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edição de 30 de março de 2020

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tora de

tora de criação Renata Leão falou que a sua experiência tem sido bem produtiva. “Em casa, sem correr o risco de ser interrompida o dia todo, consigo focar mais nas entregas e produzir melhor”. O dia dela começa com reuniões e, segundo ela, é um momento importante no mesmo tempo/ espaço. “A gente começa o dia se encontrando, conversando como serão as próximas oito horas de trabalho. Renata afirmou que tem conseguido cumprir os seus compromissos. “Como todos estão em frente aos seus computadores, a agilidade aumentou bastante. Tanto o contato entre os integrantes da equipe, quanto com os clientes”. Outro profissional da WMc- Cann é Vitor Miguel, head de performance, que disse que, apesar de trabalhar com mídia digital, este período evidenciou como são importantes as relações interpessoais. “Todas as conversas de cinco minutos no canto da mesa precisaram se tornar reucoronavírus agências Home office é desafiador, mas mantém movimento dos negócios Trabalhar em casa surpreendeu, porém todos já se adaptaram para atender e dar continuidade aos trabalhos dos clientes; calls são intensos Neusa spaulucci home office foi a saída da O grande maioria das empresas para enfrentar a Covid-19. Também para muitos trabalhar em casa tem sido uma novidade. Atender aos inúmeros compromissos e ainda conviver no ambiente doméstico não é tarefa fácil. Muitos nesta reportagem relatam suas experiências em dividir espaço com crianças, cachorro, pássaros e outros que fazem parte da vida cotidiana de uma casa. A grande curiosidade fica por conta dos videocalls, que têm sido embalados por trilhas nada convencionais: choro de criança e latidos são os mais frequentes. Mas todos estão se virando. Os negócios dos clientes não foram deixados de lado e todos tentam manter a rotina dos clientes e preparar estratégias para quando tudo voltar ao seu devido lugar. Os profissionais da Lew’Lara\ TBWA, por exemplo, relatam que a nova rotina tem sido desafiadora. Wilson Negrini, chief growth and business officer, disse que a agência inteira está operando a partir de casa, que “o mais incrível e gratificante é viver a experiência de união”. “Apesar da distância, estamos mais unidos e comprometidos do que nunca em fazer com que as nossas marcas, parceiros e agência tenham o mínimo impacto possível, e com que a agência continue operando”. Para ele, o problema é quando a equipe toda precisa estar em vídeos: “todos falam ao mesmo tempo e áudios de crianças chorando, passarinhos e cachorros vazam”. Cumprir os compromissos é o maior desafio em home office, segundo Negrini, pois é preciso todos os calls internos e apresentações aos clientes e os inúmeros grupos de WhatsApp. “Por enquanto, estou conseguindo cumprir os compromissos. Sempre que possível, nos dividimos e decidimos em times quem deve 38 30 de março de 2020 - jornal propmark participar da reunião y ou call x”, declarou. Para ele, um dos segredos para fazer a coisa funcionar como se deve é tocar a rotina como qualquer dia normal de trabalho. Para Sleyman Khodor, executive creative director, também da Lew’Lara\TBWA, o home office tem sido bastante curioso, porque, segundo ele, não é só uma experiência de trabalho, mas de vida. “E posso dizer que a lacuna do trabalho está bem mais organizada que a da vida”. Ele tira um lado positivo de tudo isso, pois disse que se diverte em ver os “filhos dos outros pipocando nos videocalls”. Ele disse ainda que, curiosamente, tem conseguido cumprir os compromissos. “Isso não tem sido um problema. Posso até dizer que a produtividade aumentou. Acho que muitos vão dizer isso porque o foco aumenta”. Já Renata Bokel, CSO da WMc- Cann, disse que é um mundo novo, sem precedentes. “Nunca Pxhere vivemos nada parecido. Ao mesmo tempo em que tudo muda o tempo todo, o mundo pede calma. É um momento de reflexão e revisão total do nosso papel na sociedade. Tenho procurado entender essa crise como um restart de relações como um todo e buscar no trabalho uma forma de nossas marcas terem um papel realmente significativo na vida das pessoas”, argumentou. Ela disse que está se adaptando ainda, tentando administrar o tempo de um jeito diferente e com muito mais tarefas para fazer. “Ao mesmo tempo, ter a família por perto o dia todo é uma coisa interessante e desafiadora, porque, apesar de juntos, estamos cada um fazendo as suas tarefas, com horários diferentes, e tentando encaixar o tempo de ficarmos juntos. O home office, apesar de flexível, é bem desafiador na hora de conciliar trabalho, família, tempo livre (este último é uma ilusão)”. Também da WMcCann, a dire-

“Acho que vAmos Aprender muito sobre trAbAlho à distânciA” Fotos: Divulgação Wilson Negrini em home office Teca Vilaça, da NBS, trabalhando em casa niões de alinhamento entre as mais diversas áreas”. Ele contou que faz frente de trabalho com o cliente, entendendo as demandas e atualizações diárias que envolvem as decisões da conta. Miguel afirmou que tem cumprido seus compromissos. “O volume de reuniões de alinhamento entre clientes e agência aumentou bastante, mas, graças à facilidade de criar grupos de trabalho no WhatsApp e Microsoft Teams, entre outras ferramentas, tudo está sendo realizado dentro dos prazos estipulados e mantendo o nível de entrega”. surrEaL Tatiana Uemura, head de estratégia da Mark Up, disse que fazia home office uma vez por semana, e o ganho de tempo e de produtividade sempre foi indiscutível. “Mas, agora, com todo mundo fazendo home office ao mesmo tempo, é um pouco surreal, pois há estímulos o tempo todo e de todo lado”. Para ela, o mais pitoresco disso tudo é o número de casas que visita sem sair do lugar. “Abrimos a câmera e estamos diante da intimidade dos colegas, de parceiros, de clientes. A coisa fica mais humana, sem verniz”. Já Melina Romariz, chief strategy officer da Propeg, acredita que o momento é delicado, mas repleto de aprendizados. “O ritmo está intenso. Até porque, fora o volume normal de pauta, temos alguns extras, como gestão de crise real-time e oportunidades mil para marcas se posicionarem de forma empática, respeitosa e útil”. Ela, apesar de tudo ser novo e esquisito, tem sentido as equipes mais unidas, comprometidas”. Os compromissos, segundo ela, estão sendo cumpridos. “Na rotina atual, algumas ações têm se intensificado, como gestão de pauta diária e com definição de prioridades day by day, e as reuniões via vídeo para discutir jobs, além de reuniões semanais com o time todo de planejamento e encontros via vídeo do board. Isso tem dado fluidez, proximidade e maior produtividade”. Priscilla Ceruti, diretora-geral de planejamento da Dentsu Brasil, chairmom e presidente do Slyman Khodor, da Lew’Lara Tatiana Uemura, da Markup Vitor Miguel, da WMcCann Rodolfo Aguiar Eufrosino, da Dentsu, que juntou trabalho e família Ju Sltoreche, da NBS, conciliando MamaLab Brasil-Latam, acredita que todos terão muita história para contar. “Acho que vamos aprender muito sobre trabalho a distância e isso vai mudar nossa forma de encarar as rotinas”. Para ela, o distanciamento físico provocou um fenômeno que até então ela achava impossível: Markus Neme, da Onze Marketing Priscilla Ceruti, da Dentsu: administrando trabalho e família “estamos fazendo ainda mais reuniões. Em sete dias já experimentei todos os apps disponíveis de videoconferência e as horas de reuniões foram incontáveis”. Ela disse que repete diariamente “Eu dou conta” como um mantra. Já Rodolpho Aguiar Eufrosino, diretor-geral de mídia da Dentsu Brasil, afirma que sua experiência está sendo inusitada, porque mudou a vida sem os deslocamentos, “o que é bom”. Por outro lado, o contato com os times é um complicador. “Ainda mais quando temos um time muito integrado, que extrapola a minha disciplina na agência, que é jornal propmark - 30 de março de 2020 39

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