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edição de 6 de junho de 2016

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MErcado Fórum

MErcado Fórum de Marketing Empresarial destaca soluções para a crise Encontro será entre os dias 2 e 4 de setembro, com proposta de debater como a geração de ideias pode unir marcas a seus consumidores Paulo Macedo Parceria que une o Grupo Doria, a Editora Referência e o curador de conteúdo Adonis Alonso, o Fórum de Marketing Empresarial deste ano já mobiliza lideranças do mercado. Agendado para ser realizado entre os dias 2 e 4 de setembro no Sofitel Guarujá Jequitimar, na região litorânea de São Paulo, com a expectativa de reunir 300 lideranças de marcas, produtos e serviços, o tema central será Grandes ideias enfrentam a crise unindo marcas e consumidores. A condução do evento ficará sob a responsabilidade de Luiz Fernando Furlan, que é chairman do Lide (Grupo dederes Empresariais) e vai substituir João Doria devido à sua condição de pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Empresário e ex-ministro, Furlan é um estudioso do comportamento do consumidor. Mesmo com o cenário econômico adverso, que subtraiu parte do tíquete da chamada nova classe média brasileira, ele vê evolução no comportamento de consumo no país. O divisor de águas é a disposição de experimentar novas opções e desafiar marcas tradicionais que se acomodam. “Há novas marcas cujos produtos são quase descartáveis, mas que atendem o interesse dos consumidores. Esse poder de escolha é característico de uma classe média que viveu momentos de grande transformação no passado recente e é a mais afetada pela crise. Mas, apesar dos problemas, principalmente desemprego e elevação de preços, ela adquiriu novos hábitos. A tubaína volta à mesa, mas, quando houver normalização, o refrigerante de marca retorna à sua cesta”, observa Furlan, com a experiência de ser integrante do conselho de empresas como BRF (Sadia e Furlan: “Segmento sênior abre novas oportunidades para as empresas” “Os seniOres sãO mais criteriOsOs nas suas escOlhas e também têm segmentaçãO, mas acreditO que O marketing ainda nãO dá devidO valOr a essa classe” Divulgação Perdigão) e Vivo, por exemplo. A segmentação, que, segundo Furlan, trouxe maior sofisticação à atividade mercadológica, precisa ser cada vez mais estudada. Ele tem olhos para fenômenos como os millennials e as gerações Z e Y, mas recomenda atenção com o que chama de segmento sênior. “Muita gente chama de terceira idade, mas não é bem assim. Normalmente são pessoas com tíquete definido, mesmo que pequeno, mas que têm uma importância enorme no ambiente de con- sumo. As novíssimas gerações são diferentes: já nasceram plugadas, mas podem nos ensinar muitas coisas. Os seniores são mais criteriosos nas suas escolhas e também têm segmentação, mas acredito que o marketing ainda não dá devido valor a essa classe”, enfatiza Furlan. Conhecedor do mercado de alimentos, Furlan acredita que o discurso da saudabilidade impacta o consumo de produtos de algumas indústrias, como fast food e refrigerantes. O investimento de algumas marcas em sucos e água sinaliza que buscam novas opções. “As pessoas evoluem e vivem mais. Ter saúde é essencial para essa expectativa se materializar. E isso não vale apenas para os seniores: as novas gerações estão muito influenciadas por essas práticas”, destaca Furlan ressaltando, ainda, o surgimento de clubes de compras, com preço e qualidade, como os de vinho, por exemplo. “Conheci outro dia o chamado chef table. As pessoas vão fazer uma refeição com um grande cozinheiro e ajudam no preparo da refeição. Muita gente opta pelo arroz de menor preço, cuja economia representa alguns centavos, mas não deixa de manter indulgências como a compra de um óleo de oliva”. Um dos elementos que Furlan reconhece como pragmáticos para a recuperação da economia é um trabalho de imagem da marca Brasil. “O mercado compra credibilidade. Uma marca que se deteriora é ignorada. Recentemente o Brasil figurava como economia emergente e tinha espaço. Hoje mais de 70% do noticiário internacional sobre o país é negativo. Temos de trabalhar para recuperar o timing. O passo-a- -passo é ficar atento às oportunidades, mas, para isso, é necessário estar bem preparado e, sobretudo, ter coragem com mais ousadia”, ele finaliza. 8 6 de junho de 2016 - jornal propmark

MerCADO Com Gisele Bündchen, ONU faz ação para Dia Mundial do Meio Ambiente Campanha #WildForLife tem como objetivo alertar a população sobre as consequências no planeta do comércio ilegal de animais selvagens Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no O último dia 5, foi estabelecido em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas, realizada em Estocolmo, na Suécia. O objetivo da data é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais. Para a edição deste ano, a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou a campanha #WildForLife, que tem como tema o comércio ilegal de animais selvagens. A ação destaca que o problema está diretamente associado aos riscos de extinção. Em 2011, por exemplo, uma espécie de rinoceronte foi declarada extinta no Vietnã. Personalidades diversas, como a modelo brasileira Gisele Bündchen e o jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira Neymar Jr., apoiam a campanha. Cada uma dessas celebridades representa um animal. Em sua página no Facebook, a modelo recebeu mais de meio milhão de likes em menos de 48 horas. As celebridades pedem o fim da demanda que impulsiona o comércio ilegal de animais silvestres. Divulgação A modelo Gisele Bündchen é a tartaruga marinha na campanha #WildForLife, da ONU jornal propmark - 6 de junho de 2016 9

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