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edição de 5 de junho de 2017

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mArcAs Universidade Veiga de Almeida busca consolidar posicionamento Campanha é assinada pela WMcCann e evolui conceito anterior para mostrar como instituição de ensino contribui para formação profissional Claudia Penteado Um dos maiores desafios da UVA (Universidade Veiga de Almeida), no Rio de Janeiro, é consolidar seu posicionamento de acesso com qualidade, binômio difícil de trabalhar na comunicação, especialmente em um mercado no qual, tradicionalmente, altos preços simbolizam qualidade. Segundo Davino Pontual, vice-presidente de mercado da Ilumno, controladora da universidade, e VP de marketing e relações institucionais e serviços ao aluno da UVA, oferecer qualidade tem seu custo, mas a universidade vem tendo sucesso ao implementar um modelo eficiente de ensino superior a preços acessíveis. Ele destaca que a formação de qualidade a um custo possível é fruto da combinação de três principais fatores: um bom corpo docente, utilização das vantagens da tecnologia e adoção das melhores práticas de ensino a distância para enriquecer a formação do aluno. “Qualidade e acesso são pontos que estão na pauta do dia das discussões em curso no MEC (Ministério da Educação), o que, para uma instituição como a UVA, assim como as demais da rede que já atuam sob essas premissas, é animador. Como exemplo prático, acaba de ser atualizada a legislação sobre o tema, ampliando o ensino a distância para a pós- -graduação lato sensu, além de flexibilizar a abertura de polos, o que impacta diretamente na ampliação do acesso”, destaca. A nova campanha publicitária da UVA, que acaba de entrar no ar, assinada pela WMcCann, evolui o conceito da campanha anterior e mostra como a universidade contribui para a formação do futuro profissional, apresentando elementos do dia a dia do aluno tanto no Peça da campanha, que evolui o conceito anterior; Davino Pontual afirma que marca consegue manter posicionamento local “OptamOs pOr manter a independência das marcas e, principalmente, O respeitO aO pOsiciOnamentO própriO e aO discursO lOcal” ambiente acadêmico quanto em seus primeiros desafios no mercado. As peças combinam imagens de estudantes com fotos das salas de aula, do material didático e do próprio campus da UVA, criando um mosaico que conta a trajetória de um suposto aluno, com títulos que reforçam a excelência e a tradição acadêmica, uma vez que a UVA tem 45 anos de existência e foi eleita pelo MEC uma das melhores universidades privadas do país. O grupo americano Ilumno trabalha, no Brasil, com a WMc- Cann e a baiana Propeg, que cuida da comunicação de outra universidade do grupo, a Unijorge, em Salvador. “Optamos por manter a independência das marcas e, principalmente, o respeito ao posicionamento próprio e ao discurso local. Dessa maneira, hoje estamos Fotos: Divulgação evoluindo muito bem em ambos os mercados, mantendo uma coerência com a evolução local do posicionamento e das marcas, com o trabalho de duas grandes agências ‘locais’”, explica o executivo. A Ilumno, que entrou no Brasil e na América Latina em 2006, controlando e em alguns casos assumindo apenas a gestão de instituições de ensino, agregou tecnologia na gestão da instituição e foi essencial ao seu crescimento. A UVA mais que duplicou o número de alunos e tornou-se a segunda maior escola de ensino superior privado do estado do Rio de Janeiro, depois da Estácio. No Brasil, a Ilumno está presente com duas universidades próprias - Veiga de Almeida (RJ) e Centro Universitário Jorge Amado, em Salvador - e uma aliada, o Centro Universitário Filadélfia, em Londrina. 38 5 de junho de 2017 - jornal propmark

Marcas Motorola quer reforçar mercado premium com o Moto Z Play Com campanha adaptada no Brasil pela F.biz, marca busca dobrar participação no segmento com o seu novo smartphone Alisson Fernández Em um evento repleto de cores chamativas, a Motorola apresentou, no último dia 1º, na Casa Fasano, em São Paulo, a segunda geração do Moto Z Play. Considerado um dos principais lançamentos do ano da companhia, o smartphone chega ao mercado brasileiro com um design metálico mais fino e leve, melhor performance, carregamento TurboPower, 64 GB de armazenamento e 4GB de memória RAM. O smartphone conta ainda com foco ultrarrápido, que combina as tecnologias Dual Autofocus Pixel e foco laser na câmera traseira, além do flash de LED duplo para selfies. “Em um ano bastante desafiador, como foi 2016, crescemos duas vezes mais que o mercado na América Latina. No primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, crescemos mais de 50% no Brasil. A nossa meta com este lançamento é dobrar o marketing share no segmento premium”, revela o presidente da Motorola para a América Latina, Sergio Buniac. Para que a meta seja alcançada, a marca prepara um investimento bem robusto em marketing e mídia. “Este será o maior investimento que a companhia fará durante o ano. O público vai ver muita coisa diferente sendo feita, teremos muita experiência. O mote da campanha vai ser global, mas com alguns toques que já foram adaptados para a América Latina, além de peças exclusivas para o Brasil”, afirma Renata Altenfelder, diretora de marketing da Motorola para a América Latina. A campanha, que foi criada pela Ogilvy de Nova York e adaptada no Brasil pela F.biz, será veiculada em TV aberta e fechada, em peças de mídia out of home e em todas as plataformas digitais da Motorola. Outro grande destaque do evento foi a apresentação dos Moto Snaps, acessórios que trazem mais experiências ao smartphone, que, desta vez, trouxe o Moto Gamepad, que permite que o consumidor transforme o celular em um console de jogos com um clique. Aparelhos já estão disponíveis nas grandes varejistas e operadoras de telefonia com valores entre R$ 1.299 e R$ 2.699 Divulgação Workshop - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SOB A ÓTICA DO MERCADO - jornal propmark - 5 de junho de 2017 39

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