Mercado mostraram a nova moradia, costumes preservados e a relação com amigos e família. As imagens foram colocadas dentro de malas, elemento que simboliza a vinda ao Brasil. A exposição tinha um totem explicativo e um vídeo, no qual eles mostravam, em sua língua natal, o que significavam palavras como amor, felicidade e lar. E uma parede com colagens das fotografias servia como backdrop para fotos dos visitantes da SPFW. A curadoria do projeto foi da agência criativa Pirô de Imagem, que distribuiu as câmeras e converteu o material para a exposição. Além de ceder seu espaço para a exposição, a marca usou o TNT Lab, um projeto de conteúdo que em formato itinerante de trailler conversou com os participantes do Meu Mundo Resiste Aqui. Segundo Eliana Cassandre, gerente de propaganda de TNT, o Lab já havia abordado temas como homofobia, consumo consciente e veganismo na moda. “Desde 2016, TNT Energy Drink está engajado em projetos que dão voz e espaço para setores sociais que precisam de evidência. Queríamos ir além de um simples estande de ativação. Nosso objetivo em apoiar o projeto é contribuir para disseminar a informação e dar mais visibilidade a essas pessoas.” Também do Pode Vir nasceu o Corrente da Resistência, série de documentários para contar histórias de superação na perspectiva de músicos, artistas e ativistas. Outra ação é Real Content, produção de conteúdo para as redes sociais do TNT, em que intervenções urbanas viram posts, TNT Energy Drink cedeu espaço na SPFW de 2017 para a exposição Meu Mundo Resiste Aqui, de fotos feitas por refugiados “Queríamos ir além de um simples estande de ativação. nosso objetivo em apoiar o projeto Meu Mundo Resiste Aqui é contribuir para disseminar a informação e dar, ainda mais, visibilidade a essas pessoas” fotos e vídeos. As mensagens seguem o modelo não deixe o XXX vencer, sendo o XXX o assunto da intervenção, e a curadoria dos artistas é da Y&R em parceria com a IdeaFixa. “Com o Pode Vir, ficamos mais próximos do jovem brasileiro de hoje, que é mais crítico, politemático e audacioso. Sempre tentamos trabalhar neste universo, seguindo nosso compromisso de abordar assuntos em que segmentos da sociedade ganham voz e visibilidade”, diz Eliana. IMagInação real Outra boa porta para a publicidade é abraçar a imaginação e testar o impossível, como fazer um carro para voar. Foi o que fez a marca Shell Helix com o filme Carro Paraquedista, na Em campanha de Shell Helix criada pela Wunderman, o atleta Arthur Zanella saltou com seu carro, grande companheiro de aventuras campanha Parceria Sem Limites. A Wunderman deu asas a um carro para levar ao extremo a ligação de motorista e veículo. Segundo Fernando Tomeu, diretor de criação da agência, a comunicação no segmento de óleo lubrificante para carros costuma focar o lado técnico do produto, por isso apostaram no emocional com o conceito Seu carro já fez muito por você. Retribua com Shell Helix. O posicionamento de Shell como parceiro dos carros começou em 2016, com a série Um carro não conta só km, conta histórias, e, em 2017, deu origem à Parceria Sem Limite. O primeiro vídeo, Carro x Drone, teve o youtuber e gamer Alessandro Antóquio disputando uma partida em busca de drones pilotando seu carro. O novo filme traz o atleta Arthur Zanella, paraquedista que tem no currículo mais de 4 mil saltos, saltando junto com seu carro. Segundo Tomeu, Zanella tem seu carro como um companheiro de aventuras, que o levou para saltar de paraquedas em muitos lugares. No vídeo, ele retribui a parceria compartilhando a emoção com o veículo. Para o executivo, a mistura inusitada da campanha, usar o imaginário e ter uma história curiosa e real, foi essencial para o bom resultado. “É muito importante criar coisas diferentes, que o consumidor não está acostumado a ver, que quebrem um padrão e sejam inesperadas. As chances de prender a atenção do consumidor são muito maiores”. 22 30 de outubro de 2017 - jornal propmark
aRena do eSpoRte Danúbia Paraizo danubia@propmark.com.br Fotos: Divulgação Sangue latino O hino do Fluminense embalou a campanha #SangueDoEncarnado, da Under Armour, para o lançamento da camisa 3 do clube. O uniforme foi usado pela primeira vez no último dia 29, contra o Bahia, no Maracanã, e é o primeiro modelo número 3 que a marca lança para o time carioca. A parceria com a Under Armour foi anunciada em fevereiro deste ano, mas só teve início em julho com a apresentação dos uniformes 1 e 2. “Tenho certeza que a arquibancada vai sentir esse amor na pele”, disse André Mizrahi, diretor de marketing do clube, sobre o uniforme grená. A campanha foi concebida e executada pela agência PROS. endorfina criativa ReSenha Trazer os bastidores e curiosidades do esporte com muita irreverência é a proposta do encontro Aqui é trabalho e muita resenha, projeto de encontros futebolísticos idealizado pela Insperiência. Evento que inaugura a iniciativa em São Paulo traz ao palco o ex-treinador e atual comentarista do SporTV, Muricy Ramalho, e o pentacampeão Denilson, comentarista da Band, para um bate-papo no Teatro Renaissance. O encontro está marcado para o dia 23 de novembro e será mediado pelo relações públicas Guilherme Alf. chuá no digital Os fãs de basquete poderão acompanhar as partidas da Liga Nacional, temporada 2017/2018, no Twitter. A rede social acaba de fechar parceria com a NBB e começa a partir de 10 de novembro a veicular gratuitamente na internet as transmissões ao vivo. A partida que estreia a novidade será realizada às 20h10, entre Franca (@FrancaBasquete) e Paulistano (@BasqPaulistano), válida pela segunda rodada do Novo Basquete Brasil. A parceria prevê transmissões de 17 jogos da temporada, sempre às sextas-feiras, que poderão ser acompanhadas via Twitter globalmente. Sou nadador desde os 7 anos. No começo não era nada prazeroso. Mas, treinando, me acostumei e logo não saía mais da piscina. Virei atleta e a natação ficou inseparável. Hoje, 38 anos depois, a natação não é só uma forma de ter corpo ativo e cabeça tranquila, mas um lembrete de que há prazer fora da zona de conforto, o que ajuda nos desafios na Adobe. Rodrigo Munhoz, e-commerce lead na Adobe Brasil para América Latina. jornal propmark - 30 de outubro de 2017 23
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