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edição de 5 de dezembro de 2016

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merCado Comic Con une

merCado Comic Con une fãs de cultura pop com marcas e franquias famosas Realizado semana passada, em São Paulo, evento para geeks reuniu cerca de 200 mil pessoas; anunciantes exploram fantasia e ficção Fotos: Divulgação A loja oficial da DC Comics chamou a atenção dos visitantes com os personagens da Liga da Justiça, como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha, atraindo os fãs dos heróis Mariana Zirondi As revistas em quadrinhos de A Liga da Justiça são desenhadas por um brasileiro que mora em São Bernardo do Campo. Já as histórias do Batman são desenhadas por um brasileiro que mora em Belo Horizonte. As histórias do Lanterna Verde são desenhadas por um brasileiro que mora em Sabará. As histórias do Dr. Who são desenhadas por uma brasileira que mora em São Paulo. Estas informações não são tão conhecidas, mas provam a importância do contexto de mercado experimentado pela Comic Con Experience, que foi realizada entre os últimos dias 1º e 4, em São Paulo. Engana-se quem pensa que só o público geek se interessa pelo assunto. O evento teve ambiente propício para um mergulho na cultura pop. Por isso, amantes dos quadrinhos, de séries, cinema e desenhos animados, entre outras mídias, se reconheceram na imensidão de fãs alucinados. As filas e a velocidade com que os produtos esgotam dos estandes denunciaram que essa foi uma das maiores edições do mundo. O geek brasileiro é um apaixonado e desempenha essa adoração de forma muito intensa. O público estimado para 2016 foi de 200 mil pessoas. Cerca de 65% são homens e 35%, mulheres, com idade média de 35 anos. Ivan Freitas da Costa, sócio da CCXP, explica que o evento é de fãs para fãs, o que fez as marcas entenderem que o tipo de serviço e os itens para esse mercado deveriam seguir o conceito do público, que é exigente e apaixonado pelos seus ídolos. A experiência é o principal foco do evento, motivando as marcas a se destacarem pelas atrações de cada estande, de forma criativa. Segundo Costa, é preciso ter verdade nas ativações, no discurso e nos produtos. Estes, inclusive, passam por uma curadoria exigente dos organizadores, que são Omelete, Chiaroscuro Studios e Pizzi Toys. A pirataria não tem vez, segundo Costa, o que torna o evento, a cada ano, mais seguro para os patrocinadores, apoiadores e expositores. “É um evento de consumo com lojas oficiais que possuem um vínculo forte com o comércio, porque o fã de cultura pop quer ter os produtos licenciados dos seus personagens. Entendendo essa dinâmica e seguindo a tradição das CCXPs “É um evento de consumo, com lojas oficiais que possuem um vínculo forte com o comÉrcio, porque o fã de cultura pop quer ter os produtos licenciados” 16 5 de dezembro de 2016 - jornal propmark

espalhadas pelo mundo, os fãs encontram produtos exclusivos e colecionáveis, que só podem ser comprados aqui. Nós posicionamos o evento no primeiro fim de semana de dezembro, que é uma semana depois de as pessoas receberem o 13º salário”, explica o sócio da CCXP. marCas Com forte presença nos quatro dias de evento, as marcas não passaram despercebidas em um ambiente cheio de fantasia e ficção. A realidade se traduziu em filas formadas em frente aos estandes mais desejados, como o da Warner, com uma loja exclusiva da série Harry Potter. Outra gigante foi a Netflix, que trouxe atores mais populares e ainda apostou na divulgação da série brasileira 3%, lançada há poucas semanas. O Telecine, por sua vez, criou uma experiência em um cenário real de terror para divulgar o filme O Rastro. Há ainda anunciantes mais tradicionais, como a Vivo, que montou um espaço com palestras e workshops com temas voltados ao público geek. A fabricante de brinquedos Mattel levou um estande criado pela Bullet para ativar as marcas Hot Wheels, Minecraft, Max Steel e DC Comics, que apostou nos personagens da Liga A exposição inédita divulgou o filme Tartarugas ninja - Fora das Sombras no espaço Mini Con, da Nickelodeon da Justiça em tamanho real para interagir com o público. Com o objetivo de se aproximar dos consumidores, o Jandaia Cadernos apresentou uma linha Geek com franquias licenciadas como Star Wars, Esquadrão Suicida e Meninas Superpoderosas, entre outros. As balas Fini, por sua vez, foram patrocinadoras do “Espaço Creators”. O objetivo foi receber grandes nomes do mercado para Meet&Greet com o público, como Rezende Evil, Marco Túlio, Felipe Castanhari, Antônio Tabet, Maurício Cid e PC Siqueira. A Duracell se baseou no mote Dura até 18 vezes mais e ofereceu um espaço para os participantes carregares os seus celulares enquanto jogavam. A Faber-Castell aproveitou a CCXP para tentar bater um recorde mundial. Idealizada pela MM Comunicação, a ação convidou os fãs de quadrinhos e cultura pop para participarem do maior desenho colaborativo do mundo e entrar no Livro dos Recordes. A Chilli Beans também marcou presença porque começou a vender licenciados Warner e queria se aproximar do público. O canal infantil Nickelodeon patrocinou o evento e criou o espaço Mini Con, dedicado às crianças. Foi possível encontrar personagens como Bob Esponja e Patrick, As Tartarugas Ninjas, que inclusive ganharam uma exposição inédita do filme Tartarugas Ninja – Fora das Sombras. Unidos em prol do conteúdo, Facebook, Instagram e Omelete se uniram com cabines exclusivas e trouxeram os bastidores das principais personalidades no Instagram e mais de 40 horas de transmissões ao vivo pelo Facebook. A Globo patrocinou um espaço oficial de fotos do evento, dando aos participantes a oportunidade de levar para casa uma recordação especial. A estrutura foi equipada com uma câmera 360° e o conteúdo pôde ser compartilhado nas redes sociais. jornal propmark - 5 de dezembro de 2016 17

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