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edição de 4 de fevereiro de 2019

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curtas Yellow e Grin

curtas Yellow e Grin realizam fusão e criam a Grow para expandir na aL Fotos: Divulgação A brasileira Yellow e a mexicana Grin, plataformas de bicicletas sem estação e patinetes elétricos, anunciaram planos para a fusão das companhias. O objetivo é criar a maior rede de soluções em micromobilidade da América Latina. A parceria dará origem à holding Grow Mobility Inc. Juntas, as companhias contam atualmente com mais de 135 mil patinetes e bikes em sete países, já realizaram 2,7 milhões de viagens em apenas seis meses e contam com 1,1 mil funcionários. O plano de curto prazo é dobrar sua frota, além de expandir para outros pontos da América Latina nos próximos meses. “Estamos empolgados em unir duas empresas latino-americanas de tecnologia, que compartilham a mesma visão de transformar não apenas o transporte, mas também melhorar os serviços e impulsionar a atividade econômica”, diz Jonathan Lewy, presidente do conselho da Grow. Juntas, as companhias já contam com mais de 135 mil patinetes e bikes em sete países DenTSU BRASIL pRoMove nA MíDIA A agência Dentsu Brasil anuncia a promoção de Gabriel Cardoso como o mais novo diretor de mídia da empresa. “A promoção é o reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido ao longo O mídia Gabriel Cardoso desse período e o compromisso da Dentsu em valorizar e investir em nossos profissionais”, destaca Mauro Rabello, COO da Dentsu Brasil. O profissional, que atuava como gerente de mídia da conta de Toyota até dezembro de 2018, continuará respondendo para Rodolpho Eufrosino, diretor-geral de mídia da agência. “Estou muito feliz em fazer parte do crescimento da Dentsu ao longo desses quatro anos. Fazer a diferença como mídia em um grupo desta dimensão é o meu maior desafio”, comenta Gabriel Cardoso. CAnneS LIonS eLeGe eMBAIxADoRA O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions escolheu Swati Bhattacharya, executiva-chefe de criação da agência FCBUlka, como embaixadora do See It Be It 2019. Ela vai guiar os participantes durante A indiana Swati Bhattacharya o programa e liderar a discussão sobre o tema deste ano, que pede aos participantes que “Convidem-se”. Uma das principais CCOs da Índia, Swati lidera 113 pessoas na FCBUlka, trabalhando em marcas como The Times of Índia, Nestlé, Unicef, GSK e Pizza Hut. “Como mulheres, não nos sentimos muitas vezes merecedoras do lugar que ocupamos. Nossas vozes nem sempre cooperam. Quero que saiamos de Cannes acreditando que não apenas devemos nos convidar, mas também deixar as portas abertas para nossas irmãs”, comenta Swati. BRASIL MARCA pReSençA no D&AD O festival de criatividade D&AD, que será realizado em Londres, entre 21 e 23 de maio, divulgou a lista de jurados das 34 competições que integram a premiação deste ano. Na relação o Brasil conta com Sergio Gordilho, da Africa 11 representantes nos júris, entre eles, o diretor de arte Sergio Gordilho, copresidente da agência Africa, que vai presidir os trabalhos de avaliação de Press & Outdoor. Segundo o D&AD, há um total de 18 profissionais de comunicação da América Latina nos júris do festival deste ano. Além de Sergio Gordilho, entre os presidentes do júri representantes de países latino- -americanos, também está o mexicano Javier Campopiano, da FCB México, que presidirá o júri da competição Writing for Advertising. Diretor e Jor na lis ta Res pon sá vel Ar man do Fer ren ti ni Editora-chefe: Kelly Dores Editores: Neu sa Spau luc ci, Paulo Macedo e Alê Oliveira (Fotografia) Editores-assistentes: Danúbia Paraizo e Leonardo Araujo Repórteres: Alisson Fernández (SP), Felipe Turlão (SP), Jéssica Oliveira (SP), Mariana Barbosa (SP) e Claudia Penteado (RJ) Arte: Adu nias Bis po da Luz, Anilton Rodrigues Marques e Lucas Boccatto Revisor: José Carlos Boanerges Site: propmark.com.br Redação: Rua Fran çois Coty, 228 CEP 01524-030 – São Pau lo-SP Tels: (11) 2065-0772 e 2065-0766 e- mail: re da cao@prop mark. com.br Departamento Comercial Gerentes: Mel Floriano mel@editorareferencia.com.br Tel.: (11) 2065-0748 Monserrat Miró monserrat@editorareferencia.com.br Tel.: (11) 2065-0744 Diretor Executivo: Tiago A. Milani Ferrentini tferrentini@editorareferencia.com.br Departamento de Assinaturas Coordenadora: Regina Sumaya regina-sumaya@editorareferencia.com.br Assinaturas/Renovação/ Atendimento a assinantes assinatura@editorareferencia.com.br São Paulo (11) 2065-0738 Demais estados: 0800 704 4149 O PrO PMar k é uma pu bli ca ção da Edi to ra re fe rên cia Ltda. rua Fran çois Coty, 228 - São Pau lo - SP CEP: 01524-030 Tel.: (11) 2065-0766 as ma té rias as si na das não re pre sen tam ne ces sa ria men te a opi nião des te jor nal, po den do até mes mo ser con trá rias a ela. 8 4 de fevereiro de 2019 - jornal propmark

dIgItal “Engajamento com marcas não deve ser forçado” Uma plataforma com 1,4 bilhão de usuários por mês e alcance de 91% da população brasileira com acesso à internet. No fim de 2018, a Teads (de origem francesa) deixou de se posicionar como um marketplace dedeos para se tornar uma plataforma global de mídia. Após oito anos de sua fundação, a empresa vivencia a ascensão da publicidade mobile e, de acordo com Bertrand Quesada, cofundador e CEO da Teads, está comprometida em investir em formatos que acompanham a jornada de consumo dos usuários com foco em aumentar o awareness sobre as soluções da plataforma, entregar resultados com transparência e oferecer experiências não invasivas de publicidade. Confira a seguir a entrevista concedida pelo executivo francês ao PROPMARK. Alê Oliveira Segundo Bertrand Quesada, palaforma cria engajamento com consumidores em etapas MARIANA BARBOSA Evolução Nossa empresa nasceu em 2011 e se tornou conhecida por criar formatos dedeos publicitários dentro de conteúdos de mídia. Na época, isso foi um grande avanço porque os usuários não eram obrigados a assistir aos anúncios. Para os anunciantes, o formato garantia impressões reais, já que o vídeo só era exibido quando as pessoas estavam na tela. Depois de oito anos, 1,4 bilhão de usuários na plataforma e alcance de 91% da população da internet brasileira, a gente começou a querer expandir. Por isso nos tornamos uma plataforma global que reúne vários tipos de mídia com a missão de desenvolver o mercado e os negócios dos anunciantes. Jornada dE consumo A ideia é criar engajamento com os usuários em etapas. Com o mobile é difícil, o celular não fica 100% do tempo na sua mão, as pessoas estão sempre se movimentando, prestando atenção em outras coisas. Então a gente começa com uma campanha em vídeo. Se a pessoa assistiu a ele, na próxima vez que a encontrarmos, temos de mostrar algo diferente: aí entram os displays. Assim, mais familiarizada com determinada marca e seus produtos, da próxima vez que ela for impactada, talvez ela queira comprar o que é oferecido. Só então que inserimos um formato que pode direcionar para a venda. De qualquer forma, engajamento com marcas não deve ser forçado, oferecemos aos usuários a escolha de interagir com os nossos anúncios. atuação Queremos que o mercado entenda que há uma grande audiência premium e engajada que pode gerar negócios. O Facebook é o lugar para ser sociável, o LinkedIn é para negócios e a plataforma Teads é para mídia. Estamos presentes em cerca de 400 veículos no Brasil e temos parcerias com grupos de mídia como Abril, Editora Globo e Grupo Estado. Trabalhamos a quatro mãos com as agências para as marcas. Nossa prioridade é fazer com que os grandes anunciantes expandam seus negócios, “Marcas quereM resultados e nós entregaMos o que elas precisaM” porque é assim que a gente cresce. Marcas querem resultados e nós entregamos o que elas precisam. Sempre entendemos quais os objetivos dos clientes e conduzimos pesquisas para entregar de acordo com a necessidade de cada um. Há quem prefira mensuração por impressões, outros por visualizações completas ou novos visitantes. A Teads é flexível para se adaptar a cada uma das demandas. InvEstImEnto Em mobIlE Somos uma empresa em mobile que criou novas experiências mobile. Os nossos formatos são diferentes dos tradicionais. Às vezes a gente recebe campanhas que foram feitas para TV para rodar no mobile. Nosso papel é fazer as pessoas entenderem que se elas quiserem ter sucesso nas campanhas digitais, elas precisam direcionar as suas criações para isso. tEndêncIas Não somos uma grande corporação onde é difícil efetuar mudanças, temos agilidade em nos adaptar. Contamos com uma grande área que une profissionais criativos ao time de tecnologia, e reinventamos as experiências de publicidade unindo esses perfis. Foi assim com os formatos dedeo e com os displays. Estamos lançando coisas bacanas em VR, por exemplo, especialmente no Brasil, que é um mercado de early adopters. transparêncIa Algumas plataformas, incluindo o Facebook, não têm sido transparentes em relação a seus dados e métodos. Algo que a gente faz desde o começo é ter uma plataforma completamente aberta, e estamos comprometidos a garantir os resultados apresentados – coisa que o Facebook, por exemplo, não abre porque o engajamento deles é muito baixo. jornal propmark - 4 de fevereiro de 2019 9

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