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edição de 6 de maio de 2019

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digitaL Locaweb quer

digitaL Locaweb quer ajudar empreendedor a ter sucesso no ambiente de rede 21ª Digital Conference foi realizada na semana passada e contou com vários profissionais, como Ricardo Amorim, apresentador da Globo News LEONARDO ARAUJO Na semana passada, a Locaweb promoveu a 21ª edição de sua Digital Conference. O evento reuniu diversos nomes do mercado de comunicação que falaram sobre temas variados. Segundo Fernando Cirne, CEO da Locaweb, a missão do evento foi ajudar o empreendedor brasileiro a prosperar no ambiente digital. “Escutamos as sugestões dos visitantes em edições anteriores e mudamos o formato do evento para uma sala com quatro palestras simultâneas”, comenta Cirne. Entre as principais palestras, a primeira foi de Ricardo Amorim, apresentador da Globo News. A fala do profissional, que também é economista, foi intitulada Inovar ou morrer - por que inovar se tornou mais importante do que nunca para o sucesso e a sobrevivência do seu negócio?. “As mudanças aceleraram e quem não acelerar vai dançar. [...] Quem não se mexer será atropelado”, vociferou o apresentador. Atualmente, segundo Amorim, o mercado vive a era de maior transformação tecnológica, geração de riqueza e oportunidade que a humanidade já viu. Utilizando o transporte como exemplo, ele comentou que sua avó tinha como principal meio na infância charretes e carroças. Já o pai do economista andava de bondinho quando criança. Amorim, por sua vez, utilizava o carro do pai. “Minha filha, certamente, vai para escola com um veículo autônomo. Isso já é realidade”, disse. Na sequência, Bia Granja, fundadora do YouPix e recentemente anunciada como jurada em Social & Influencer no Cannes Lions 2019, elencou algumas das principais tendências sobre marketing de influência. Para Bia, é imprescindível pensar que uma ação de influência precisa de estratégia. “Não dá Fernando Cirne: “Escutamos as sugestões dos visitantes em edições anteriores e mudamos o formato do evento” para eu cobrar final de funil fazendo ações de awareness”, comentou a profissional. Ela elencou 17 itens para iniciar o trabalho de influência: definir objetivos claros; target; budget; objetivos mensuráveis; redes sociais; estudar target; definir narrativa; partir para criação ou cocriação; mapear influenciadores; estudar influenciadores; definir e contratá-los; preparar o briefing; começar a produção; publicar; amplificar e otimizar; mensurar e analisar e, por fim, retroalimentar. Segundo Bia, marketing de influência não é marketing de celebridade. “É diferente, não é sobre quem é conhecido, é sobre quem é conhecido daquela comunidade que a gente quer se conectar”, alertou. “O recorte não é de seguidor. Invista primeiro em encontrar sua comunidade, comunidade gera conversa e conversa gera conversão”, afirmou. “As mudAnçAs AcelerArAm e quem não AcelerAr vAi dAnçAr” Divulgação/Renan Facciolo Outro destaque foi a palestra intitulada O futuro da comunicação - Salve-se quem puder e quem souber, realizada por Rafael Martins, CEO da empresa de educação em comunicação Share. Entre as suas falas, o profissional abordou as novas estratégias das empresas criativas. “O novo modelo de agência é não ter modelo. Você pode ter uma agência do que quiser. Atende três a quatro clientes e tudo bem”, ressaltou. O palestrante também destacou que, cada vez mais, as agências estão se comportando como marca, criando identificação com temas específicos e se tornando referências. Como a Obvious Agency, no caso de narrativas femininas. Ou a Carmasocial, uma agência de intervenções sociais. “Eles têm uma premissa: o job precisa ser simples, barato e de fácil aplicação”, explicou Martins. 14 6 de maio de 2019 - jornal propmark

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