicas da companhia”, comenta Keila Broedel, gerente de marketing de Sazonais da Nestlé. Com um investimento de R$ 35 milhões e uma expectativa de crescimento de dois dígitos, a Cacau Show chega à Páscoa com o desafio de oferecer produtos de qualidade e preços acessíveis para todas as pessoas. “Trazemos 50 novos produtos com preços que vão de R$ 9,90 até R$ 299,90, em cestas que possuem vários produtos. Não queremos que nenhum brasileiro deixe de entrar em uma loja da Cacau Show por não ter recursos. Todos os nossos esforços são pensados com essa linha de raciocínio. Acreditamos que com qualidade e disciplina conseguimos ter bons preços. A Cacau tem essa missão”, diz Alexandre Costa, fundador da Cacau Show. 14 30 de março de 2020 - jornal propmark

Keila Broedel, da Nestlé: “A ideia é democratizar a Páscoa” Amanda Affonso, da Lacta: “Vamos trabalhar com o mote Cada pedacinho aproxima” O Grupo CRM, que detém as marcas Kopenhagen, Chocolates Cacau Brasil e Lindt, revela que a data representa cerca de 25% do faturamento da companhia. Para 2020, a empresa traz um portfólio de 54 itens, sendo 25 lançamentos. “O grande destaque da Kopenhagen é a linha Exagero. Além das novas versões, que oferecem uma maior experiência para os fãs dos clássicos Nhá Benta, Lajotinha e Língua de Gato, a marca aposta em lançamentos exclusivos dos novos clássicos Melt, Soul Good e Dark. O diferencial dessa linha, além dos deliciosos sabores, é a quantidade de recheio. O dobro comparado aos itens atuais”, ressalta Renata Moraes Vichi, presidente do Grupo CRM. Renata Moares, do Grupo CRM: “O grande destaque da Kopenhagen é a linha Exagero” coMUNIcaÇÃo e coroNaVÍrUS As recentes movimentações causadas no varejo pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impactaram algumas das estratégias de comunicação das empresas. Geralmente com ativações em supermercados, marcas como Nestlé e Lacta intensificaram a higienização nos pontos de venda e reforçaram os seus modelos de compra online. “Reforçamos nosso compromisso com a saúde e bem-estar de nossos colaboradores e a população em geral. Os centros de distribuição da Lacta estão recebendo o devido suporte, como álcool em gel e máscaras para toda a equipe. Garantindo a higienização reforçada no local e a esterilização dos chocolates e embalagens. Nossos promotores, que são colaboradores essenciais e nos ajudam a garantir o abastecimento do varejo, poderão se deslocar até o local de trabalho em táxi ou aplicativos de transporte”, comenta Amanda. A executiva ainda ressalta que a marca deve manter os investimento de comunicação e marketing do ano passado. “Nos últimos três anos as campanhas de Páscoa da Lacta são 100% digitais. Acreditamos que o digital é uma ferramenta onde conseguimos segmentar melhor o consumidor que pretendemos abordar. Este ano vamos trabalhar com o conceito Cada pedacinho aproxima, e a campanha será assinada pela agência Wieden+Kennedy São Paulo”, diz. Com criação da agência LVL, o ator Caio Castro é o protagonista da campanha da Cacau Show, que informa que um comitê de gestão estratégica de crise vem agindo e tomando todas as decisões necessárias. Com seus espaços físicos fechados, a marca convida os consumidores através de suas plataformas digitais a conhecerem sua loja virtual durante o período de isolamento. “Criamos o site com promoções e frete grátis para compras acima de R$ 90, para atender todo o Brasil. Também estamos no iFood, que garante a entrega em casa e em pouco tempo. Além disso, estamos em contato frequente com toda a nossa rede para prestar todo o suporte necessário, soltando informativos detalhados e diários, com novas informações e instruções”, comenta Costa. Já a Kopenhagen, que prepara a sua primeira campanha 100% digital, chega com o conceito A deliciosa história da Páscoa, desenvolvido pela agência Artplan. A marca convidou autores renomados como Walcyr Carrasco, Marília Gabriela, Thalita Rebouças e Camila Fremder para escrever contos lúdicos para a data. “Este será um ano muito importante para a Kopenhagen. Vamos comemorar os 70 anos de um dos produtos mais icônicos da marca, a Nhá Benta, e gostaríamos de registrar, por meio da campanha de Páscoa, o quanto a Kopenhagen valoriza a sua história e quer criar novos capítulos no imaginário do cliente”, diz Renata. Além disso, a companhia incentiva seus consumidores com promoções e pede que suas compras sejam planejadas e antecipadas pelo e-commerce e aplicativos parceiros. “As fábricas estão com as operações pausadas, com o mínimo de contingente necessário para sua manutenção, e as lojas foram fechadas. Todo o estoque de Páscoa já estava distribuído nas lojas e no estoque do e-commerce, não comprometendo seu volume. Com essas atitudes, a companhia quer ajudar seus consumidores a planejarem suas compras sem sair de casa, minimizando os impactos do contágio e garantindo que todos terão seus momentos doces de celebração da Páscoa em família”, finaliza Renata. jornal propmark - 30 de março de 2020 15

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