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edição de 30 de setembro de 2019

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De freNTe com o

De freNTe com o presiDeNTe “A criatividade ainda é o grande ponto de inflexão” Divulgação A paixão de Fernando Musa pela publicidade vem desde criança e está em seu DNA. Afinal, o seu tio-avô, Augusto de Ângelo, foi um dos líderes da JWT na América Latina. Prestes a completar 25 anos de trajetória na Ogilvy Brasil, sendo os últimos oito como o presidente da agência, Musa revela que o mercado vive atualmente um processo de construção, que criatividade é o que faz a diferença em seu trabalho. Nesta entrevista, o executivo fala sobre o lado empreendedor - pois é um dos fundadores da David -, sobre a aparição de um novo modelo de negócios, a diversidade e que acredita na democratização de grande ideias que virão de pessoas com backgrounds diferentes. Alisson Fernández DNA Desde moleque queria ser publicitário. Meu tio-avô (Augusto de Ângelo), por parte da família do meu pai, começou como ascensorista na Thompson na época da fundação da agência e chegou a ser presidente da América Latina. Ele era padrinho do meu irmão e sempre chegava em casa contando a história de um comercial ou depois de voltar de uma viagem para o exterior mostrando alguma coisa que nunca tínhamos visto. Na mesma época, na década de 1970, havia o seriado A Feiticeira, e na história o marido da Samantha era publicitário, então, todo o episódio mostrava ela fazendo alguma mágica para resolver algum problema da agência dele. Essas duas coisas me fizeram ficar ligado em publicidade desde pequeno. Então, nunca foi uma dúvida, cresci dizendo que queria ser publicitário. TrAjeTóriA Até me assusto quando alguém lembra que já tenho 25 anos na agência. Minha história com a Ogilvy é impressionante. Tomei vários tombos antes de chegar aqui, mas não dá para desistir. Precisa de resiliência, pois você não vai chegar em uma posição de imediato, existe uma trajetória. Ao longo destes 25 anos tive diversas oportunidades para sair da agência, mas sempre havia um motivo que me fazia ficar. Então, é bacana observar que conheço cada canto e a cultura da agência. Estou sempre de olho se temos a equipe certa, um ambiente bom para trabalhar e se o trabalho que estamos colocando na rua é relevante. Se conseguir isso, esquece o resto. Não podemos perder a única coisa que nos diferencia nisso tudo, que é a criatividade, a ideia. empreeNDeDor Conquistamos muita coisa desde o primeiro ano em que fundamos a David. É um tremendo case de sucesso. Temos uma relação maravilhosa com alguns clientes, como, por exemplo, o Burger King, que está conosco há seis ou sete anos. As pessoas que estão na David Brasil já trabalharam comigo ou na Ogilvy. Então, a David também veio para dar espaço para alguns profissionais dentro do grupo que precisavam alçar voos diferentes e tinham a chance de seguir no grupo. Não é arrogância quando falo que esperava toda essa repercussão. Não temos de ter Fernando Musa: “Não temos de ter vergonha de sonhar grande e alto” “Temos de conTinuar surpreendendo e Tendo boas ideias” vergonha de sonhar grande e alto. Precisamos buscar e correr atrás. Novo moDelo De AgêNciA Vivemos hoje um processo constante e, não é nem de transformação, mas sim de construção. Temos de saber que é nessa dinâmica de construção e desconstrução que vamos trabalhar. Se acertar, segue. Dá mais escala para isso. Não andou, diminui. Fora isso, ainda podemos falar de inteligência artificial e outras coisas que vão afetar, e já estão afetando, ideias e o dia a dia. Temos de continuar surpreendendo e tendo boas ideias. Essa é a nossa diferença em relação a empresas que só possuem o ferramental e coisas mais estruturada. A criatividade ainda é o grande ponto de inflexão do nosso mercado. DiversiDADe Há três anos temos o Somos, um comitê interno formado por colaboradores da agência, que vem nos ajudando em parceria com o RH a construir uma agência diferente. Ao longo do ano fazemos rodadas de pesquisas com os nossos funcionários, até globais, e hoje a Ogilvy Brasil é a número um reconhecida pelos próprios funcionários na questão da diversidade. Ainda tem muito o que ser feito, mas já é uma baita conquista. TeNDêNciA Acho difícil falar de tendência no sentido mais puro da palavra. Acredito na democratização de grandes ideias e que elas virão de pessoas com backgrounds diferentes. Acho que, mais que uma tendência, isso já é uma realidade. Processos onde você possui pessoas envolvidas com referências diferentes serão cruciais para o nosso mercado. 18 30 de setembro de 2019 - jornal propmark

wave, ccsp, El Ojo, CCRJ, Colunistas, ABMN, Cannes, Clio, London, NY, ABP, Archive, Lisbon, Indie, O ANÚNCIO "NÃO COMPRE", PARA A CERVEJA RIO CARIOCA, QUE JÁ TINHA SIDO PRATA NO WAVE FESTIVAL, ENTROU NO 44º ANUÁRIO DO CLUBE DE CRIAÇÃO, EM SÃO PAULO. NO 42º FOI O FILME "BEBA COM MODERAÇÃO", TAMBÉM PARA A RIO CARIOCA. A SIMPLICIDADE CRIATIVA AINDA VAI DOMINAR O MUNDO (DESCULPE, FICAMOS EMPOLGADOS). Lusófonos.

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