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edição de 5 de novembro de 2018

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mercado Instrução normativa abre caminho para live marketing atender governo Duílio Malfatti, da Secom, trabalha na preparação do modelo do edital que vai monitorar concorrências; aplicação será no governo Bolsonaro Paulo Macedo mercado de live marketing O está radiante. Não só pelo faturamento de apoximadamente R$ 44 bilhões estimado para este ano, segundo a Ampro (Associação de Marketing Promocional), mas pela expectativa de crescimento em 2019 diante do protagonismo que o brand experience vem ganhando com a ampliação das estratégias para os canais digitais. A primeira oportunidade que surge é passar a atender formalmente o governo federal, especificamente a sua parte institucional, já que as estatais como Banco do Brasil e Petrobras, por exemplo, podem contratar agências para esse fim. O passo inicial foi a publicação, na semana passada, da instrução normativa com o propósito de disciplinar as licitações e os contratos dos órgãos e entidades que integram o Sicom (Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal). Nas palavras do publicitário Duílio Malfatti, titular da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), as agências do segmento vão se beneficiar com a medida. Ele está trabalhando na modelagem do edital que vai orientar a participação nas futuras licitações. Mas a aplicação e a decisão final ficarão para a equipe de Comunicação do governo do presidente Jair Bolsonaro. Antes, as agências de promo prestavam serviços como subcontratadas das agências de publicidade. Mas os contratos guarda-chuva foram proibidos pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Os setores de publicidade, digital e PR já estão habilitados pelo governo para concorrer às suas demandas. Agora chegou a vez do live marketing. Segundo Malfatti, algumas ativações são feitas apenas pelos ministérios da Educação, Saúde e Transportes. 36 5 de novembro de 2018 - jornal propmark O secretário Duílio Malfatti, da Secom, coordena o processo “Atualmente fazemos concorrências por projeto e sempre muito pontuais. Por exemplo, normalmente fazemos campanhas de ativação para alertar os problemas de acidentes no trânsito durante o verão, mas são apenas folhetos e outras peças mais simples. A ideia é ampliar esse formato de comunicação na área institucional. As estatais já usufruem desse dispositivo. Com a instrução normativa, o governo dá um passo decisivo para poder contar com esse serviço essencial. O modelo do edital está sendo costurado, mas depende de uma série de coisas antes de ser definitivamente formalizado. Tudo, porém, deve estar em sintonia com as leis 8.666/93, de licitações, e 12.232/2010, que tem regras específicas para concorrências públicas de comunicação”, explicou o secretário Malfatti. “É um momento histórico, fruto do trabalho persistente e consistente da ampro e da sensibilidade dos atuais dirigentes da secom” Fernando Guntovitch, da The Group, comemora a decisão Fotos: Divulgação A instrução vai permitir que as agências contratadas possam incluir fornecedores especializados para a prestação do serviço. Mas tudo depende do modelo do edital, que, assim que estiver pronto, ficará exposto no site da Secom para sugestões. O passo posterior é uma consulta pública. O setor de live marketing, porém, comemora. “Já estava na hora. O governo não pode prescindir dessa técnica de abordagem ao público”, diz Fernando Guntovitch, CEO da The Group. “É um momento histórico para nosso mercado, fruto do trabalho persistente e consistente da Ampro e, temos de reconhecer, da sensibilidade dos atuais dirigentes da Secom. Todas as empresas públicas, dos três níveis federais, e também as subsidiárias, devem passar a seguir esse entendimento”, finaliza Wilson Ferreira Jr., presidente da Ampro.

MERCADO Divulgação Peça da campanha publicitária que divulga o concurso de criatividade da Fenapro; projeto é voltado para estudantes de publicidade e propaganda FenapróUniversitário já está com suas inscrições abertas para a edição 2018 O tema escolhido pela Federação Nacional das Agências de Propaganda é relacionado às possibilidades criativas em época cada vez mais diversa Fenapro (Federação Nacional das A Agências de Propaganda) abriu na semana passada as inscrições para a quinta edição do FenapróUniversitário, concurso realizado pela entidade que contempla a participação de estudantes matriculados em cursos superiores de publicidade e propaganda de todo o país. “O propósito é descobrir e dar oportunidade para os talentos que ainda estão nas universidades e valorizar o profissional da propaganda”, explica o comunicado divulgado pela instituição. O tema escolhido é Diversidade - o mundo diverso é mais criativo. A campanha vencedora, que garante notebooks à dupla e ao professor que vai orientar a execução, será produzida pela Fenapro e veiculada a partir do dia 4 de dezembro (Dia Mundial da Propaganda). As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de novembro de 2018, no Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro) do estado de residência do estudante, que deverá preencher um cadastro completo com seus dados pessoais. As campanhas serão analisadas por uma comissão julgadora constituída por cada Sinapro e serão escolhidas as melhores, com base nos critérios de criatividade, originalidade, objetividade e clareza. “Faz parte da missão do sistema Fenapro/Sinapro motivar estudantes e manter em alta o interesse pela atividade de publicitário”, afirma Glaucio Binder, presidente da Fenapro. “É dos bancos das escolas que surgirão os novos talentos da propaganda”, completa Humberto Mendes, vice- -presidente da Fenapro e idealizador do prêmio. ESTÁ PRECISANDO DE DINHEIRO? EMPRÉSTIMO PESSOAL (31) 4129-3735 (31) 97158-9129 (31) 4101-0283 De R$ 10.000 á R$ 500.000,00 R$ 10.000,00 prestação de R$ 86,66 R$ 20.000,00 prestação de R$ 173,00 R$ 30.000,00 prestação de R$ 260,00 R$ 50.000,00 prestação de R$ 433,00 R$ 70.000,00 prestação de R$ 606,00 R$ 100.000,00 prestação de R$ 866,00 Sem SPC E SERASA – LIBERAÇÃO EM 24 HORAS Capital de giro, abrir e ampliar negócios, imóveis, caminhões e automóveis. Acesse nosso site jornal propmark - 5 de novembro de 2018 37

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