Views
6 years ago

edição de 6 de junho de 2016

  • Text
  • Brasil
  • Junho
  • Propmark
  • Mercado
  • Jornal
  • Paulo
  • Marca
  • Ainda
  • Marketing
  • Mundo

cannes

cannes 2016 “Design mudou de patamar na indústria criativa” Alê Oliveira Pela primeira vez no júri do Cannes Lions, Margot Doi Takeda é sócia-fundadora e diretora criativa da A10 Design. Segundo ela, o design - categoria que vai julgar - mudou de patamar dentro da indústria criativa, se tornando cada vez mais relevante para esse mercado competitivo. “Hoje observamos a força do design nas áreas de inovação, digital e mudança de comportamento e cultura tanto nas empresas como nas agências de design”, destaca ela, que espera ver cases “muito fora da caixa” de cada país e ter “uma experiência de vida inesquecível” no júri de Design Lions. Confira a seguir algumas de suas opiniões. KELLY DORES expectativas É minha primeira vez como jurada em Cannes. Estou muito feliz e, ao mesmo tempo, tensa, pois compreendo que será um grande desafio e uma grande responsabilidade. Acredito que minhas outras experiências como jurada (ela participou, por exemplo, do júri do Fiap 2016 em design também) podem me ajudar a fazer o meu melhor, mas sei que o maior desafio é aprender e reconhecer os valores, as referências, em curto espaço de tempo, de muitas culturas, para que possa julgar da forma mais justa possível. Reflexão Esses dias eu estava fazendo uma reflexão sobre como nós, os designers, podemos ajudar o mercado de comunicação e a criatividade. Minha expectativa é que a gente consiga, realmente, ver novos modelos de negócios que estão crescendo na área de design e, principalmente, na área de inovação. Esse olhar de design como integrador de várias áreas para o processo de criação é um exemplo. Espero ver coisas muito fora de caixa de cada país, porque acho que é uma grande tendência esse sentimento de pensar local- mente com conceito global. Quando você está globalizando, é preciso entender quais são os valores de cada país, de cada cultura. Outra expectativa é enxergar a criatividade com mais poder. JúRi O que pode acontecer quando 22 criativos com expertises diferentes, que têm opiniões diferentes, trocarem experiências, terão discussões? Acredito que essa reunião só terá frutos positivos e, com certeza, muito aprendizado profissional. Além, o mais importante, de uma experiência de vida inesquecível. o que suRpReenDe Eu me surpreendo com soluções de design que trazem uma ideia inovadora, novos formatos de estratégias e os novos formatos de negócios que encantam e mudam o mundo numa velocidade que às vezes parecem irreais. Mente abeRta Como jurada em Cannes, pretendo ter a mente muito aberta para encontrar um boa ideia, com propósito e uma excelência na qualidade técnica, ser impessoal para entender as linguagens de diferentes culturas, descobrir novos modelos de comunica- Margot Doi Takeda, da A10 Design: “como jurada, pretendo ter a mente muito aberta” “EspEro vEr coisas muito fora da caixa dE cada país, porquE acho quE é uma grandE tEndência EssE sEntimEnto dE pEnsar localmEntE com concEito global” ção e escolher com muita sabedoria. bRasil Já comecei a votar. Tem muitas peças. Apesar de não saber exatamente quais os projetos brasileiros inscritos, sinto que o Brasil inscreverá projetos com excelência criativa e relevantes devido à crise. Uma das áreas dentro desta categoria que as inscrições aumentarão é do design digital, social engagement, devido ao crescimento deste serviço no Brasil. Espero que haja muitas inscrições de projeto muito criativos, com resultado melhor que o ano passado (o país conquistou sete Leões no Cannes Lions 2015). pRoJetos inusitaDos Espero ver projetos de inovação de design, projetos inusitados no mundo digital e muitos projetos de negócios e de mudança de comportamento. MuDanÇa De pataMaR O design mudou de patamar dentro da indústria criativa. Hoje observamos a força do design nas áreas de inovação, digital e mudança de comportamento e cultura tanto nas empresas como nas agências de design. E quando trabalhamos com marcas, pessoas, inovações e tendências, o design se torna cada vez mais relevante para esse mercado competitivo. 40 6 de junho de 2016 - jornal propmark

cannEs 2016 Um ano após Gp inédito, Brasil busca novos Leões em Film Alê Oliveira Sempre observada com muita expectativa por ser a primeira e mais tradicional do Cannes Lions, a área de Film este ano terá uma atenção especial para o mercado publicitário brasileiro. Na última edição, após 62 anos, o Brasil conquistou seu primeiro Grand Prix de Filme e estará em maior evidência na hora de analisar o desempenho do país na área depois do destaque alcançado com 100, criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, produzido pela Stink, São Paulo para a Leica. Rodrigo Castellari, diretor de criação da agência que ganhou o GP em 2015, estará no júri e acredita que será difícil repetir o resultado de maneira tão rápida. Para ele, o mais importante foi fazer o mercado internacional perceber que as produções brasileiras também têm alta qualidade técnica e aponta que o júri estará mais curioso em relação ao país. Rodrigo Castellari, diretor de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, jurado de Film Rafael Vazquez ExpEctativa Embora nunca predileto ao grande prêmio, o Brasil sempre conquistou Leões na categoria Film. Historicamente, ideias simples e execuções criativas deram conta de superar percalços como falta de grana e condições técnicas. O maior mérito do GP com o filme 100, no ano passado, foi quebrar o estigma de que produções brasileiras são de qualidade inferior. Acho que o júri estará, no mínimo, um pouco mais curioso em relação ao que virá do Brasil este ano. pés no chão A chance de ganhar um novo Grand Prix sempre existe, mas, considerando que demoramos 62 anos para conquistar o primeiro GP do Brasil na categoria, repetir a façanha consecutivamente seria uma expectativa bastante otimista. Favoritos É sempre bem difícil prever o que vai ganhar. Tem uma nova campanha de Geico chamada Fast Forward que me chamou bastante a atenção. Acho que ela estará entre as favoritas. concorrEntEs Estados Unidos e Inglaterra são sempre os favoritos. DiFErEnciação Uma boa ideia e uma execução impecável. A ideia sempre deve ser o epicentro de qualquer peça publicitária. Tudo tem de funcionar em prol dela. Sempre. Mas acho que a execução é o que acaba sendo o separador de águas. O que vai tornar possível que a ideia tenha destaque no meio da multidão. EstrEia É a minha primeira vez como jurado no Festival de Cannes. Antes já julguei trabalhos no One Show, no D&AD, no Wave e no Clube de Criação. Evidentemente, fiquei muito honrado. Acho que é “A chAnce de gAnhAr um novo grAnd Prix semPre existe, mAs, considerAndo que demorAmos 62 Anos PArA conquistAr o Primeiro, rePetir A fAçAnhA consecutivAmente seriA bAstAnte otimistA” um convite que todo mundo que trabalha com propaganda espera receber. Além de ser um privilégio, é um reconhecimento profissional que marca a carreira. importância Cannes é, com certeza, o festival mais importante da indústria publicitária e criativa porque tem mais história e maior repercussão dentro e fora do mundo da propaganda. E, também, por ter se tornado um grande evento com o mérito de envolver as marcas no contexto da indústria criativa. Dicas Eu recebi a agenda do júri e, pelo visto, vai ser muito difícil arrumar tempo para qualquer coisa que não seja julgar. Mas recomendo e adoraria ir à palestra do Gerry Graf, fundador da Barton F. Graf. Eu sou megafã do trabalho dessa agência. E também vai ser uma pena perder Shane Smith e Spike Jonze. jornal propmark - 6 de junho de 2016 41

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.