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edição de 5 de agosto de 2019

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5h 6h 7h 8h 9h 10h 11h

5h 6h 7h 8h 9h 10h 11h Klabin estação Chácara Interligando milhares de pessoas entre as zonas Sul e Oeste de SP. 12h Embarque de ponta a ponta com a Eletromidia na Linha 5 – Lilás e coloque sua marca em um ambiente com potencial diário de 4.2 milhões de impactos * . 13h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h 21h 22h 23h 17 Estações 33 Painéis de LED ** 231 100% Telas 4K *** Digital 24h 1h Capão Redondo Campo Limpo Vila das Belezas Giovanni Gronchi Santo Amaro Largo Treze Adolfo Pinheiro Alto da Boa Vista Borba Gato Brooklin Campo Eucaliptos Moema Belo AACD- Servidor Hospital São Paulo Santa Cruz Chácara Klabin 2h 3h eletromidia.com.br 4h *Número projetado de acordo com fluxo total diário das catracas da Linha 5 - Lilás e OTS dos equipamentos distribuídos no ambiente, considerando os ativos comercializados em circuitos e distribuídos em todas as etapas da jornada dos usuários dentro do sistema. **Número total de painéis equivalentes até a conclusão do projeto, no segundo semestre de 2019. ***Número total de telas 4K equivalentes até a conclusão do projeto, no segundo semestre de 2019.

editorial Armando Ferrentini aferrentini@editorareferencia.com.br a alma do negócio velho adágio que afirma ser a propaganda a alma do negócio precisa O mais que nunca ser lembrado e executado pelos anunciantes em geral e aqui incluído o governo em suas diversas configurações (federal, estaduais, municipais, autarquias e empresas de economia mista), para que os nossos níveis econômicos subam mais rapidamente os patamares que se traduzirão em maior confiança de todo o mercado. Sempre é bom lembrar que terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, a economia norte-americana estava depauperada, pelos esforços e investimentos do país em busca da vitória dos aliados. Cessado o conflito, o governo americano encomendou diversas campanhas publicitárias para veiculação imediata nos meios, conclamando a população a consumir, visto que a guerra já havia terminado, o que se refletiria em uma aceleração da economia no país. Várias campanhas foram então feitas e veiculadas, não apenas de cunho oficial, como também outras com o engajamento de grandes anunciantes, que estavam paralisados na sua comunicação comercial devido ao conflito. Os historiadores da época relatam que aí residiu a principal causa da recuperação econômica do país, que devido a sua liderança reforçada pela vitória dos aliados na Segunda Grande Guerra influenciou os demais países do Ocidente a procederem da mesma forma, criando um clima ainda mais favorável (além da própria vitória dos aliados) para a recuperação econômica de todos. É o que, a nosso ver, deve ser feito no Brasil e com urgência. Estamos saindo de um período de total descontrole econômico, que se traduziu em excesso de gastos para a vitória final do socialismo que não veio. Os estragos na economia porém foram gritantes, sendo o principal deles o recuo dos investimentos, tanto nacionais quanto estrangeiros aqui no Brasil, sob o receio de uma mudança de regime de governo, colocando a perder, se tal viesse a ocorrer, todos os esforços e valores despendidos pelos anunciantes em prol dos resultados dos seus negócios, muitos deles ainda em fase de planos. Pois agora, com um novo governo – bom ou ruim, mas claramente capitalista – tendo assumido, é hora de pensarmos todos nesse incontroverso remédio da aceleração publicitária, que estimulará o consumo e fará girar a roda do progresso, como sempre nos ensinaram nossos mestres do passado, apoiando-se em resultados visíveis obtidos pelo uso em larga escala do arsenal publicitário. Não se diga aqui que as coisas mudaram, devido inclusive à presença hoje de uma alta tecnologia na comunicação, que pode não ser tão atraente e nem mesmo percebida por uma ainda razoável parcela da população brasileira. De alguma forma, as campanhas otimistas, as boas mensagens publicitárias que o profissional brasileiro sabe criar como poucos (que o digam as últimas versões do Cannes Lions, no mínimo de 10 ou até 15 anos para cá, onde o Brasil tem se sobressaído como grande potência publicitária do ponto de vista criativo), contribuirão para que cessem as lamentações, dando lugar a um inegável estímulo ao consumo, única forma na atualidade de incrementar os negócios e assim valorizar a economia dos mercados. Resta-nos neste editorial em defesa da publicidade um apelo ao presidente da República, para que libere as amarras que aprisionam as campanhas das empresas estatais e do próprio governo, mostrando, como sempre ocorreu desde quando o Brasil passou a acreditar no ferramental publicitário e, mais que isso, a criá-lo e produzi-lo com invejável competência, que a propaganda prossegue sendo a alma do negócio. Recomendamos a S.Exa. uma simples atitude, caso desconfie dos bons efeitos de necessárias atividades publicitárias: os países de melhor economia do planeta são aqueles que mais e melhor praticam o uso do ferramental publicitário. Contrário senso, os mais pobres são aqueles que ainda não perceberam o valor intrínseco de um anúncio, quanto mais de uma boa campanha publicitária. A farsa de que os governos não precisam da comunicação publicitária foi derrotada ao cabo da Segunda Guerra Mundial e prossegue até hoje funcionando como um inquestionável e mais que necessário disparador e alimentador de negócios. *** Uma das qualidades intrínsecas do PROPMARK, que permite seja sempre um jornal novo a cada exemplar semanal, reside não só na busca de novos formatos em sua paginação, como também e principalmente na ampliação de novos meios para alcançar seus leitores, em um número cada vez maior. Assim é que nesta edição anunciamos o lançamento, nos próximos dias, do podcast, que em seu episódio de estreia discute Cannes, onde anualmente se realiza a Copa do Mundo da criação e produção publicitárias. Em obediência ao respeitável universo dos créditos que impera na publicidade, a produção do áudio do nosso podcast está confiada à Loud. Tendo sido a agência brasileira de melhor pontuação na classificação geral do Cannes Lions 2019, a AKQA “emprestou-nos” Renato Zandoná, group creative director da agência, para abrir a série. Veja maiores detalhes à página 47. *** Outra novidade para o leitor reside na série inédita Giro no mercado by PROP- MARK, com visitas às agências do nosso mercado, com a equipe de reportagem passando um raio X nas visitadas, com destaque para o setor criativo. A primeira delas, com material já recolhido, foi a SunsetDDB (SP), com publicação programada para a nossa próxima edição (data de capa 12/8). *** A B/Ferraz, com Bazinho Ferraz e Bob Wollheim à frente, promoveu na última quinta (1/8), o The New Communications Frontiers em sua sede, com gerentes e diretores de marketing de seus clientes falando sobre os seus créditos e débitos, com destaque para o novo momento da comunicação empresarial. O PROPMARK esteve presente e pôde sentir a força da iniciativa da B&Partners, além das novas empresas do grupo que serão detalhadas na edição deste mês da revista Propaganda, com direção de conteúdo do jornalista Pedro Yves e captação comercial de Mel Floriano. *** Ainda nesta edição, com chamada de capa, a importância do PR na nova forma de exercer propaganda, segundo o viés de algumas agências. Nosso editor Paulo Macedo ouviu publicitários a respeito, afirmando que nunca foi tão relevante ganhar mídia espontânea para as marcas, unindo propósito à informação. Destaque também para a entrevista com Marcia Esteves, CEO da Grey Brasil, sobre o Fórum de Marketing Empresarial que o Grupo Doria e a Editora Referência promoverão de 23 a 25 deste mês, no Sofitel Guarujá, um evento anual que já se tornou tradição no mercado. Este ano, com a presença especial de Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente da Heineken. Merece ainda registro a matéria sobre o Dia dos Pais e o olhar sobre a paternidade, atualmente mudado pela influência exercida pela publicidade nas campanhas alusivas à data. Um registro especial para Mario D’Andrea, presidente da Dentsu, agência que sob o seu comando tem apresentado melhores resultados, demonstrando uma vez mais a importância da força da experiência do comando. jornal propmark - 5 de agosto de 2019 3

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